WRX,Johan Kristoffersson: Montalegre “será sempre especial para mim”
Johan Kristoffersson regressa ao Circuito Internacional de Montalegre para tentar começar da melhor forma mais uma temporada do mundial de ralicross, um local especial para o piloto sueco e que é palco do arranque da temporada de 2023.
Apesar de ter tido uma boa preparação da temporada, Kristoffersson tem algumas dúvidas sobre a situação real em pista, algo que só será possível medir quando todos os pilotos forem para a pista. “Estamos satisfeitos com a pré-temporada e as referências que trouxemos desde o ano passado parecem funcionar muito bem e estamos contentes com isso, mas competir a sério é diferente e só vamos conseguir aferir onde estamos na primeira Heat de amanhã [hoje]”, explicou o pentacampeão do mundo de ralicross.
Pilotos e equipa têm já um ano de trabalho com os carros elétricos no mundial e um maior conhecimento sobre estes, mas Kristoffersson explicou-nos que ao tornar os carros mais rápidos, aumenta um pouco a dificuldade na configuração certa para cada prova. “Temos um ano de experiência com os carros elétricos, o que ajuda bastante. No ano passado foi muito complicado conseguir tirar o máximo partido do carro, mas este ano sabemos mais sobre o carro e o fundamental. Temos um novo software para esta temporada, que permite que o motor dianteiro e o traseiro comuniquem entre si, é novo para todos e facilita a vida em alguns sentidos, mas quando o carro é mais rápido há outras coisas que temos de experimentar e configurá-lo a partir daí”, garantiu o sueco ao AutoSport. Sobre a diferença entre a geração anterior de carros do ralicross com motores de combustão interna e os atuais, totalmente elétricos, sentem-se algumas diferenças na condução, salientou Kristoffersson. “Como as baterias ficam num ponto tão baixo, isso afeta a estabilidade do carro e obriga os engenheiros a perderem mais tempo para encontrar a melhor configuração”.
Com o tempo instável em Montalegre, como testemunhamos no dia de ontem, Johan Kristoffersson considera que este é um dos maiores desafios da pista lusa do campeonato e que o fundamental é “ter um carro fácil de pilotar. Se o carro for muito bom em pista seca, talvez não o seja com chuva e se for muito bom com pista molhada, não vai ser rápido o suficiente com piso seco, por isso precisamos de um carro entre estes dois fatores, fácil de conduzir”.
Com uma ligação especial a Montalegre, o piloto sueco não teve qualquer problema em garantir que há algo mágico quando compete em Portugal. “Há duas coisas que torna mágico pilotar em Portugal. Fiz o WTCC em Vila Real, também, e é um evento fantástico, com muitos fãs apaixonados e que percebem o desporto e depois há Montalegre, uma mega pista onde conquistei a minha primeira vitória no WRX em 2015, por isso será sempre especial para mim”.
O piloto sueco não vai apenas competir no WRX este ano, como tem acontecido em épocas anteriores, estando garantida a sua participação em provas do Extreme E, competição TT com veículos 100% elétricos, assim como no STCC, o campeonato de carros de turismo do seu país.
Foto: Micael Liberato
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