WRX, Lousada: Triunfo quente de Gronholm

Por a 1 Junho 2025 20:26

Por Duarte Mesquita

O novo Circuito Internacional de Lousada viveu este domingo um dia de festa com a estreia do Campeonato Mundial de Ralicross a levar ao rubro uma multidão de fãs que encheram as bancadas cheias de colorido. O sangue-frio de Niclas Gronholm foi a chave do sucesso para conseguir superiorizar-se a uma concorrência que ameaçou constantemente a vitória do finlandês.

Nas duas Qualificações de hoje assistimos a um Johan Kristoffersson em crescendo, foi 2º na Q3, o que foi bem melhor do que tinha conseguido ontem, e na Q4 venceu mesmo com apenas 291 milésimos de vantagem sobre o 2º classificado que foi Gronholm. A KMS trabalhou ontem constantemente no setup do VW Polo de Kristoffersson e hoje o carro já se encontrava bem mais ao gosto do sueco. A Meia-final 1 confirmou a sua subida de forma, com mais uma vitória, enquanto Gronholm venceu a outra Meia-final. O finlandês do PWR reconhecia que não tinha sido a sua melhor corrida e buscava encontrar algo para melhorar a performance para a decisiva Final, até porque a sua vitória tinha sido conseguida debaixo de muita pressão de Timmy Hansen.

Tudo parecia conjugar-se para assistirmos a um daqueles fins de semana de autêntico thriller, onde Kristoffersson começa mal, mas sobe de forma até ser imbatível, só que na Final tudo correu ao contrário dos desejos do atual Heptacampeão mundial. Na partida, Gronholm está do lado de dentro para a primeira curva, Kristoffersson curva por fora, leva um ligeiro toque de Kevin Hansen, que também curva por fora do seu irmão Timmy, um toque que o faz perder alguma velocidade até ao salto. Quando salta, tem já Timmy Hansen ao seu lado para a segunda curva e tenta novamente curvar por fora, mas Timmy leva o seu irmão Kevin, com este a deixar a traseira do Peugeot escorregar e a tocar novamente no VW Polo, que é atirado para fora da trajetória e perde posições.

Na chegada à direita de “banking” Gronholm liderava com Timmy, Kevin Hansen e Ole Christian Veiby logo atrás. Kevin Hansen e Kristoffersson vão à Joker-lap logo na 1ª volta e ficam com Klara Andersson à sua frente, enquanto as posições dos quatro primeiros se mantêm inalteradas, mas com Timmy Hansen a pressionar Niclas Gronholm. Essa pressão foi sendo mais intensa, mas Gronholm esteve irrepreensível na condução, não cometendo o mais mínimo erro.

Com os três primeiros a rumar à Joker-lap na decisiva volta, a última curva foi dramática. Gronholm estava na frente, Timmy atrás e a regressar à pista “normal, com o seu irmão ao lado. Os dois Peugeot travam lado a lado para a última direita e parecia que iríamos ter dois 208 da Hansen World RX Team no pódio já que Veiby vem atrás, mas os manos Hansen tocam-se e atrasam-se ao entrar para a última curva. Veiby aproveita a confusão e fura por entre os Peugeot e o rail, passando Kevin que sonhou com 3º lugar apenas durante poucos segundos.

Gronholm levou assim a bandeirada de xadrez em 1º, Timmy Hansen segurou o 2º lugar e Ole-Christian Veiby salvou as honras da KMS com o terceiro lugar do pódio. Kevin teve de se resignar ao 4º lugar, ainda que pouco satisfeito e Johan Kristoffersson acabou por ficar no 5º lugar com Klara Andersson a fechar a classificação.

World RX Lousada – Final Domingo

  • 1. Niclas GRÖNHOLM (FIN) – PWR RX1e – 6 voltas em 3m57.510s
  • 2. Timmy HANSEN (SWE) – Peugeot 208 RX1e +0.917s
  • 3. Ole Christian VEIBY (NOR) – Volkswagen Polo 601 RX +1.140s
  • 4. Kevin HANSEN (SWE) – Peugeot 208 RX1e 1.617s
  • 5. Johan KRISTOFFERSSON (SWE) – Volkswagen Polo 601 RX + 2.138s
  • 6. Klara ANDERSSON (SWE) – PWR RX1e +9.741s

Volta mais rápida: Kevin Hansen (Peugeot) – 37.506s

Foto: FIA World Rallycross

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado