World RX: Rei do Norte contra-ataca

Por a 31 Março 2017 11:56

De acordo com o World Happiness Report 2017, a Noruega é considerada a nação mais feliz do mundo. Aparte fatores socioeconómicos, naturais e culturais, os cidadãos noruegueses sempre foram conhecidos pela sua boa-disposição, alegria de viver e sentido de humor. São estas características de personalidade que facilmente reconhecemos em Petter Solberg, o norueguês foi ganhando fans paulatinamente no Mundial de Ralis devido ao seu carismático perfil, ao discurso natural e original que apresentava às câmaras de TV no final de cada especial de classificação, ao constante otimismo que exibia antes e durante as provas, resultado de uma paixão imensa pelos ralis, pela sua condução e competição.

Recorde-se que quando Solberg ficou sem volante oficial no final do Mundial de Ralis 2008 com a saída de cena da Subaru, não desistiu, não se retirou e em vez de facilmente aceitar um dos vários convites que recebeu para correr noutras modalidades, preferiu montar de raiz a sua própria equipa privada. Algo que lhe deu muitas dores de cabeça, lhe causou muito suor e lhe roubou muitas horas de sono, de forma a poder ir reunindo passo a passo as melhores condições técnicas para poder lutar taco-a-taco com os oficiais Loeb, Latvala, Ogier e Hirvonen com a sua própria equipa, a PSRX. Quando surgiu a hipótese de mudar-se para o Ralicross em 2013, Solberg não hesitou em decidir que iria fazê-lo com a sua estrutura, com as pessoas amigas que sabia que nutriam a mesma paixão que ele, com a sua esposa Pernilla a apoiar a gestão desportiva e os resultados falaram por si.

Nesta nova fase da sua carreira, Solberg nunca deixou de ser Mr.Hollywood, até à prova da Letónia do ano passado…a luta pelo título com Ekstrom estava ao rubro e numa das corridas de qualificação, Solberg ultrapassou os limites da legalidade numa ultrapassagem ao sueco, levando-o a receber uma bandeira negra. O título estava perdido e o ânimo de Solberg foi-se abaixo. Após ameaças de abandono do evento letão pela sua discórdia com a decisão tomada, o norueguês apresentou-se nas provas da Alemanha e Argentina cabisbaixo e sem o seu sorriso habitual.

A época terminou e o Inverno chegou, ansiado como nunca por Solberg para poder repensar todo o seu projeto desportivo para 2017, pois estava claro que o Citroen DS3 estava no máximo do seu potencial e a concorrência não tinha parado de crescer e evoluir. Com o surpreendente abandono da VW Motorsport do Mundial de Ralis, uma janela de oportunidade abriu-se e Solberg aproveitou. Associando-se a Johan Kristoffersson e à VW Suécia, o norueguês concretizou um novo projeto para este ano, contando com o apoio de fábrica do construtor alemão para a preparação e desenvolvimento de dois novos VW Polo GTI RX. Mattias Ekstrom e a EKS também passaram à ofensiva e contam este ano com suporte direto da Audi Sport, inscrevendo agora um terceiro Audi S1 quattro para Reinis Nitiss, continuando Topi Heikkinen como fiel escudeiro do atual Campeão do Mundo.

Sébastien Loeb é candidato Também com apoio de fábrica vamos ter o Team Peugeot-Hansen e a Hoonigan Racing Division de Andreas Bakkerud e Ken Block. Sébastien Loeb ficou apaixonado pelo Ralicross e facilmente renovou o seu compromisso para este ano, onde poderá capitalizar a experiência de 2016, conhecendo já os circuitos e estando perfeitamente adaptado ao formato das corridas e às lutas porta-com-porta. A maior incógnita para Loeb parece ser mesmo o Peugeot 208 WRX que entra no quarto ano de atividade e necessita de uma injeção na performance para acompanhar o nível de competitividade que o Audi e os Ford Focus RS RX preparados na M-Sport vão apresentar.

Mas estamos certos que o trabalho desenvolvido juntamente pela Peugeot Sport, Hansen Motorsport e Oreca durante o Inverno foi na direção ascendente e Loeb contará desde o início com um carro capaz de lutar pelas vitórias. Importa realçar a entrada do talentoso Kevin Hansen, irmão de Timmy, na equipa que continuará a ter o pai destes, Kenneth, como diretor desportivo. Olhando para as restantes equipas há que destacar a MJP Racing Team Austria, com Timo Scheider, o antigo Bicampeão do DTM, a fazer equipa com o piloto espetáculo Kevin Eriksson num par de novos Ford Fiesta RXS, o ingresso de Grégoire Demoustier, ex-WTCC, com um Peugeot 208 WRX ex-oficial e a inscrição da nova equipa GRX, dirigida por Marcus Gronholm, que alinhará com um Ford Fiesta RX preparado na M-Sport, tendo o seu filho Niclas como piloto. Sem dúvida que 2017 promete ser uma temporada mais excitante que nunca.

Duarte Mesquita

SuperCars

Equipa

Carro

Piloto

Nac.

1

EKS

Audi S1 quattro

Mattias Ekstrom

SWE

57

EKS

Audi S1 quattro

Topi Heikkinen

FIN

15

EKS

Audi S1 quattro

Reinis Nitiss

LVA

43

Hoonigan Racing Division

Ford Focus RS RX

Ken Block

USA

13

Hoonigan Racing Division

Ford Focus RS RX

Andreas Bakkerud

NOR

44

MJP Racing Team Austria

Ford Fiesta RXS

Timo Scheider

DEU

96

MJP Racing Team Austria

Ford Fiesta RXS

Kevin Eriksson

SWE

31

MJP Racing Team Austria

Ford Fiesta RXS

Max Pucher

AUT

7

Team STARD

Ford Fiesta RXS

Timur Timerzyanov

RUS

6

Team STARD

Ford Fiesta RXS

Janis Baumanis

LVA

21

Team Peugeot-Hansen

Peugeot 208 WRX

Timmy Hansen

SWE

9

Team Peugeot-Hansen

Peugeot 208 WRX

Sébastien Loeb

FRA

71

Team Peugeot-Hansen

Peugeot 208 WRX

Kevin Hansen

SWE

11

VW World RX Team Sweden

VW Polo GTI RX

Petter Solberg

NOR

3

VW World RX Team Sweden

VW Polo GTI RX

Johan Kristoffersson

SWE

87

DA Racing

Peugeot 208 WRX

JB Dubourg

FRA

66

DA Racing

Peugeot 208 WRX

Gregoire Demoustier

FRA

68

GRX

Ford Fiesta RX

Niclas Gronholm

FIN

37

Loco World RX Team

VW Polo RX

Guy Wilks

GBR

10

Speedy Motorsport

Kia Rio RX

Csucsu”

HUN

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado