Europeu de Ralicross: João Ribeiro é o novo Campeão da Europa RX3
A temporada 2025 do Campeonato Europeu FIA de Ralicross RX3 terminou com uma prova cheia de drama e suspense em Istambul, com o piloto português João Ribeiro a sagrar-se Campeão Europeu RX3, batendo o seu rival Rytis Gurklys, que acabaria por vencer a Final da prova turca.
O piloto natural de Baltar, de 42 anos, consegue assim chegar ao topo da sua carreira no Ralicross. Depois de se sagrar multicampeão de Portugal Super 1600 com o Citroen Saxo S1600 e Skoda Fabia S1600, a aposta num Audi A1 S1600 preparado pela Volland Racing foi o passo decisivo para João Ribeiro atacar o título europeu.
Aprendendo as pistas e evoluindo o setup do seu Audi durante as últimas temporadas, João Ribeiro apresentou-se este ano à partida do campeonato com legítimas aspirações ao título europeu, contando com um carro sempre muito fiável, assistido por uma equipa 100% portuguesa. Foi fundamental a frieza e inteligência com que João Ribeiro conseguiu gerir cada corrida de cada fim-de-semana de prova, numa estratégia em que o foco essencial era o campeonato e a conquista de pontos.João Ribeiro acabou por vencer 3 provas em 5, atacando nos circuitos onde gosta mais de correr e nos momentos com condições climatéricas mais complicadas, mostrando todo o seu brio e talento ao volante. Depois do título Europeu de Autocross na classe rainha dos Super Buggy conquistado pelo seu tio Luis Ribeiro em 2003, este é mais um feito extraordinário alcançado pela família Ribeiro, sendo João Ribeiro o primeiro português da história a conquistar um título no Ralicross Internacional.
Na prova propriamente dita, João Ribeiro acabou por selar o título europeu com a vitória na sua Meia-final. Infelizmente uma falha num tubo do óleo dos travões obrigou-o a ficar de fora. Mas nessa altura, o trabalho já estava feito: a contagem de pontos de João Ribeiro garantiu o seu primeiro título europeu, coroando uma temporada de sucesso para o piloto português do Audi A1 S1600 #99.
A Final acabou por ser vencida pelo rival de Ribeiro na luta pelo título, o lituano Rytis Gurklys. O interesse da prova esteve na luta pelo segundo lugar entre Nicolas Geleyns e Sámuel Kovács, favorável ao piloto do Audi, depois de uma dura batalha que fez o húngaro ficar preso na gravilha. Assim o último lugar do pódio acabou por ser ocupado por André Sousa, um resultado bem positivo numa época de altos e baixos para o piloto da TSL RX Team.
João Ribeiro: “Estou muito feliz por finalmente ser Campeão Europeu, é realmente incrível! O fim de semana não terminou como eu queria, depois do problema nos travões a afastar-me da Final, mas o trabalho já estava feito nas Qualificações e nas Meias-finais. O importante era manter a calma, evitar erros e garantir os pontos de que precisávamos.Claro que gostaria de ter terminado a época a lutar por mais uma vitória, mas o campeonato é o que importa. Agora podemos comemorar completamente, é um momento muito especial!”
André Sousa: “Estou muito satisfeito por terminar a temporada no pódio aqui na Turquia! Foi uma corrida difícil, mas mantive o foco e consegui trazer o carro para casa no terceiro lugar. É uma ótima maneira de terminar o ano, e quero agradecer à minha equipa e a todos os que me apoiaram ao longo da temporada.”
Euro RX3 Turquia
- Rytis GURKLYS (LTU) – Audi A1 S1600 6 voltas em 6m40.034s
- Nicolas GELEYNS (ANT) – Audi A1 S1600 +7.368s
- André SOUSA (POR) – Audi A1 S1600 +11.495s
DNF Sámuel KOVÁCS (HUN) – Skoda Fabia S1600 +6 voltas
DNF Rogério SOUSA (POR) – Ford Fiesta S1600 +6 voltas
DNS João RIBEIRO (POR) – Audi A1 S1600 +6 voltas
Volta mais rápida: Nicolas Geleyns (Audi) – 1m04.171s
Euro RX32025 – Campeonato Europeu de Pilotos:
1.João Ribeiro107 pontos
2.Gurklys 98
3.Geleyns 85
4.Kovacs 71
5.André Sousa 68
6.Rogério Sousa 60
Duarte Mesquita
Foto: Facebook João Ribeiro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







sergiomiguel7972gmail-com
22 Setembro, 2025 at 13:38
Fantástico, parabéns ao piloto e a toda a equipa.