Vitórias de Sykes e Laverty em Portimão deixam Biaggi próximo do segundo título

Por a 23 Setembro 2012 19:10

Sykes começou por obter uma vitória impressionante na manga inaugural, para a qual já tinha garantido a oitava Superpole da época. Numa corrida disputada em condições difíceis e que foi inclusive interrompida, o grande destaque foi a queda e lesão de Melandri, que se afigurava como o principal adversário de Biaggi na luta pelo título. O italiano da BMW terá sofrido uma lesão nos rins e não alinhou na segunda manga, enquanto a vitória de Sykes o deixava a 14,5 pontos de Biaggi (apenas 4º).

Só que os deuses estiveram com o veterano piloto de Roma. Logo à terceira volta da corrida final, a Kawasaki de Sykes teve problemas de motor e obrigou o britânico a um inglório abandono. Biaggi controlou a partir daí a sua corrida e foi terceiro, apesar de um susto na parte final quando foi tocado pelo seu antigo companheiro de equipa Leon Camier. Só que foi o atual companheiro de Biaggi a triunfar, o nosso ‘velho’ conhecido Eugene Laverty’, que fez uma corrida irrepreensível num circuito que domina como poucos. Nem um ataque final de Jonathan Rea, regressado às Superbikes depois da estreia no MotoGP, fez o irlandês perder o seu primeiro triunfo do ano. Com estes resultado, Biaggi vai para a última prova da época, em Magny-Cours, com uma vantagem de 30,5 pontos sobre Sykes e 38,5 sobre Melandri.

Corrida 1: 1º Tom Sykes (Kawasaki Racing Team), 31m42,011s; 2º Carlos Checa (Althea Racing Ducati), a 0,300s; 3º Sylvain Guintoli (PATA Racing Team), a 2,732s; 4º Max Biaggi (Aprilia Racing Team), a 11,564s; 5º Brett McCormick (Team Effenbert Liberty Racing), a  11,771s.

Corrida 2: 1º Eugene Laverty (Aprilia Racing Team), 38m35,105s; 2º Jonathan Rea (Honda World Superbike Team), a 0,162s; 3º Max Biaggi (Aprilia Racing Team), a 3,766s; 4º Sylvain Guintoli (PATA Racing Team Ducati), a 10,440s; 5º Carlos Checa (Althea Racing Ducati), a 20,153s.

Portugueses fora do top 10

Os dois pilotos portugueses presentes nesta ronda de Portimão estiveram discretos nas respetivas categorias. Miguel Praia, que regressou ao Mundial com uma Honda da Ten Kate depois de ter alinhado este ano no campeonato espanhol, foi 12º na qualificação mas perdeu ritmo na corrida e terminou apenas no 17º lugar. A prova das Supersport foi ganha pelo francês Jules Cluzel (Honda), antigo piloto do Mundial de Moto2, enquanto Kenan Sofuoglu celebrou novo título nas 600cc.

Já Tiago Dias esteve limitado por uma recente lesão, sofrida precisamente quando treinava em Portimão, tendo sido 17º na qualificação da Taça FIM de Superstock 1000. Já na corrida, o jovem piloto da Kawasaki recuperou lugares como é seu hábito e terminou em 14º, numa ronda ganha pelo australiano Bryan Staring, também numa Kawasaki ZX-10R.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado