Vasconcelos Tavares: “Não há soluções milagrosas para o automobilismo nacional”

Por a 29 Julho 2009 12:26

Enquanto antigo presidente da FPAK e grande conhecedor da realidade automobilística nacional, quais são as receitas que nos pode propor para pôr fim ao marasmo que o desporto motorizado Nacional está a viver? Carlos Rodrigues,

fórum

O desporto automóvel nacional, como muitas outras actividades e desportos no Mundo actual, atravessam uma fase difícil em virtude da situação financeira internacional e nacional. Sei que corro o risco da minha justificação parecer comum ao evocar a crise, para tudo explicar. Penso que apesar de existirem certamente outras razões, complexas de determinar, o certo é que existe uma acentuada redução do número dos patrocinadores e das verbas investidas no Desporto Automóvel. Repare na própria Fórmula 1, expoente máximo do desporto automóvel e com uma visibilidade mediática só comparável aos Jogos Olimpícos, os problemas que tem sentido nos últimos tempos.

Creio que o marasmo desaparecerá á medida que a depressão e a crise real forem desaparecendo. As notícias que ouvimos são desencorajadoras, causam um abatimento colectivo que nos deprime e torna receosos os investidores. Há que buscar soluções e não nos deixarmos tomar pelo desânimo. Em minha opinião é exatamente o que a FPAK tem feito e com êxito, como por exemplo, no domínio da Velocidade.

Infelizmente não disponho de soluções milagrosas, se as tivesse, de imediato as comunicava ao Presidente da FPAK que sendo conhecedor dos problemas tem procurado em conjunto com os órgãos sociais e os clubes Associados, dinamizar, na medida do possível, o desporto automóvel nacional enfrentando dificuldades, sem precedentes.

Qual a sua opinião em relação ao trabalho da federação e dos Media na divulgação e promoção deste desporto? Carlos Rodrigues, fórum

Na resposta à pergunta anterior deixo antever a minha opinião nessa matéria. Em relação à Federação estou relativamente a par dos esforços que têm sido realizados e sei que muito tem sido feito. Nem sempre obtendo o êxito ansiado mas é necessário apreciar, com justiça, que o balanço, nas actuais condições, é francamente positivo.

O mesmo devo dizer dos Media que tem evoluído significativamente em relação há anos atrás. Hoje a visibilidade do Desporto automóvel nacional é incomparavelmente maior do que há anos atrás quer na televisão, na imprensa escritas e falada.

Como ex-presidente, o que pensa dos novos estatutos da FPAK? Cup, fórum

Penso que conseguiram ultrapassar os escolhos de uma legislação que não pensou muito nos desportos motorizados. Estou sinceramente satisfeito pelas soluções encontradas e pela votação muito significativa conseguida na Assembleia Geral. Aproveito para felicitar os juristas que fizeram um excelente trabalho reconhecendo nele a competência do Dr. Pedro Barros que já executara os estatutos propostas pela minha direcção em 1998.

Acha que o Pedro Matos Chaves daria um bom candidato a presidente da FPAK? ttpt, fórum

Penso que eleições sem, pelo menos, dois candidatos não são benéficas para nenhuma agremiação. Espero, por isso, que exista um bom debate eleitoral na FPAK e embora conheça melhor o Pedro Matos Chaves sob o aspecto desportivo, como muito bom piloto, não conheço a sua faceta de dirigente. Nesta conformidade diria que o vejo, com simpatia, como candidato a Presidente da FPAK mas não consigo antever se será ou não um bom Presidente.

Qual a sua opinião em relação ao futuro do WRC? Jotta TNT, fórum

No momento actual é difícil fazer previsões pois o problema também está muito ligado à situação económica e à falta de patrocínios. Penso que se em 2010, como dizem os mais otimistas, a situação económica mundial se alterar e a confiança dos investidores voltar as equipas de fábrica regressarão em maior número e o Campeonato encontrará o brilho de antigamente.

Como presidente da FIA, que erros lhe parece que Max Mosley terá cometido nos últimos anos? Tiponi, fórum

Todos nós cometemos erros e alguns marcam-nos para sempre. Penso que o pior foi ter a “ingenuidade” de confiar na organização de uma festa preparada por supostos “amigos”, quando tinha acabado de ser o principal responsável por multar alguém em 100 milhões de dólares. Devia rodear-se de todos os cuidados e não o fez.

Como membro do Conselho Mundial da FIA, quem pensa ser o melhor candidato para dar o melhor rumo à FIA: Ari Vatanen ou Jean Todt? Hugo Lourenço, fórum

Devo dizer que conheço bem ambos embora esteja mais à vontade com o Jean Todt. Penso que são excelentes candidatos mas eu prefiro o Jean Todt.

Sabendo-se que usou o seu voto no apoio à moção de confiança colocada não há muito pelo sr. Mosley, pode dar-nos a conhecer qual o seu sentido de voto nas próximas eleições da FIA: vai votar na continuidade do sistema representada pelo sr. Todt ou nos novos caminhos anunciados pelo sr. Vatanen? Aníbal Russo, fórum

Não fui eu que votei embora o sentido do voto tivesse a minha total concordância. Quem votou e votará foi o Presidente da FPAK, Sr. Luís Pinto de Feitas e o Presidente do ACP, Sr. Carlos Barbosa. Eu voto nas reuniões do Conselho Mundial e não na Assembleia Geral onde o voto é dos Clubes e das Federações.

Admite que poderá ainda surgir um terceiro candidato à presidência da FIA, como alguns jornais já admitiram na última semana? ttpt, fórum

Porque não ? Claro que admito. Há até quem já tenha lançado alguns nomes sonantes. Contudo é necessário não esquecer que desde a última revisão estatutária muita coisa mudou (a eleição é feita por listas) e poderá não ser tão fácil, como muita gente pensa, existirem mais de duas listas, (cada uma exige para estar completa cerca de 70 pessoas)  com credibilidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado