TAG Heuer no Festival da Velocidade

Por a 21 Junho 2025 12:15

A TAG Heuer anunciou parceria com o Festival de Velocidade de Goodowood, que este ano, na edição 32, comemora os 75 anos da Fórmula 1, campeonato de que a relojoeira é cronometrista oficial, também a função que desempenhará no evento em Inglaterra. E desenvolveu e produziu relógio especial para marcar esta ocasião, o TAG Heuer Carrera Chronograph x Festival of Speed.

É o regresso da TAG Heuer ao Festival de Velocidade de Goodwood, certame de 10 a 13 de julho, no cenário icónico do Goodwood House, no West Sussex, Inglaterra. Na 32.ª edição do encontro organizado, anualmente, desde 1993, comemoram-se os 75 anos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, competição que arrancou em 1950 – “The Winning Formula – Champions and Challengers” é o tema do evento. E esta relojoeira suíça fundada em 1860, como cronometrista oficial da competição, participa na festa com o mesmo título, aproveitando o facto deste certame contar com componente competitiva, numa rampa com 1,86 km (o recorde é de 39,081 s e conseguiu-o Max Chilton, em 2022, num McMurtry Spéirling, monolugar elétrico com dois motores e 1000 cv.

75 anos da Fórmula 1 e homenagem a Gordon Murray

Este ano, em Goodwood, mais de 80 Fórmula 1 históricos e atuais, muitos pilotos do passado e do presente da categoria-rainha da competição automóvel e, ainda, duas mãos cheias de homenagens a nomes relevantes na história da disciplina, o caso de Gordon Murray, o engenheiro de 78 anos natural de Durban, África do Sul, que está a comemorar 60 anos de carreira (representou as escuderias Brabham de 1969 a 1989 e McLaren de 1987 a 1991, assumindo, depois, o comando da divisão automóvel da marca britânica, pertencendo-lhe, por exemplo, a autoria do F1 que venceu a edição de 1995 das 24 Horas de Le Mans). Atualmente, o sul-africano é o “rosto” da Gordon Murray Automotive, companhia que tem superdesportivo novo – chama-se T.33, produz-se como Coupé e Spider, e tem motor central-traseiro (V12 4.0 de origem Cosworth com 615 cv) e tração às rodas posteriores.

O Festival de Velocidade fundado por Charles Richmond em 1993 – à época, era o Lord March e, agora, é o 11.º Duque de Richmond –, reúne, anualmente, centenas de milhares de adeptos de carros e motos. O certame ganhou dimensão e passou a atrair os maiores fabricantes mundiais, com Goodwood a tornar-se no epicentro de muitos lançamentos. Todos os anos, em frente à Goodwood House, instala-se escultura emblemática (Central Feature), que o artista britânico de origem indiana Gerry Judah assina desde 1997. A obra de 2025 é homenagem a Murray.

A TAG Heuer, reconhecendo a importância de Goodwood, que foi capaz de ganhar o estatuto de plataforma para a conservação da memória tanto do desporto como da indústria e a promoção do futuro do automóvel e da mobilidade, a combinação que posiciona este Festival de Velocidade entre os certames mais importantes do setor realizadosmundialmente, tornou-se parceira da organização.A decisão não surpreende, conhecendo-se a relação de grande proximidade que mantém com o setor quase desde sempre, uma vez que os cronógrafos e a cronometragem estão no centro da atividade da empresa – e essa ligação expressou-se (e expressa-se…) em acordos de colaboração e patrocínio com campeonatos, equipas e pilotos. Na lista de 2025, Fórmula 1, 500 Milhas de Indianápolis, Automobile Club de Monaco, Carrera Panamericana e escuderias Red Bull Racing e Porsche (Fórmula E).

Carrera Chonograph x Festival of Speed: só 100 unidades

Para comemorar o regresso a Goodwood e a associação ao Festival de Velocidade, a TAG Heuer criou relógio especial, baseando-se no icónico Carrera Chronograph. O Carrera Chronograph x Festival of Speed, “brinca” com os códigos associados à cultura automóvel britânica e tem o movimento interno TH20-00 numa caixa de 42 mm. Este modelo com edição limitada a 100 unidades possui mostrador em verde inspirado no Goodwood Green, apontamentos em vermelho e bracelete em couro castanho que remete para a era dourada do automobilismo na década de 1970.

Fundada em 1860 por Edouard Heuer, nas montanhas do Jura, Suíça, a TAG Heueré propriedade LVMH, consórcio de referência no mercado dos produtos de luxo. Aempresa continua sedeada no país-natal (La Chaux-de-Fonds), conta com quatro locais de produção e cerca de 1900 funcionários, e está em 139 países, incluindo em Portugal, com 260 boutiques e 2300 pontos de venda. E Antoine Pin é o diretor de relojoeira que tem duas gamas icónicas (Carrera e Monaco) e quatro linhas de modelos mais contemporâneas (Aquaracer, Formula 1, Link e Connected).

Por José Caetano

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado