Stefano Domenicali: “Se formos muito agressivos com as novas tecnologias corremos o risco de perder a paixão pelo desporto motorizado”

Por a 25 Junho 2014 17:08

O ex-chefe de equipa da Ferrari, Stefano Domenicali, abandonou a equipa italiana em meados de Abril, com apenas três GPs disputados, e tem-se mantido longe dos holofotes, mas na Conferência Desportiva realizada anualmente pela FIA e que teve lugar ontem, em Munique, ressurgiu, e falou sobre a sua situação o presente e futuro da modalidade e da necessidade de atrair público jovem.

Quanto à atual temporada e ao domínio da Mercedes, Domenicali: “Era claro que as equipas que no início começaram fortes, iriam manter a vantagem ao longo da temporada porque deram um passo grande. A Mercedes tem feito um grande trabalho e vão manter esta vantagem muito tempo”, disse, afirmando ainda que “reduzir a diferença numa altura em que os regulamentos estão mais ou menos congelados é muito difícil.” No entanto, o italiano espera que “as restantes equipas sejam capazes de reduzir alguma diferença em breve, porque a esta altura precisamos de ter corridas que sejam atraentes. Se perdermos a paixão, isso não será bom.”

Numa altura em que Domenicali ‘goza’ o seu afastamento da competição, e da pressão inerente, lembra que é necessário aos investidores das diversas modalidades reunirem-se para chegar a um consenso face às melhores formas de atuação. “Temos que falar sobre uma base incrivelmente grande, que vai desde os detentores de direitos, equipas, construtores e adeptos, por isso seria errado dizer que existe apenas uma coisa a fazer – seria apenas olhar para uma parte de todo o bolo que é o desporto motorizado.”

Por outro lado, Domenicali acrescenta que é necessário atrair todos aqueles que são “puramente fãs de desporto e que querem desafiar o profissional ou o piloto através de jogos ou experiências interactivas. Uma coisa que aprendi no mercado americano, nas diferentes disciplinas, é que os fãs querem constituir um desafio para o jogador mais importante de basquetebol ou outra qualquer modalidade. Os fãs querem ser os protagonistas. Se pudermos fornecer isso, isso ajuda toda a nossa acção para estarmos ligados aos adeptos.”

Integrado no painel “Como fazer crescer o desporto motorizado num mundo em mudança”, o italiano explicou que os jovens são o público alvo da modalidade num futuro a curto-médio prazo. “Os jovens (…) têm de estar ligados ao desporto pela tecnologia. Têm de estar envolvidos. Há jovens que querem ser pilotos estando ligados – é tornar o desporto parte deles mesmos. Para os que querem estar envolvidos com os pilotos, isso tem de ser acessível, de outro modo é impossível. Existe aqui uma dicotomia. A nova tecnologia no início é cara. Precisamos de encontrar um equilíbrio. Se formos muito agressivos nas novas tecnologias, corremos o risco de perder a paixão pelo desporto motorizado. Precisamos de um cuidadoso equilíbrio”, finaliza o italiano.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado