Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross 2026 com novas regras

Por a 13 Novembro 2025 08:36

Alterações regulamentares entram em vigor já na próxima época

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) apresentou as principais alterações regulamentares para o Campeonato de Portugal de Ralicross (CPRx) e o Campeonato de Portugal de Kartcross (CPKx) da temporada de 2026. O novo regulamento traz ajustamentos no formato das provas, nas grelhas de partida e nas condições técnicas das competições.

Ralicross com sete provas e novo formato de programa

O Campeonato de Portugal de Ralicross contará com sete provas, a disputar entre o final de março e outubro, com uma corrida por mês. A Taça de Portugal continuará a encerrar a temporada.

Entre as principais novidades destacam-se:

As pontuações válidas serão apuradas com a eliminação do pior resultado de cada piloto.

O programa de cada prova incluirá treinos livres, quatro corridas de qualificação, meias-finais e finais, sendo abolidos os treinos cronometrados.

A primeira corrida de qualificação (CQ) terá grelhas definidas por sorteio; as seguintes serão determinadas pela classificação anterior.

O warm-up de domingo será eliminado.

Número de voltas: 4 nas corridas de qualificação, 5 nas meias-finais e 7 nas finais.

As linhas de partida e Joker Lap deixam de ser separadas; o Joker poderá ser feito na primeira volta, exceto em Sever do Vouga e Mação.

Fica proibido o aquecimento de pneus na pré-grelha.

As partidas passam a ser por semáforo com quatro luzes vermelhas, terminando o uso da bandeira vermelha e da placa de cinco segundos.

São permitidos treinos privados até 15 dias antes da prova.

A categoria dos Iniciados passa a integrar uma nova Divisão 1.6 (1001 a 1600 cc), mantendo-se a Divisão 1.0.

Kartcross com séries definidas e formato uniforme

O Campeonato de Portugal de Kartcross (CPKx) adota regras semelhantes, com sete provas e uma Taça de Portugal no final da época. Entre as mudanças relevantes:

O pior resultado poderá ser retirado do total contabilizado para o campeonato.

O formato das provas também passará a incluir treinos livres, quatro qualificações, meias-finais e finais, sem treinos cronometrados.

A primeira CQ será sorteada e as restantes terão grelhas em ordem inversa à classificação anterior.

Cada série contará com cinco pilotos em linha de partida. As séries da 2.ª, 3.ª e 4.ª qualificações serão compostas por faixas de classificação definidas por escalões (do 1.º ao 25.º classificado).

As meias-finais terão 20 concorrentes (10 por corrida) e as finais, 10 carros (5 de cada meia-final).

O warm-up de domingo é suprimido.

Número de voltas: 5 nas qualificações, 6 nas meias-finais e 7 nas finais.

Mantêm-se as regras sobre Joker Lap (com exceção de Sever do Vouga e Mação), a proibição de aquecer pneus e as partidas com semáforo de quatro luzes vermelhas.

São ainda autorizados treinos privados até 15 dias antes da competição.

No plano técnico, serão elegíveis motores 600 e MT09 de série.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado