ROC: Audi Sport Quattro S1 de regresso a Portugal…agora pelas mãos de Michèle Mouton

Por a 2 Junho 2009 12:38

E se Michèle Mouton nunca chegou a vencer o Mundial de Pilotos, o seu nome ficará para sempre ligado à história deste campeonato: foi a primeira mulher, e até hoje a única, a vencer provas do Campeonato Mundial de Ralis. A estreia aconteceu no Rali de Sanremo, em 1981. E no ano seguinte, com o Audi Quattro de Grupo 4, Mouton, sempre com a italiana Fabrizia Pons como navegadora, venceu os ralis de Portugal, Brasil e Acrópole, terminando o campeonato com vice-campeã mundial, e contribuindo decisivamente para o triunfo da Audi no Mundial de Marcas dessa temporada.

Primeira a vencer Pikes Peak

Em 1985, Mouton foi também a primeira mulher a vencer a Rampa de Pike’s Peak, uma das mais famosas corridas realizadas nos Estados Unidos, ao volante de uma versão específica do Audi Sport Quattro S1. Na temporada de 1986, com o fim dos Grupo B, Michèle Mouton deu por finalizada a carreira. A decisão de abandonar a competição automóvel esteve, decisivamente, ligada à trágica morte dos seus amigos Henri Toivonen e Sérgio Cresto na edição de 1986 da Volta à Córsega (2 de Maio). Aliás, o adeus de Michèle Mouton da competição automóvel aconteceu logo neste rali, no qual tinha iniciado a sua aventura no Mundial de Ralis, em 1974.

Nascida no dia 23 de Junho de 1951 na cidade francesa de Grasse, Michèle Mouton é, seguramente, uma das mulheres mais bem sucedidas na competição automóvel. O Audi Quattro conheceu duas versões diferentes no Campeonato Mundial de Ralis. O Audi Rallye quattro, de Grupo 4, foi produzido em 1981 e desenvolvia uma potência de 320 cv às 6500 rpm. A estreia aconteceu em Outubro de 1981 no Rali de San Remo, através da dupla Hannu Mikkola / Arne Hertz. E em Novembro conquistou logo a primeira vitória através desta mesma equipa, no RAC (Inglaterra). Na temporada de 1985 foi a vez de surgir o Audi Sport quattro S1, de Grupo B, que debitava uma potência de 476 cv às 7500 rpm. Uma evolução que em termos estéticos destacava uma grande saia dianteira e um não menos imponente spoiler traseiro.

Dois elementos que passaram a ser a imagem de marca de um modelo que começou a sua senda de êxitos com a vitória no Rali de San Remo (1985), através da equipa constituída por Walter Röhrl e Christian Geistdörfer.

Em termos de grande produção foram fabricadas 11.452 unidades do Audi Quattro, entre 1980 e 1991. Em modelos equipados com o sistema quattro, a Audi já ultrapassou a produção em mais de dois milhões de unidades desde 1980.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado