Roborace apresentou o carro do futuro das corridas…

Por a 28 Fevereiro 2017 08:49

A Roborace apresentou o seu carro autónomo em Barcelona, durante o Mobile World Congress, isto depois da primeira experiência durante o fim de semana da Fórmula E em Buenos Aires, em que a a corrida teve… um acidente. Para não faltar uma pitada de emoção. O carro foi apresentado pelo CEO de Roborace, Denis Sverdlov, e já está prevista para outubro a primeira ‘verdadeira’ corrida da Roborace, a primeira competição automóvel em que o pilotos não tem lugar. Neste contexto, o primeiro ‘robocar’ foi apresentado e os seus mentores prometem superar os 300 km/h. A competição vai desenrolar-se em paralelo com o calendário da Fórmula E, e será composta por dez equipas de dois carros sem piloto. Aqui, os heróis, ao invés dos pilotos, logicamente, serão equipas de engenheiros: “Este é um momento histórico para a Roborace, que mostra ao mundo o Robocar, veículo que é um grande passo no avanço da tecnologia de pilotagem elétrica sem piloto, algo que definirá o nosso futuro” disse Denis Sverdlov.

O carro foi desenhado por Daniel Simon, antigo designer da Bugatti, pesa 976 kg e mede 4,8 metros de comprimento, e dois de largura. Foi construído em fibra de carbono e está equipado com quatro motores elétricos de 300 kW cada, uma bateria de 540 kW. Espera-se que seja capaz de alcançar uma velocidade de 320 km/h. A tecnologia autónoma conta com dois radares, 18 sensores ultrassónicos, dois sensores óticos de velocidade, seis câmaras e um processador Drive PX2 da NVIDIA capaz de realizar mais de 24 triliões de operações de ‘Inteligência Artificial’ por segundo. Os carros serão iguais para todas as equipas, e a única componente que irá diversificar as corridas será o a forma como é programado o ‘software’ de inteligência artificial, que determinará a tática. No limite, se o programa fosse exatamente o mesmo para todos os carros (o que nunca irá acontecer), estes arrancarão da grelha, disputarão a corrida sempre com a mesma distância relativa e terminarão a corrida com a mesma margem com que arrancaram. Não haverá erros, nem nada que possa interferir na programação prévia. A tecnologia pode ser muito boa para o nosso futuro como seres humanos, mas deverão ser necessárias algumas gerações que possam gostar de corridas em que só existe fator humano agregado do “muro das boxes”…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
7 anos atrás

Pronto! Está resolvido o problema da F1 actual. Já não é preciso o Halo, Mandam-se os pilotos para a reciclagem para transformar em “Nerds” (Tótós) e já está. Os carros também serão bastante mais fáceis de construir, porque se dispensa tudo o que tenha a ver com segurança (rollbar, zonas deformáveis, crash tests, etc.), porque não há erros: toques, contactos, slides, saídas de pista, etc. Também não é preciso, bandeiras, escapatórias, redes de protecção nem rails, safety car, ambulâncias, helicóptero, nem sequer centro médico e como são eléctricos não se põe o problema de o barulho já não ser emocionante,… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

A mim só me interessam os pilotos, não me interessam as equipas e os engenheiros, para mim esta fórmula tem zero interesse. Prefiro ver uma corrida de carros telecomandados do que uma corrida de AI. Sai mais barato comprar um jogo de computador e passar o campeonato em modo demo, vai dar ao mesmo, mas muito mais barato.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado