Pilotos japoneses ‘sofrem’ com situação no seu país

Por a 16 Março 2011 14:37

Além disso, os estragos causados na central nuclear de Fukushima mantêm em aberto a possibilidade de se assistir a uma catástrofe nuclear (neste momento o maior receio, por exemplo, na capital Tóquio), apesar dos grandes esforços do governo japonês para impedir que isso suceda.

Assim, e mesmo no automobilismo, diversas figuras já manifestaram a sua solidariedade para com o povo nipónico, sendo de destacar naturalmente os elementos oriundos do ‘país do Sol Nascente’.

Na Fórmula 1, Kamui Kobayashi confessou na passada sexta-feira sentir-se bastante abatido com todas as notícias que surgiam, considerando mesmo “desesperante” toda a situação vivida no seu país natal. 

Na Indycar, Takuma Sato não quis deixar de prestar a sua sentida homenagem aos seus compatriotas, competindo nos ensaios da categoria no circuito de Barber com uma mensagem de solidariedade – ‘Pray for Japan’ (Rezem pelo Japão, em tradução literal).

“O mais triste é a perda de vidas e aqueles que perderam amigos ou familiares. É um momento bastante duro. A minha cabeça e o coração estão neste momento no Japão. Penso imenso neles. Estou aqui para fazer o meu trabalho e empenho-me a 100 por cento nos próximos dias na pista, mas lá as coisas estão verdadeiramente más”, referiu o piloto ontem, lembrando ainda que “os sismos são normais no Japão mas nunca houve nada como isto”.

Hiroshi Aoyama “desolado” 

No MotoGP, competição com diversos japoneses envolvidos, os eventos do Japão também foram recebidos com natural emoção. “Fiquei estupefacto com o que vi na televisão no aeroporto de Barcelona”, escreveu o piloto Hiroshi Aoyama no seu blog pessoal. “Sinto que tenho de fazer qualquer coisa mas estou longe e sinto-me impotente. Quando penso nas vítimas que estão a sofrer, não me consigo concentrar seriamente nos meus testes e na corrida agora. É simplesmente desolador”, acrescentou.

Da parte da Honda, uma das marcas que compete no Mundial, o mesmo sentimento manifestado por Shuhei Nakamoto: “A situação é muito difícil no Japão e os nossos pensamentos estão com todas as pessoas diretamente envolvidas. Quanto à HRC, tivemos sorte em não termos grandes problemas, mesmo se é mais difícil trabalhar com o gabinete principal – só podemos trabalhar cinco horas por dia devido às restrições de energia”, referiu no site do MotoGP, recordando ainda que problemas de outra natureza também poderão surgir com as dificuldades no fornecimento de muitas peças.

E mesmo os pilotos de outras nacionalidades manifestaram a sua tristeza com as notícias vindas a público: “Confrontado com uma tragédia como aquela que atingiu o Japão hoje [sexta-feira], a Fórmula 1 e todos os seus problemas relacionados com pneus, asas e motores passa para o último lugar na lista de prioridades e hoje todos os meus sentimentos vão, primeiro e antes de tudo, para as vítimas e as suas famílias”, afirmou Fernando Alonso, piloto da Ferrari, na passada sexta-feira. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado