Pesquisa aponta desportos motorizados à eletricidade e ao hidrogénio… dentro de 50 anos

Por a 4 Julho 2014 13:30

Segundo a pesquisa feita a adeptos dos desportos motorizados, a gasolina e o gasóleo vão passar a ser coisas do passado e vão dar lugar à eletricidade e ao hidrogénio… dentro de 50 anos. Água, ar e outras fontes de energia ainda desconhecidas também serão utilizadas no automobilismo dentro de 125 anos. Estes são os resultados da pesquisa realizada pela Dunlop sobre o futuro como parte do projeto colaborativo entre adeptos e especialistas da indústria para criar o carro de competição do futuro: Dunlop Future Car Challenge.

A Dunlop levou a cabo uma pesquisa para descobrir o que pensam as pessoas sobre o combustível que vai ser usado nos carros do futuro. O estudo pedia aos participantes para partilharem as suas ideias sobre o futuro dos sistemas de transmissão nos próximos 25, 50 e 125 anos como parte do projeto Dunlop Future Race Car Challenge.

Os participantes de diferentes origens e nacionalidades estão de acordo: uma grande maioria (79%) pensa que o uso da gasolina e do gasóleo será uma coisa do passado em apenas 25 anos. Além disso, metade deles (48,8%) pensa que os carros vão funcionar exclusivamente a eletricidade dentro deste prazo. Em 50 anos, quase metade dos participantes (45,5%) espera que a eletricidade seja superada pelo uso de hidrogénio como fonte de energia. E posteriormente, em 125 anos, a maioria dos inquiridos (53%) acredita que a água, ar e outras substâncias atualmente desconhecidas serão as fontes usadas.

Apesar deste sentimento ser unânime, uma análise mais atenta aos dados demonstra ligeiras diferenças entre países. Por exemplo, os dinamarqueses são os mais apegados à gasolina e gasóleo e são a única nação que acredita que estes vão continuar a ser os principais combustíveis dentro de 25 anos (66%). Tantos os dinamarqueses como os alemães (83% e 62% respetivamente) não acreditam que os carros propulsionados por hidrogénio sejam populares e pensam que passaremos diretamente da eletricidade a outras fontes de energia ainda desconhecidas.

A maioria dos países (incluindo Espanha, Polónia, Itália e Reino Unido) acreditam que em 50 anos vamos usar o hidrogénio e em 125 anos vamos ter uma combinação de hidrogénio e outros combustíveis. Contudo, os portugueses acham que vamos utilizar carros elétricos durante muito mais tempo (46%), passando para o hidrogénio apenas daqui a 125 anos e deixando “outros carburantes” para um futuro ainda mais distante (51%).

Por outro lado, os franceses estão convencidos que dentro de 125 anos vamos utilizar principalmente “outros carburantes” (57%) e são os mais criativos na hora de sugerir alternativas: desde as sugestões mais populares como a água, energia solar e nuclear até às mais alternativas, os campos magnéticos, lixo reciclado e inclusivamente óleo vegetal. Ao comentar os resultados das opiniões, James Bailey, diretor de comunicação e relações públicas da Dunlop Motorsport para EMEA, afirma: “Verificamos que os participantes sugerem combustíveis que sirvam tanto para carros de competição como para os das estradas, incluindo eletricidade e hidrogénio”.

Bailey acrescenta: “O Dunlop Future Car Challenge disponibilizou aos fãs do automobilismo e aos especialistas um fórum para partilhar opiniões e ideias sobre a evolução das competições. Assistimos a muitas mudanças desde que a Dunlop venceu a primeira prova há 125 anos, mas raramente temos tido a oportunidade para nos focarmos num futuro tão distante, por isso quando o fazemos é realmente emocionante”. O Dunlop Future Race Car Challenge é uma reflexão, um projeto de design coletivo que explora o futuro dos carros de competição, mostrando algumas das inovações que a Dunlop teve nos seus 125 anos de história, desde que transformou os desportos motorizados ao inventar o pneu com câmara-de-ar.

Com a colaboração da GreenGT, BAE Systems, Imperial College London e Flybrid Automotive (do Grupo Torotrak), a Dunlop dá uma oportunidade única e emocionante aos adeptos de partilhar os seus pensamentos e ideias sobre a aerodinâmica futurista, transmissões, travões e pneus. Um famoso designer de carros, que vai ser anunciado no dia 10 de julho, irá combinar as melhores sugestões e maquetas num design inovador que dará vida ao “carro de competição do futuro”. O projeto final será comunicado no dia 31 de julho.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado