Pedro Salvador analisa a época e o título de campeão da Categoria 2

Por a 17 Outubro 2013 19:31

Pedro Salvador falhou, em 2013, a conquista do Campeonato Absoluto de Montanha mas acabou por conquistar o título na Categoria 2, reservada aos Sport-Protótipos.

Um título que soube a pouco sobretudo para quem terminou em igualdade pontual com o campeão, Tiago Reis, mas que não saiu beneficiado no factor de desempate. E para se perceba quão animado foi animado, Pedro Salvador descreve a sua participação nesta competição, em jeito de balanço.

“Na pré-época defini como objectivos vencer novamente o título e para tal procurei o carro que me desse melhores garantias de o conseguir. Tudo indicava que iria arrancar na Falperra, com um Wolf, pois questões de ordem profissional impediam-me de preparar devidamente a participação na primeira prova, a Rampa da Penha”, começou por referir, antes de prosseguir: “graças a um convite que me foi dirigido pela CAM, acabei por participar na prova de abertura, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VI, com o qual consegui ser quinto da geral e segundo da Categoria 1”.

Mas segundo o piloto, “o momento fulcral para o meu campeonato aconteceu a cerca de uma semana da Rampa da Falperra pois uma imprevista falta de seriedade e profissionalismo da CRM impediu-me de fechar o acordo que me permitiria tripular o Wolf nas restantes sete provas e como tal, tive que avançar com um plano de contingência que passou por um Silver Car, carro que gosto muito de conduzir mas que logo na Falperra se mostrou insuficiente para bater o Tiago Reis e o Norma.”

Depois disso, Salvador recorda que “na Serra da Estrela, apesar de termos rodado na frente, confirmamos que o Silver Car não chegaria para conseguirmos os objectivos a que nos tínhamos proposto, tanto mais que a prova seguinte seria a Rampa de Bragança, traçado rápido em que o Silver Car não está claramente à vontade. Assim, foi necessário conseguir uma nova opção, que me permitisse ser competitivo nas restantes provas, de forma a manter intactos os meus objectivos para 2013. Essa possibilidade aconteceu em Bragança, pois foi possível trazer um pouco mais cedo o Juno CN 11, que iria utilizar na Boavista com o Gonçalo Gomes.”

E assim, em Bragança, “o carro mostrou-se competitivo, e permitiume vencer a prova do Nordeste Automóvel Club, mas evidenciou alguns problemas, que quase comprometiam o resultado. Na Boavista, provei ser rápido, bati o record, mas o motor partiu”.

Mas é em Cerveira que a questão do título fica praticamente resolvida. “O motor partido e a vitória do Tiago Reis obrigavam-me a ganhar todas as restantes provas, mas a que o Tiago fosse pior que segundo, para que eu pudesse ainda vencer o Campeonato”, relembra o pentacampeão de Montanha.

Mas, segundo o piloto, “em Paços de Ferreira o Tiago termina com o segundo posto e isso chega-lhe em termos de Campeonato. O Juno, mais uma vez apresentou alguns problemas de ordem mecânica que me dificultaram a condução. Mesmo assim consegui voltar a baixar o recorde da Rampa e vencer”.

Assim, “a partir da Rampa Capital do Móvel, os meus objectivos passaram por vencer as restantes provas, ser o mais rápido possível e lutar pelo título da Categoria 2, metas que atingi a partir do momento que tive os problemas mecânicos resolvidos. Neste capítulo quero realçar o esforço desenvolvido pelos homens da Comval, que tiveram trabalho redobrado para colocar o carro no nível que ele deveria ter logo de início”, finaliza Pedro Salvador que não tem ainda a época de 2014 definida. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado