Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

Por a 31 Outubro 2007 12:51

Para quem não teve oportunidade de ler no jornal, aqui fica uma sinopse do que foi a passagem de Pedro Lamy pela direcção do Autosport, na passada semana.

Pedro Lamy numa corrida de resistência ao sprint

Uma corrida de “resistência” com um final ao “sprint”, foi o desafio que lançamos a Pedro Lamy. Desta vez, trocando o volante do Peugeot 908 HDI FAP, pela direcção “assistida” do AutoSport.

Durante uma semana o piloto português com maior palmarés internacional esteve na redacção do semanário dos campeões, para acompanhar e tomar decisões sobre a concepção e produção do jornal. Para o warm-up, uma reunião de plano em que se desenhou a “estratégia” de corrida, ou seja a planificação do jornal, com a distribuição de tarefas e de trabalhos. Pedro Lamy definiu alguns dos artigos para as rubricas específicas, como a entrevista-carreira: «Devíamos fazer com o Nicha Cabral, porque é um homem com histórias muito interessantes, e convém sempre recordar que foi o primeiro português na F1.»

Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

Relativamente à Fórmula 1, Pedro Lamy gostaria de ver dissecados os erros da McLaren e também mostrar que esta foi uma das épocas mais competitivas de sempre da Fórmula 1, quando comparada com as “grandes colheitas” da história da disciplina: «Julgo que esta época fez disparar o interesse da Fórmula 1 e voltou a trazer adeptos à disciplina, já que voltou a haver “clubismo” e legiões de fãs a dividirem-se nas suas preferências.»

Ritmo “aperta” ao domingo

Depois de ter a estratégia montada, o nosso director foi acompanhando o ritmo de corrida, lento no início, para ir “aquecendo” os pneus e não “desgastar” muito a “mecânica”; para aumentar o ritmo a partir de quinta-feira: «Na sexta-feira temos de fechar o primeiro caderno – o central com oito páginas, depois no domingo já tem de ser mais a abrir, já que um caderno de 16 páginas tem de estar fechado às 13h, outro logo a seguir às 15h, e o último caderno (que é do capa), às 19h.»

Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

É precisamente ao domingo que o AutoSport mete o pé na tábua com cerca de trinta e tal páginas para fechar. E Pedro Lamy, habituado a fazer voltas-canhão e a trabalhar contra o relógio, manteve sempre a direcção com frieza e bom humor, escolhendo fotografias, discutindo os títulos e delineando a capa. Pedro Lamy soube gerir os imponderáveis de corrida com calma e eficácia, e nem sequer se assustou com uma “partidinha” do departamento de publicidade, que já perto do fecho o informou que tinha ?saltado? uma página de publicidade, e havia portanto uma página em branco para encher: «Não tem problema, pomos uma foto grande minha com os meus patrocinadores e uma legenda. Ou então se for preciso, coloco uma página de publicidade da minha empresa.» Afinal não foi preciso, e Pedro Lamy lá conduziu o semanário dos campeões até à bandeira de xadrez nº1592, na certeza de ?ter feito uma boa corrida».

Como fazer uma capa do AutoSport

Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

Sei que as capas do AutoSport são normalmente muito discutidas e até motivo de polémicas. No fundo acho que o desafio é criar uma capa que reflicta o que de mais importante se passou, e sobretudo, que interesse ao maior número de leitores. É que eu cá não quero que me peçam contas por uma quebra nas vendas. Por isso, e tendo em conta que há regras gráficas para cumprir e que um tema tem de se sobrepor a todos os outros, optei pela vitória do Álvaro Parente numa competição que é a antecâmara da F1. Penso que é uma proeza notável. Tenho pena que isso nos obrigue a reduzir o destaque dado à vitória do Bruno Magalhães, no Nacional de Ralis, ou mesmo a outros temas como uma entrevista ao Kimi Raikkonen, ou a vitória do Pedro Petiz no Megane Trophy. Mas escolher uma capa é muito mais complexo que parece, já que temos também de adequar as fotografias e os títulos aos espaços disponíveis. Além disso, a escolha da capa é um processo de decisão conjunto, apesar do director ter a última palavra. E nesse sentido julgo que o mais importante é mesmo, tendo a consciência de que nunca iremos agradar a todos, é agradar ao maior número de leitores possível.

Os mais e os menos de Pedro Lamy

Sinal +

* Poder de seleccionar e definir as prioridades de edição e sugerir trabalhos jornalísticos, segundo a minha visão da importância das diversas disciplinas e do potencial interesse dos leitores

* Coordenar o trabalho de uma equipa em ritmo de fecho com horários de ?controlo? muito apertados, e perceber que tal como nas corridas, todos são importantes para os resultados: dos paginadores aos fotógrafos, dos jornalistas à fase da produção e distribuição

Sinal –

* As limitações de espaço em termos de páginas e o fecho dos cadernos com horários que não nos permitem alinhar o jornal como queremos, mas sim conforme os horários em que acabam as provas. Não é fácil, e obriga-nos a fazer alguns sacrifícios

* Num domingo de fecho não há tempo para almoços como deves ser, e por isso ir buscar hambúrgueres e comer à pressa. O pior desta experiência foi mesmo o almoço.

Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

Pedro Lamy director do AutoSport por uma semana

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado