Offroad arrancou em Lousada

Por a 29 Maio 2013 15:13

Foi no outrora ‘europeu’ Circuito da Costilha que o Campeonato de Portugal de Offroad arrancou, numa jornada com 40 pilotos em pista e vitórias para os principais favoritos

Depois de muita polémica e adiamentos das provas em Mação e Castelo Branco, o Campeonato de Offroad teve finalmente a sua primeira jornada da 2013 e num local com grandes recordações para os adeptos da modalidade: Lousada. Durante duas décadas, o mítico Circuito da Costilha recebeu as ‘feras’ do Campeonato da Europa perante multidões (de portugueses e espanhóis) que vibravam com um espetáculo único em Portugal, abrilhantado por máquinas com mais de 500 cavalos guiadas por estrelas da modalidade como Kenneth Hansen, Martin Schanche ou Per Eklund. Ao longo dos últimos anos, a deterioração da pista nortenha aliada ao desinvestimento dos seus responsáveis e a algumas guerras internas no seio do Clube Automóvel local fizeram com que o Europeu de Ralicross rumasse a outras paragens, mas o desafio da pista de Lousada mantém-se e continua a ser suficiente para atrair dezenas de pilotos. No passado fim-de-semana, um total de 40 aderiram à chamada e compuseram o arranque oficial de uma temporada onde existem novos nomes atribuídos às divisões. Outra das novidades para 2013 foi a criação do Troféu Super Challenge 1000 – by VCW, uma competição destinada aos ‘eternos’ Fiat Uno.

Aqui, Tiago Seguro realizou a volta mais rápida nos treinos cronometrados mas no decorrer das três provas de qualificação foi João Videira a impor a sua rapidez. Na discussão dos restantes lugares, Carlos Pereira foi segundo na primeira corrida, André Oliveira ocupou esse lugar na segunda e Tiago Seguro foi segundo na derradeira manga. Na Final, João Videira impôs-se uma vez mais aos adversários e com uma condução muito aguerrida conquistou a vitória na abertura do campeonato. Na segunda posição ficou Carlos Pereira embora perseguido muito de perto por André Oliveira, que, na última volta, aproveitou um erro de Tiago Seguro para se colocar no lugar mais baixo do pódio.

Luta animada no Crosscar

No Campeonato de Portugal Crosscar a luta foi animada entre Pedro Rosário e Nuno Bastos, que protagonizaram excelentes duelos ao longo de toda a jornada. Rosário foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu ainda a primeira e terceira corridas de qualificação, enquanto Bastos foi o mais rápido na segunda manga. Os dois vencedores das corridas de qualificação fizeram um bom arranque na Final mas Bastos (com um ASK 600) foi mais audaz do que Rosário (Semog Bravo) na travagem para a primeira curva e instalou-se na frente para não mais de lá sair. Pedro Rosário tudo tentou para contrariar o líder mas sem sucesso, ficando no lugar intermédio do pódio na frente de Luís Almeida (Semog) que foi terceiro.

Na categoria Super Iniciação 1400, Hugo Lopes (Peugeot 106) entrou com o pé direito e realizou a pole, vencendo também as corridas um e três das qualificações. A segunda manga de qualificação foi ganha pelo Toyota Starlet de Gonçalo Leite. Na Final o piloto do Peugeot mostrou toda a sua experiência ao vencer e deixar o estreante Gonçalo Leite na segunda posição. O terceiro classificado foi André Carvalho, ao volante de um Toyota Corolla. Destaque ainda para o quarto classificado, José Eduardo Rodrigues, filho do piloto de camiões José Rodrigues, que também realizou a sua estreia com um Toyota Starlet.

Na divisão dominada pelos carros franceses de duas rodas motrizes, José Polónio (Citroën Saxo) começou por liderar os treinos cronometrados, mostrando sempre um andamento vivo, mas tendo também muita oposição por parte de José Sousa (Citroën ZX) e Celso Moura (Peugeot 205). Polónio venceu a primeira e a terceira corridas de qualificação, vendo Sousa ganhar a segunda, mas sempre com Moura por perto. Na Final, Polónio arrancou na frente foi ultrapassado por José Sousa pouco depois. Na jogada da Joker Lap, Polónio teve a melhor estratégia e venceu de forma convincente na frente de José Sousa e de Celso Moura.

A Super 2000 foi a categoria mais participada desta jornada, com 12 participantes, tendo em Bruno Lima (Citroën Saxo) o primeiro a dar nas vistas, nos treinos cronometrados. No decorrer das corridas de qualificação, que foram divididas em duas séries, os vencedores foram diversos. Mas após cada prova a classificação geral era ordenada e Tiago Alexandre (Peugeot 306 Kit Car) foi o primeiro líder após a primeira corrida. Na segunda manga Rui Sirgado (Peugeot 306) assumiu a liderança, posição que manteve até ao final das provas de qualificação. Numa Final imprópria para cardíacos, e disputada com oito carros em pista, o 306 pilotado pelo jovem Sirgado foi mais forte do que toda a concorrência e conquistou uma vitória categórica. Na segunda posição ficou Hélder Ribeiro, que mostrou um bom andamento no Citroën AX GTI. O lugar mais baixo do pódio ficou nas mãos Pedro Alves que mesmo lesionado mostrou um bom ritmo com o seu Citroën Saxo.

Pedro Matos dominou categoria-rainha

Sempre muito aguardada, a prova dos Super Cars é considerada a classe-rainha do Offroad em Portugal e no estrangeiro. Pedro Matos, num Citroën Xsara WRC, venceu todas as corridas de qualificação e somou ainda a vitória na corrida final. Sempre com um andamento rápido aliado a um bom espetáculo, Matos mostrou o porquê de ser o campeão em título desta divisão.

Na segunda posição ao longo das corridas de qualificação rodou sempre José Cruz, em Peugeot 306 T16. Mas na Final, um problema com a porta do carro francês (que não fechava) fez com que o piloto fosse advertido pela direção de prova com a bandeira preta e laranja, uma advertência não vista ou entendida por José Cruz e que levou à sua desclassificação após a corrida. Com tudo isto quem terminou na segunda posição foi Joaquim Santos, no habitual Astra OPC. A prova do piloto da Bompiso foi realizada em crescendo, deixando boas indicações para as restantes provas da temporada. Devido à penalização de Cruz, José Pereira levou outro Xsara WRC ao lugar mais baixo do pódio na Supercars. O campeonato prossegue a 15 e 16 de junho, na pista de Sever do Vouga.

CLASSIFICAÇÕES

SUPERCAR

1º Pedro Matos (Citroen Xsara WRC), 7 voltas em 4m44,908s; 2º Joaquim Santos (Opel Astra OPC), a 19.604s; 3º José Pereira (Citroen Xsara), a 35,376s; 4º Pedro Silva (Subaru Impreza), a 5v; 5º Ana Matos (Mitsubishi Lancer EVO 6), a 7v; 6º José Cruz (Peugeot 306).

SUPER 2000

1º Rui Sirgado (Peugeot 306), 7 voltas em 5m00,557s; 2º Hélder Ribeiro (Citroën AX GTI), a 4,934s; 3ºAugusto Alves/Pedro Alves (Citroën Saxo) a 5,751s; 4º José Blanco (Citroën C2 R2), a 6,532s; 5º Olavo Ribeiro/Pedro Ribeiro (Opel Astra), a 14,155s; 6º Mário Teixeira (Toyota Starlet), a 23,009s; 7º Tiago Alexandre (Peugeot 306); 8º Bruno Lima (Citroën Saxo); 9º Jorge Lobato (Citroën Saxo Kit-Car); 10º Ricardo Soares (Toyota Starlet).

SUPER NACIONAL

1º José Polónio (Citroën Saxo), 7 voltas em 5m12,112s; 2º José Sousa (Citroën ZX), a 1,953s; 3º Celso Moura (Peugeot 295 Rallye), a 6,924s; 4º Paulo Pereira (Fiat Bravo), a 8,933s; 5º Rui Ralha (Hyundai Getz), a 11,438s; 6º Valter Martinho (Peugeot 306), a 12,051s; 7º José Sousa/Cláudia Sousa (Peugeot 205), a 2v.

SUPER INICIAÇÃO 1400

1º José Cruz/Hugo Lopes (Peugeot 106), 7 voltas em 3m53,409s; 2º Hugo Leite/Gonçalo Leite (Toyota Starlet) a 3,512s; 3º Álvaro Carvalho/André Carvalho (Toyota Corolla), a 12.470s; 4º José Eduardo Rodrigues (Toyota Stralet), a 47,021s.

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CROSSCAR

1º Nuno Bastos (ASK), 7 voltas em 4.39,411s; 2º Pedro Rosário (Semog Bravo ER), a 3,930s; 3º Luís Almeida (Semog KC), a 27,619s; 4º José Mota (Semog Bravo), a 33,998s; 5º Paulo Ferreira (Semog SKC), a 4v.; 6º José Carlos Pinheiro (Semog Bravo).

TROFÉU SUPER CHALLENGE 1000

1º João Videira (Fiat Uno 45s), 7 voltas em 5m48,760; 2º Carlos Pereira (Fiat Uno 45), a 9,120s; 3º André Oliveira (Fiat Uno 45s), a 12,019s; 4º Tiago Seguro (Fiat Uno 45s), a 15,309s.

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