Jean Todt revela directrizes para renovação da FIA

Por a 20 Agosto 2009 18:51

“No nosso manifesto eleitoral apresentado no mês passado, comprometemo-nos a realizar uma revisão completa dos estatutos da FIA. Nesta carta, gostaríamos de explicar alguns dos assuntos a serem incluídos na revisão que sugerimos, porque acreditamos que melhorariam a transparência, o espírito democrático e a eficácia da nossa Federação”, começa por ler-se na missiva.

“Se formos eleitos, propomos a criação de um Comité Especial de Revisão dos Estatutos presidida pelos dois vice-presidentes da FIA. A Comissão terá a responsabilidade de analisar os estatutos actuais e preparar um relatório com as propostas de alteração, que em seguida será avaliado por todos os membros da FIA. Depois desta consulta, as alterações propostas poderiam ser submetidas a uma Assembleia-geral Extraordinária a ser realizada no próximo Verão ou durante a Assembleia-geral anual de 2010. Considerando que somos uma organização com mais de 100 anos, é inevitável que os estatutos exijam uma revisão de tempos a tempos de forma a assegurar que a organização satisfaz as necessidades dos clubes-membros”, acrescenta.

Entre as propostas de alteração, Todt propõe modificar o sistema de eleição presidencial (artigo 9), que obriga os candidatos a revelarem a sua lista antes da eleição, com o francês a referir que o sistema actual de listas tem merecido algumas críticas. “No ano passado, chegou-se a um compromisso e propôs-se um sistema de “listas abreviadas” à Assembleia-geral, mas de forma inesperada não foi aprovado por apenas um voto. Propomos que se volte a considerar este assunto e que se discuta mais detalhadamente a criação de um sistema de listas curtas similares às do ano passado”.

Para além disso, também o papel dos vice-presidentes da FIA (artigo 19) deveria ser mais claro, com a equipa de Todt a propor “a atribuição de um papel regional específico. cada região do mundo, por exemplo, poderia ter um vice-presidente para o desporto e um vice-presidente para a mobilidade. (…) Os vice-presidentes regionais poderiam contribuir para a cooperação entre os dois sectores, desporto e mobilidade, e assegurar a existência de representantes em todas as grandes regiões do mundo. Neste momento, não existe nenhum potencial candidato a vice-presidente da mobilidade no Médio-Oriente e em África, apesar de essas regiões estarem a crescer e contarem com clubes cada vez mais activos”.

A juntar a todas estas alterações, Todt propõe ainda alterações no tribunal de Apelo Internacional: “no nosso programa eleitoral propusemos a criação de um Comité disciplinar que poderia encarregar-se de casos específicos propostos pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel. Para além disso, como consequência das negociações acerca do novo Pacto da Concórdia, vamos propor modificações nos procedimentos do Tribunal de Apelação internacional. Nos casos relativos à Fórmula 1, no futuro, os juízes que avaliarem os apelos serão escolhidos a partir do painel do TAI e também de um painel eleito pelas equipas de Fórmula 1. Na actualidade, os membros têm o direito exclusivo de nomear os juízes que serão membros do Tribunal. Ainda que pensem que não, cremos firmemente que isto compromete a sua independência. Não obstante para assegurar que o sistema de apelo seja completamente independente, poderemos estudar a possibilidade de permitir aos competidores de todos os principais campeonatos mundiais da FIA nomear juízes para este Tribunal, quiçá através da Associação de Construtores”.

Leia a missiva completa da equipa de Jean Todt aqui.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado