FOTOGALERIA: Brincar aos Carros 2
Estreou na passada semana em Portugal o segundo filme da série Carros, uma animação saída dos famosos estúdios da Pixar (filial da Disney) que tem como tema o universo dos automóveis e das corridas. Tal como no primeiro filme, estreado em 2006, o personagem principal é Faísca McQueen (com voz de Pedro Granger na versão portuguesa), um carro da Nascar que percorre o mundo ao lado do seu melhor amigo Mate (José Raposo), um reboque desajeitado mas cheio de coração. Para os amantes (de qualquer idade) dos carros, a película é interessante por capturar num filme de animação um conjunto de idiossincrasias próprias da cultura automobilística. Por exemplo, o agente especial Finn McMíssil (o ‘James Bond’ da saga) é, claro, um very british Aston Martin (DB5 de 1964), ágil, cheio de classe e com carisma. A sua assistente, Holley, é um belo Jaguar XJR-15 de linhas insinuantes e espírito corajoso.
O principal rival do americano McQueen é um monolugar italiano de Fórmula 1 chamado F…rancesco Bernoulli (dobrado pelo ator e piloto ocasional António Machado), que afirma ser o carro mais bonito e rápido do mundo, além de encantar as beldades femininas (Fiat 500) com as suas rodas destapadas.
No ‘Grande Prémio Mundial’, McQueen e Francesco discutem ultrapassagens com concorrentes de outras categorias e países, como um carro de ralis francês (Peugeot 206 WRC) ou um protótipo de Le Mans japonês (Toyota GT-One). Uma das provas disputadas pelo grupo tem lugar na cidade imaginária de Porto Corsa, claramente inspirada no circuito do Mónaco, com as suas subidas e descidas e até um gancho como o de Loew. A corrida britânica é vista a partir da tribuna real por Sua Majestade, um aristocrático Rolls Royce com coroa e tudo. A versão portuguesa tem participações de Armindo Araújo e Tiago Monteiro, que dão voz respetivamente a Jeff Gorvette (um Corvette amarelo que entra nas corridas com McQueen e Francesco) e Lewis Hamilton (um campeão de GT representante da Grã-Bretanha). Contudo, Armindo e Tiago dizem apenas algumas frases, pois os personagens principais são dobrados por atores profissionais.
Coisas séries
Mas o filme também contém críticas nada subtis à indústria automóvel e, principalmente, ao lobby das petrolíferas. Em Carros 2, o combustível utilizado nas corridas é o Allinol, uma solução alternativa e ‘limpa’, mas que é sabotada pelo seu próprio promotor, Miles Axlerod (um Land Rover supostamente elétrico), simultaneamente proprietário de uma plataforma petrolífera. A forma como as energias alternativas são boicotadas é comparada à ação de uma máfia, que quer destruir os carros mais novos e eficientes.
Ou seja, Carros 2 é um filme destinado sobretudo ao público jovem ou infantil mas que trata de assuntos de gente grande. A uni-los está a paixão pelos automóveis e pelas aventuras de Faísca McQueen e dos seus amigos. A versão em 3D também confere outro realismo à experiência.
Ricardo S. Araújo
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






