World RX: A época mais competitiva dos últimos anos?

Por a 3 Abril 2019 10:14

É no mínimo irónico que depois de saírem tantos grandes nomes de uma competição como o Mundial de Ralicross, esta fique ainda mais competitiva.

Com a saída de cena no final de 2018 dos Campeões do Mundo FIA que militavam na caravana, a nova época do Mundial de Ralicross 2019 adivinha-se como a mais intensa dos últimos anos, apresentando um conjunto de jovens pilotos de nome já feito, ávidos por chegar à consagração mundial

Depois de um crescimento espetacular ao longo dos últimos 5 anos, quer em termos do nível competitivo das equipas, pilotos e viaturas participantes, quer em termos do nível de mediatismo e popularidade atingidos por todo o mundo, o Campeonato Mundial de Ralicross entra nesta temporada de 2019 numa nova era, sem o envolvimento direto dos construtores e órfão dos principais cabeças de cartaz que desde 2014 atraíram novos fans e curiosos para a modalidade.

Foi um Inverno difícil, com a saída das equipas de fábrica da Audi Sport, Peugeot Sport e Volkswagen Motorsport, que decidiram tomar a mesma decisão que a Ford Performance/M-Sport já tinha tomado no final de 2017, devido a um conjunto de vários motivos, onde se destacam o adiamento anunciado pela IMG (promotor) da introdução do novo campeonato de elétricos (adiada até ver até 2021), a escalada dos orçamentos (em virtude dos investimentos cada vez maiores por parte dos construtores nas suas estruturas e na preparação e desenvolvimento dos seus carros), bem como a política de calendário da IMG, assente na criação artificial de circuitos de Ralicross em populares pistas de F1 e MotoGP (apesar de funcionarem bem na TV, a maioria deles têm com pouco público a assistir e os traçados são parcamente interessantes), em detrimento dos clássicos circuitos que fazem parte do ADN desta disciplina como Montalegre, Lydden Hill ou Estering.

No cartaz do campeonato deste ano já não vão aparecer as estrelas Petter Solberg (continua sem futuro definido), Sébastien Loeb (regressou ao WRC), Mattias Ekstrom (também sem se conhecer o seu novo programa desportivo) nem Johan Kristoffersson (roubado pelo WTCR), cartaz que no passado já tinha tido também outras “cabeças” conhecidas como Jacques Villeneuve, Ken Block ou Gigi Galli.

Assim neste ano de 2019 o World RX vai ter outros protagonistas, alguns deles já bem conhecidos pelas suas exibições no passado recente do campeonato. As duas equipas que parecem partir um pequeno passo à frente da concorrência são a Monster Energy RX Cartel e o Team Hansen MJP, com a GRX Taneco, a GCK e o Team STARD a quererem definitivamente dar um passo em frente face a 2018.

Novas roupas para Audi e Peugeot ex-fábrica

Começando pela Monster Energy RX Cartel, esta é uma equipa que tem por base a estrutura EKS de Mattias Ekstrom e que apresenta os notáveis Andreas Bakkerud e Liam Doran ao volante dos Audi S1 quattro. No ano passado foram estes mesmos Audi quem mais incomodaram Kristoffersson, com Bakkerud a mostrar um nível de maturidade já elevado, factos que o apontam como candidato ao título mundial, depois de ter sido 3º em 2016 e 2018.

Apesar de polémico, Doran tem um talento reconhecido e volta a ter agora uma nova oportunidade, sendo esta a sua primeira temporada completa desde 2015. No ano passado Kristoffersson venceu 11 das 12 provas, escapando-se apenas o triunfo na prova da Bélgica para Sébastien Loeb e o Peugeot 208 WRX. Será precisamente com dois modelos similares á versão que Loeb conduziu em Mettet, que se apresentam este ano Timmy Hansen e Kevin Hansen.

Depois da saída de cena da Peugeot Sport, a antiga equipa familiar Hansen Motorsport uniu-se à estrutura MJP de Max Pucher para fazer alinhar um par de Peugeot 208 WRX ex-fábrica para os simpáticos irmãos suecos. Se Timmy conseguir estar mentalmente forte, é seguramente um candidato ao título, ele que já se sagrou Vice-Campeão em 2016 depois de uma luta intensa com Petter Solberg. Quanto ao seu irmão Kevin, até agora deu sempre muito nas vistas conduzindo um carro um ano mais antigo que a versão conduzida por Loeb e pelo seu irmão, sendo assim de esperar este ano um Kevin Hansen ainda mais forte, ele que é visto por muitos como o verdadeiro sucessor do seu pai Kenneth Hansen, pelo estilo perfeccionista da sua condução.

A GCK voltará a alinhar com um par de Renault Mégane RS RX para o dono da equipa Guerlain Chicherit e para o antigo Campeão Europeu SuperCar 2017, o sueco Anton Marklund. Mudança importante nesta equipa é a estrutura técnica que a suporta, com a conceituada Prodrive a ser substituída pela francesa G-FORS.

A equipa também inscreve este ano dois Renault Clio IV RS RX, sob a bandeira da GCK Academy, para o Vice-campeão RX2 de 2018, o belga Guillaume De Ridder, e para o Bicampeão RX2 de 2016 e 2017, o francês Cyril Raymond. Altas ambições tem este ano a GRX Taneco dirigida por Marcus Gronholm, que regressa com os Hyundai i20 N RX evoluídos face ao ano passado para a mesma dupla Niclas Grönholm e Timur Timerzyanov.

O mais jovem do clã Gronholm foi a revelação do ano em 2018, mostrando velocidade, rapidez de adaptação a novas condições e um nível de consistência no seu ritmo muito elevado, faltando apenas evoluir um pouco nas lutas porta com porta.

Poderá ser mesmo o piloto a incomodar mais os pares dos Audi e Peugeot na luta pelas vitórias. A GRX fará ainda alinhar um terceiro Hyundai para Reinis Nitišs, Campeão Europeu SuperCar 2018, nalgumas provas selecionadas.

Entre os restantes pilotos inscritos destacam-se ainda o alemão Timo Scheider, antigo Bicampeão do DTM, com um novo Seat Ibiza RX inscrito pela Munnich Motorsport e o letão Janis Baumanis, novamente integrado no Team STARD de Manfred Stohl, estreando um novo Ford Fiesta RXS preparado de raiz com o apoio semi oficial da Ford Performance.

Com uma face renovada face aos últimos anos, as expectativas sobre o World RX 2019 são no entanto elevadas, pois a procura pelo novo Campeão do Mundo adivinha-se muito aberta e certamente que a marca de sempre do Ralicross, assente na espetacularidade e lutas intensas, continuará bem presente nas 10 provas que compõem a temporada.

CALENDÁRIO

Abu Dhabi – Yas Marina                                      5/6 Abril

Bélgica – Spa-Francorchamps                       11/12 Maio

Grã-Bretanha – Silverstone                       25/26 maio

Noruega – Hell                                                   15/16 Junho

Suécia – Höljes                                                        6/7 Julho

Canadá – Trois-Rivières                                  3/4 Agosto

França – Lohéac 3                           1 Agosto/1 Setembro

Letônia – Riga                                            14/15 Setembro

EUA – Austin                                                28/29 Setembro

Africa do Aul                    30 Novembero/1 Dezembro

Inscritos World RX Abu Dhabi

Equipa Piloto Nac. Carro
5 Team STARD Pal TRY NOR Ford

Fiesta RXS

6 Team STARD Janis

BAUMANIS

LVA Ford Fiesta RXS
7 GRX

Taneco

Timur

TIMERZYANOV

RUS Hyundai

i20 N RX

13 Monster

Energy RX Cartel

Andreas

BAKKERUD

NOR Audi

S1 quattro

14 ESmotorsport Rokas

BACIUSKA

LTN Skoda

Fabia RS

15 GRX

Taneco

Reinis

NITISS

LVA Hyundai

i20 N RX

21 Team

Hansen MJP

Timmy

HANSEN

SWE Peugeot

208 WRX

33 Monster

Energy RX Cartel

Liam

DORAN

GBR Audi

S1 quattro

36 GCK Guerlain

CHICHERIT

FRA Renault

Mégane RS RX

42 Xite

Racing Team

Oliver

BENNETT

GBR Mini

Cooper SX1

44 Muennich

Motorsport

Timo

SCHEIDER

DEU Seat

Ibiza RX

68 GRX

Taneco

Niclas

GRÖNHOLM

FIN Hyundai

i20 N RX

71 Team

Hansen MJP

Kevin HANSEN SWE Peugeot

208 WRX

92 GCK Anton

MARKLUND

SWE Renault

Mégane RS RX

96 GCK

Academy

Guillaume

DE RIDDER

BEL Renault Clio IV RS RX
113 GCK

Academy

Cyril

RAYMOND

FRA Renault Clio IV RS RX
123 EKS Krisztian

SZABO

HUN Audi

S1 quattro

Duarte Mesquita

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado