Falta um mês para a Rampa de Pikes Peak

Por a 7 Junho 2012 09:55

A competição divide-se em várias classes, que vão desde a pura exibição, sidecars, motos, até aos competitivos monolugares ou protótipos específicos para Pikes Peak. É mesmo à americana, pode ver-se quase de tudo…

Como habitualmente, a classe “Unlimited” engloba os carros mais ‘artísticos’, a maioria especialmente desenhados para Pikes Peak. É o caso do detentor do record, Nobuhiro Tajima, que o ano passado registou 9m51,278s, aos comandos do seu Suzuki SX4 Hill Climb.

‘Monster’ Tajima “elétrico”

Este ano está prevista a participação de oito concorrentes na classe principal, com ‘Monster’ Tajima, depois de bater o recorde, a passar para a classe dos elétricos, deixando o caminho aberto a outros favoritos como David Donner (Palatov D4PPS) ou Jean Philippe Dayraut (Dacia Duster). Na lista incluem-se ainda dois Ford RS 200, um Acura NSX num total de oito concorrentes.

‘Monster’ Tajima e a Suzuki decidiram rumar ao futuro e inscreveram o seu carro na classe elétricos, um Monster Sport Pikes Peak Special. Nesta classe, com sete carros, destaque para a presença de dois Mitsubishi i-MiEV e um… BMW M3. Curioso, no mínimo. O recorde da classe pertence a Ikuo Hanawa, em 2011 (12m20.084s).

Na Super-Stock Car, uma das classes mais antigas e competitivas, os carros, ao melhor estilo da NASCAR, já rodam abaixo do minuto onze, com o recorde a pertencer a Clint Vahsholtz, 2011 (10m55.603s).

Mais rápidos, os Open Wheel, aproximam-se muito dos tempos dos ‘Unlimited’, numa classe que tem 14 inscritos e já compete em Pikes Peak desde 1916. Engloba carros estilo Indy Car ou buggy. O recorde pertence a Robby Unser, 1994 (10m05.85s).

Na classe Pikes Peak Open, correm os carros mais ‘normais’ ou camiões. Exteriormente podem parecer ‘civilizados’ mas no interior quase não há limites no que é feito nos motores, transmissões e suspensões. O recorde pertence a Per Eklund, 2000 (11m21.580s)

Dumas estreia-se, Rohrl exibe-se em Pikes Peak

A classe Time Attack engloba stock cars baseados em carros de produção, de duas e quatro rodas motrizes. O recorde da classe pertence a Rod Millen, 2011 (11m04.912s) nas 2WD e David Kern/Allison Kern, 2008 (11m48.434s) em 4WD.

A classe Exhibition este ano tem um participante muito especial, já que Walter Rohrl leva o Audi Sport Quattro S1 Pikes Peak com que correu em 1987. Há ainda classes reservadas ao ‘Vintage’ (Mustang, Cobra, Mercury e Lincoln), motos, motos Vintage, Exhibition Powersport (SUVs), Quads 750cc, motos elétricas e Side Cars.

Depois de Le Mans, Romain Dumas corre em Pikes Peak de Porsche. O piloto da

NASCAR, Vet Boris, vai correr com um carro elétrico, Rhys Millen regressa a Pikes Peak na classe Time Attack. Enfim, muitos e bons motivos para seguir a Rampa de Pikes Peak.

LISTA DE INSCRITOS – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado