Eleições FPAK: Fomos falar com os clubes

Por a 4 Junho 2013 12:51

As eleições da FPAK estão quase à porta, e o AutoSport continua a dar voz a todos os protagonistas das eleições da FPAK, candidatos e delegados que representam os clubes e associações. Na edição de amanhã, fique a saber o que pensam alguns clubes da atual situação.

Entretanto, na passada semana demos à estampa a confirmação do que muitos temiam: A Auditoria confirma irregularidades nas contas da FPAK: houve irregularidades na gestão de dinheiros da federação nos últimos anos.

Há duas semanas a FPAK emitiu um comunicado aos seus clubes associados, dando conta que finalmente foram apuradas as contas do exercício de 2012, e que a apresentação das mesmas em Assembleia Geral, assim como a data de marcação de eleições para escolha de nova Direção e Presidente, em virtude da morte de Luiz Pinto de Freitas, teriam já datas aproximadas definidas.

Num documento a que o AutoSport teve acesso, e que é assinada pelos membros da Mesa da Assembleia Geral – David Avelar (Presidente), João Reis e José Machado – a demora deste procedimento foi justificada com a necessidade de ser apurada a real situação económica e financeira da FPAK (triénio 2010-2012) e para a qual foi pedida uma auditoria em final de 2012, que apenas nos últimos dias ficou prontificada.

No comunicado pode ler-se que no relatório da dita auditoria “são reportadas irregularidades que justificam e impõem a sua comunicação às autoridades presentes”, mais precisamente à Procuradoria-Geral da República e à Secretaria de Estado do Desporto e Juventude “para os efeitos que tiverem por convenientes”.

Dado este passo, e agora que a FPAK está em posição de apresentar as contas relativas a 2012, para que estas sejam votadas, a Assembleia Geral fica marcada para a terceira semana de junho – semana de 17 a 23, segundo conseguimos apurar, pois junho começa num sábado –, sendo intenção que o ato eleitoral se realize durante a primeira semana de julho.

Má gestão?

O relatório final da auditoria realizada pela sociedade de Revisores Oficiais de Contas Floriano Tocha, Paulo Chaves & Associado realça que, no período visado, houve irregularidades na gestão da federação, nomeadamente por parte do seu falecido presidente, pois numa das alíneas das conclusões revela que “foram efectuados levantamentos e compras no biénio 2010 e 2011 pelo presidente da Federação sr Luis Freitas, no montante de 131.500 euros (89.000 euros em 2010 e 42.500 euros em 2011) sem justificação, ou seja, sem a existência de facturas ou outros documentos que correspondam ao fluxo de saída de meios financeiros.”. Entre diversos outros comentários, o relatório vinca esta tendência ao afirmar que “analisando os movimentos de regularização efectuados registados ao longo do ano, detectamos registos sem suporte documental adequado que os justifiquem, e documentos que não são suficientemente esclarecedores, desta forma, demonstra-se que esta conta regista a saída de fluxos financeiros ou a ausência dos mesmos, e que o saldo em causa em nosso entender também deverá ser caracterizado da mesma forma que o explicitado nos parágrafos anteriores, ou seja, deve ser considerados a favor do sr. Luis Freitas”.

Por outro lado o relatório explicita que “as transferências bancárias eram executadas também segundo instruções do mesmo” (ndr: Luiz Pinto de Freitas). O documento salvaguarda ainda a posição ou gastos de outros dirigentes, pois a estes não eram atribuídos quaisquer cartões ou meios de pagamento, esclarecendo que “os restantes membros da direcção não tinha capacidade para movimentar as contas bancárias e nem sequer tinham conhecimento das mesmas”.

Os auditores criticam alguns costumes levados a cabo pela FPAK no seu regular exercício, fazendo mesmo algumas recomendações para o futuro: “O trabalho desenvolvido permitiu-nos identificar alguns procedimentos internos instituídos, os quais recomendamos que sejam alterados tendo em vista obter um controlo interno mais rigoroso dos fluxos financeiros”.

Apenas quando forem apresentadas, então, as contas de 2012 aos clubes associados em Assembleia Geral é que estes terão conhecimento mais pormenorizado de todo o cenário económico-financeiro atual da FPAK, assim como os membros das listas que apresentarem oficialmente a sua candidatura à direção da federação. Este ato, no entanto, apenas pode tomar lugar na sequência da Assembleia Geral.

Aguardamos por essa altura para ouvir as reações dos principais intervenientes a toda a ‘novela’ em que se transformaram as eleições da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, que, segundo apurou o AutoSport, ainda na semana passada esteve na iminência de perder o seu estatuto de Entidade de Utilidade Pública Desportiva, situação ainda não totalmente a salvo por parte dos seus atuais líderes interinos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado