Campeonato Nacional Trial 4×4 prosseguiu em Valongo

Por a 19 Maio 2014 13:38

Realizou-se em Valongo mais uma prova do Campeonato Nacional Trial 4×4 um evento que voltou a juntar largos milhares de espectadores. 32 equipas responderam à chamada dos homens dos Trilhos do Nordeste, partilhando uma pista bem recheada de obstáculos e ‘arranha-céus’ 

Após uma incursão pela região Oeste, o CNTrial4x4 regressou ao norte para uma jornada competitiva e recheada de excelente trial de resistência. Na Classe Absoluto, Domingos Diniz (Revi Clap) estreou-se no lugar mais alto do pódio. Uma vitória à muito procurada pelo ‘veterano’ piloto, que foi acompanhado pelo filho Mickael. Uma prova sofrida para a dupla de Vagos que sofreu dois furos e viu o guincho ceder já bem perto do final, conseguindo, ainda assim, neutralizar os ataques da NordHigiene. António Calçada e Pedro Rodrigues falharam o triunfo por escassos cinco minutos, com a dupla transmontana a acusar adversidades com o guincho, já depois de resolvidos os problemas de direção e aquecimento do motor do Suzuki. Já fora da luta pela vitória mas com o pódio ao seu alcance, os manos Barros Mendes, Diogo e Paulo, da equipa Tuff4x4, minimizaram os problemas com a Hilux para assegurar o terceiro lugar, acumulado com a volta mais rápida no Prólogo.

Na Classe XL, mais do mesmo! Rui Querido e Nuno Graça voltaram a vencer, três triunfos em outras tantas provas, contabilizando uma dúzia de voltas, mais cinco que os campeões nacionais em título, Luís Jorge e Miguel Costa, que acusaram ainda alguma juventude da viatura estreada na jornada anterior. No regresso ao Nacional, Bruno Fernandes e José Santos alcançaram um honroso terceiro lugar na estreia de um novo carro. Um pódio foi todo ele XS5, ou seja, três viaturas preparadas pela estrutura sedeada em Torres Vedras

Candeias bem ‘iluminado’

Na Super proto, Paulo Candeias e Luís Carlos reafirmaram a sua candidatura ao título ao vencer pela segunda vez consecutiva, esta temporada. O piloto de Carrazeda de Ansiães dominou por completo a classe reservada aos Rock Crawler, liderando da primeira à última volta, sendo apenas superado pela dupla da EC4x4, Emanuel Costa/Gerardo Sampaio, no Prólogo quando esta registou a volta mais rápida e conquistou a Pole. Enquanto Candeias perdeu algum tempo para abastecer, o seu mais direto opositor foi ‘vítima’ de quatro furos que o obrigou a outras tantas paragens. Contudo, em termos de andamento, a verdade é que ambos se mantiveram muito equilibrados e competitivos. No lugar mais baixo do pódio, terminou Jorge Silva, acompanhado por Tiago Soares em mais uma prova muito esforçada, com o piloto de Rio Tinto a recolher mais cedo às boxes com o semieixo partido.

Classe 2 de regresso

Reservada a viaturas com limite de pneus até 37”, a Classe 2 regressou ao campeonato nacional, acolhendo a preferência de seis equipas, sendo cinco já repetentes de anos anteriores. Num duelo de ‘gigantes’, levou vantagem a dupla Nelson Sousa/Miguel Tadeu, com uma prova exemplar, apenas perdendo a liderança por momentos – altura em que o guincho cedeu e perdeu a valvulina da caixa do Patrol. No final, contabilizaram mais uma volta que os estreantes José Paulo e Carlos Jesus que realizaram uma prova sem contratempos. No derradeiro lugar do pódio e com o mesmo número de voltas (8) terminou a dupla Rui Dias/Nuno Araújo, acusando apenas um percalço com o bloqueio do diferencial e um fusível.

Repetentes na Promoção e Suzuki

Rui Policarpo veio para se afirmar no Trial. O piloto de Torres Vedras, motivado por Ricardo Barreira, estreou-se em competição na jornada anterior com um segundo lugar e em Valongo chegou à vitória, numa prova muito regular e sem correr riscos. Policarpo superou a dupla Filipe Bernardo/Pedro Miranda por minutos, que tendo terminado na mesma volta (7), também não acusou problemas tal como os vencedores. Ao invés, António Silva e Luís Bacelo sofreram bastante para conservar o derradeiro lugar do pódio, terminando apenas com duas velocidades no Patrol. No Troféu Suzuki, Joel Sousa e Rui Magina bem que podem encomendar as faixas de campeões, em mais uma jornada solitária! Sem concorrência, esta dupla de Fafe vai animando o paddock, sem necessitar de danificar o Samurai, completando apenas uma volta.

Agora o CNTrial4x4 está de regresso a 8 de junho, em Alenquer. VM

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado