Campeões Mundiais de Ralis confirmados no “éFigueira Racing Festival”

Por a 24 Maio 2009 18:59

O evento automobilístico assegurou a presença de três ex-campeões do Mundo e ex-vencedores do Rali de Portugal: Markku Alen, Timo Salonen e Didier Auriol, contando ainda com o multi-vencedor do Rali da Madeira Andrea Aghini, e o ex-campeão Alex Fiorio.

As instalações estão à altura de um grande espectáculo, com uma surpreendente “super pista”, em construção na antiga fábrica de madeiras na vila da Gala, nos arredores da cidade, que tem quase dois quilómetros de extensão, contando com duas faixas de oito metros de largura, maioritariamente em piso de terra. O recinto fechado está preparado para receber milhares de apaixonados do automobilismo e conta com um amplo espaço coberto, onde ficará um Salão de carros, motos e clássicos. O público tem ao seu dispor uma zona reservada com vários restaurantes, para que o dia seja passado comodamente em família.

Campeões portugueses presentes

Para animar o festival, a organização convidou também pilotos portugueses vencedores de vários campeonatos nacionais de ralis como Joaquim Santos, Carlos Bica, Santinho Mendes, António Rodrigues, Jorge Ortigão, Mário Silva, José Carlos Macedo e ainda Miguel Campos, entre outros. Os pilotos do Dakar Ricardo Leal dos Santos, Paulo Marques e Bernardo Villar também constam da lista de convidados.

Foi criada uma nova empresa denominada éFigueira, que implementou uma nova dinâmica na preparação do evento. Conta com uma equipa de colaboradores e consultores que vão permitir a montagem deste grande espectáculo num curto espaço de tempo, com muito empenho, dedicação e profissionalismo.

Vão estar reunidas as condições para um fim-de-semana de sonho para os aficionados de todo o país, que podem assistir ao éFigueira Racing Festival e ainda visitar uma zona lúdica e de exposições, onde se vão desenrolar algumas actividades com os pilotos, desde sessões e autógrafos a outras surpresas, apresentando uma excelente relação preço/qualidade nos ingressos. O bilhete simples custa 10€ e o mais caro 25 €.

Markku Alen, o piloto finlandês que tem uma enorme paixão pelo nosso país, onde venceu o Rali de Portugal em 1975 (Fiat 124 Spyder Abarth), dois anos mais tarde voltou ao topo do pódio depois de levar o Fiat 131 Abarth a cortar a meta na liderança, vencendo em 1977,1978 e 1981 com esta máquina que o tornou num piloto lendário.

Em 1987 ao volante do Lancia Delta HF 4WD que substituiu o “S4”, conseguiu a sua quinta vitória em terras lusas. Com o Lancia 037 nunca venceu no nosso país, mas obteve dois relevantes resultados, conseguindo o segundo lugar em 1984 e o quarto no ano anterior. Num Lancia Delta Integrale foi em 1989 o segundo classificado. Só no rali português, Markku Alen foi 9 vezes ao pódio. Venceu a FIA World Cup, que deu origem ao Mundial em 1978, sendo Vice-Campeão do Mundo em 1986 e 88. Ficou célebre a sua frase “Maximum Attack”, que promete recordar no éFigueira Racing Festival.

Timo Salonen não resistiu ao desafio de voltar a Portugal, para ser também “Cabeça de cartaz” do Festival que animará a Figueira da Foz no último fim-de-semana de Maio, e promete grande divertimento para si e para o público. Foi Campeão do Mundo de Ralis em 1985, ano em que também ganhou o Rali de Portugal. Salonen guiou máquinas oficiais de diversos construtores, sendo a Nissan a que mais anos esteve ligado, mas a Peugeot no 205 Turbo 16, a Mazda com os 323 4WD e depois a Mitsubishi, nos Galant VR-4 também o tiveram a seu serviço.

Quanto a Didier Auriol que participou 11 vezes no Rali de Portugal foi piloto oficial da Lancia, Toyota, Peugeot, Seat e Skoda, ganhou o Mundial de Ralis em 1994, o seu único título mundial. O francês, que venceu várias vezes o Monte Carlo e a Córsega, nunca triunfou em terra lusitanas, onde por três ocasiões foi segundo classificado (1990, 1991 e 1994) ao que acrescentou mais o 3º lugar em 1999 no Corolla WRC.

Andrea Aghini, teve sempre mais sucesso na ilha da Madeira, na prova do Europeu de ralis do que nas classificativas de terra do Rali de Portugal. Todavia só veio à prova portuguesa realizada no Continente três vezes, conseguindo subir ao terceiro lugar do Pódio em 1993.

Já no que ao Rali da Madeira diz respeito, os sucessos nesta prova foram evidentes, com quatro vitórias: 1992, 94, 98 e 2002, Vice-Campeão Europeu em 1998, e Italiano em 99, era temido pelos seus adversários no Rally Sanremo, onde brilhou por três vezes no topo do pódio (1992, 1998 e 2002). Filho do famoso director desportivo da Lancia e da Fiat, Cesare Fiorio, o Alessandro (Alex) Fiorio venceu o Mundial de Produção (Grupo N) em 1987, e consegue um excelente resultado no Mundial de 1989, sendo Vice-Campeão e terceiro no Campeonato do Mundo em 1988. Duas subidas ao pódio em Portugal, com o 2º lugar em 1988 e terceiro no ano seguinte, ambos em Lancia.

O éFigueira Racing Festival – um fim-de-semana para a família

Neste evento tudo foi pensado ao pormenor num dia dedicado à família. No Festival foram concebidos espaços para contemplar todas as faixas etárias do público. Com vista a este propósito, os mais novos poderão usufruir de um parque infantil idealizado e assegurado pela presença de uma hospedeira, para que seja dada a possibilidade aos pais de aproveitarem a variedade dos momentos presentes no festival.

Para além disso, o público terá a oportunidade de observar alguns dos melhores pilotos nacionais e internacionais em competição. Mais ainda, os jovens irão vibrar com um show de Freestyle Motocross FMX, onde as piruetas e a velocidade irão libertar a sua adrenalina.

Para terminar cada um dos dias em grande, foi associada a música ao festival desportivo um leque de bandas, que incluem nomes como os “Blasted Mechanism”, “Jetuga”, “Irmãos Verdade”, “Nazzaryn” e “dj´s” para que festa continue noite dentro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado