AutoSport Festival: Pilotos presentes

Por a 5 Julho 2013 14:18

António Félix da Costa

António Félix da Costa é atualmente um dos candidatos ao título na World Series by Renault, competição onde se estreou a meio do ano passado, na condição de piloto da Red Bull Junior Team, tornando-se o piloto mais vitorioso do ano com quatro triunfos. O piloto português conta no seu palmarés com o título campeão da Fórmula Renault 2.0 North European Cup, o terceiro lugar na Fórmula Renault 2.0 Eurocup, o terceiro lugar na GP3 Series e a vitória no Grande Prémio de Macau de 2012. É, nesta altura, apontado, muito possivelmente, como o próximo português a chegar à F1 depois de já ter testado um Force India e um Red Bull.

Pedro Matos Chaves

Depois de vencer a Fórmula Ford nacional em 1985, foi o primeiro a apostar numa carreira além-fronteiras nas fórmulas de promoção, culminando no título na Fórmula 3000 Britânica, em 1990, que o catapultou para a F1 na Coloni no ano seguinte, uma aventura que não deu resultados. Dedicando-se a outros tipos de corridas, participou em provas internacionais de GT, sagrando-se campeão de Espanha em 2002, mas também correu em Portugal, onde foi campeão de ralis em 1999 e 2000. Ainda guiou o Renault S1600 no Nacional de ralis e depois ajudou no ressurgimento do Team Portugal no A1 GP, equipa que geriu.

Rui Madeira

Rui Madeira é daqueles pilotos que praticamente dispensa apresentações. O seu maior feito foi ter-se sagrado Campeão do Mundo de Produção em 1995 (então Taça FIA) ao volante de um Mitsubishi Lancer preparado pela Ralliart Germany, naquele que foi o primeiro título mundial de um português no Mundial de Ralis. Esse título abriu-lhe as portas das equipas satélite do WRC e conseguiu já ao volante de World Rally Cars prestações de luxo. No seu currículo também consta uma vitória no Rali de Portugal de 1996 com um Toyota Celica da Grifone, já depois de ter conquistado dois títulos de Grupo N no Nacional de Ralis e antes de ter sido piloto oficial da SEAT e da Ford também no Nacional de Ralis.

Ricardo Teodósio

Piloto verdadeiramente versátil, Ricardo Teodósio é um caso sério de popularidade nos ralis. Mas a sua carreira começou nas pistas, mais exatamente, nos kartódromos, onde deu, desde logo, nas vistas e começou por perseguir o caminho que tinha destinado até à F1. Infelizmente só chegou até à F3 alemã, mas sempre com resultados interessantes. O volte face na sua carreira aconteceu pouco depois e a viragem dos ralis foi muito bem sucedida, mesmo se lhe continua a faltar um título absoluto. Mas, para ele, isso é menos importante do que dar um verdadeiro show de condução como o faz em qualquer classificativa por onde passe!

Joaquim Jorge

Figura proeminente nos Clássicos portugueses, Joaquim Jorge concentra nove títulos entre os feitos obtidos nos Ralis e na Velocidade. O piloto que, desde o início da sua carreira, mantém uma forte ligação à Ford e ao mítico modelo Escort, afirmou-se pela sua polivalência e pela sua simpatia junto dos seus admiradores. A sua carreira começou já tardiamente, mas, nos ralis, não demorou muito a alcançar títulos. Em 1998, 1999, 2000 e 2002 e 2005 tornou-se imbatível nas provas de estrada, sempre com um perfeito domínio do Ford Escort, antes de passar para a Velocidade onde em 2006, 2008 e 2010 também não se fez rogado e voltou a ser também o mais eficaz em pista nas corridas dos Clássicos. Como o talento está presente e tempo parece que não passa por si, mantém as suas características de piloto muito rápido.

Miguel Jorge Barbosa

Miguel Jorge Barbosa é uma das principais esperanças portuguesas nos ralis nacionais. O seu percurso competitivo começou no karting onde em 2007 (época de estreia), 2008 e 2010 se sagrou vice-campeão do Troféu Rotax Max. Depois disso, passou para os automóveis e mostrou todo o seu valor ao vencer o Rali de Famalicão e de Santo Tirso, estreando-se, surpreendentemente, nesse mesmo ano no Campeonato de Portugal de Ralis. Em 2012 já fez a totalidade do CPR e foi considerado o piloto revelação, surpreendendo com a conquista do vice-campeonato absoluto ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX. Atualmente é um dos principais animadores da Taça de Ouro, liderando as contas do Agrupamento de Produção.  

Rodrigo Gallego

Rodrigo Gallego foi campeão do Mundo de F1 Históricos por quatro vezes, em diversas categorias. Em 2004 foi vencedor absoluto ao volante de um March 761 (ex-Ronnie Petterson), tendo depois que esperar um ano por chegar a novo título (desta feita, já não absoluto, mas sim na sua categoria), em 2006, onde chegou ao cetro aos comandos de um Minardi 185 (ex-Pierluigi Martini). Após repetir o título no mesmo Minardi em 2007, regressou ao March 761 em 2008 para se sagrar mais uma vez campeão da categoria, onde o papel a da equipa MEC Auto se revelou sempre essencial. Na história também deixou registado o facto do ter contribuído para que o Sporting Club de Portugal se sagrasse o primeiro clube de futebol campeão do Mundo FIA de F1.

Eduardo Veiga

Em 2013, Eduardo Veiga aposta novamente Campeonato Open de Ralis com o Ford Escort RS, sendo sempre um dos pilotos mais apreciados nas suas passagens pelo grau de espectacularidade que imprime aos seus registos. No Rali Vidreiro, venceu mesmo a competição do campeonato de 2 Rodas Motrizes, algo que também já tinha acontecido no Rali de Barcelos de 2012. Um ano antes esteve ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VII para ‘medir o pulso’ aos ralis. Mas grande parte da sua carreira, fabricou-a no Off Road (Autocross e Ralicross) onde detém um vasto palmarés. Começou por ser Campeão nacional de Kartcross em 1997, tendo também sido Bicampeão nacional de Ralicross em 2005. Diversos vice-títulos vice-títulos de Ralicross (2010, 2008, 2007, 2003, 2001, 2000 e 1999) e de Autocross (2000) também fazem parte do seu cartão de visitas.  

Autosport Festival – 6 de Julho de 2013

Horário

Classe Inicio Fim Duração

Desportivos1 10:00 10:20 0:20

Super Desportivos 1 10:30 10:50 0:20

Desportivos2 11:00 11:20 0:20

Super Desportivos 2 11:30 11:50 0:20

Hot Laps 12:00 12:10 0:10

Moto 1 12:05 12:25 0:20

Desportivos 3 12:30 12:50 0:20

Paulo Martinho (Almoço) 13:00 13:20 0:20

Super Desportivos 3 14:00 14:20 0:20

Desportivos 4 14:30 14:50 0:20

Hot Laps 15:00 15:10 0:10

Super Desportivos 4 15:20 15:40 0:20

Motos 3 15:50 16:10 0:20

Hot Laps 16:20 16:30 0:10

Paulo Martinho 16:45 17:15 0:30

Power Stage Rally – Passagem 1 17:45 18:25 máximo de 50 concorrentes com partida de 30 em 30 segundos

Power Stage Rally – Passagem 2 18:30 19:10

Power Stage Rally – Passagem 3 19:15 19:55

Power Stage Rally – Passagem 4 20:00 20:40

Exposição de Marcas automóveis e motos Permanente nas Boxes

Área de alimentação Permanente no Paddock

Expositores Permanente no Paddock

Bianchi Prata

Batismos de Helicoptero Informação na Loja AutoSport

estágios e batismos de Enduro e TT Permanente na Pista TT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado