Arte sobre rodas: de Portugal para o Mundo

Por a 1 Setembro 2011 14:49

Quando a BMW apresentou o seu décimo sétimo Art Car – o M3 GT2 decorado pelo escultor Jeff Koons – no Centro Pompidou, em França, o presidente daquele museu parisiense disse que o objetivo era esbater as “fronteiras entre a arte, o design e as criações industriais”. Este programa da marca alemã é uma das mais curiosas simbioses entre a arte e o fenómeno motorizado. Poderá um veículo ser um objeto de arte? Arriscamos uma resposta: sim, pode.

Não só pode ser um objeto de arte como é uma ‘plataforma’ que aglutina o trabalho de diversos artistas, desde o designer que idealizou as formas da carroçaria, até ao criador da decoração que passeará pelas pistas do mundo inteiro. Se dúvidas existissem sobre a importância do fator ‘estilo’ no desporto motorizado, veja-se o inaudito conflito entre as duas equipas de Fórmula 1 que querem replicar o nome e a famosa decoração da Lotus no próximo Mundial. Ambas sabem que o british green da marca fundada por Colin Chapman e o preto com listas douradas dos célebres Lotus ‘John Player Special’ vendem tanto como os logótipos colados em cima dessa camada de história e simbolismo. Em última análise, este é o poder da arte. E marcas como a Martini, a Gulf ou a própria John Player Special são exemplos acabados de como uma decoração pode valer a imortalidade.

De Portugal para o Mundo

Talvez não saiba mas a decoração das motos da equipa Repsol Honda no MotoGP foi criada por um português. Chama-se Miguel Lobo, tem 45 anos e é a mente criativa por detrás da Sportgrafics, uma pequena empresa sedeada em Oeiras que já desenvolveu projetos para dezenas de campeonatos internacionais. A qualidade das suas criações é visível na impressionante lista de pilotos e equipas quem já passaram pelas mãos de Miguel Lobo: Barwa Addax (GP2), Racing Engineering (GP2), Motopark (F3), BMW X-Raid (Dakar), Mitsubishi/JMB Stradale (Dakar), KTM Red Bull (Dakar), Adrián Campos (F. Indy Lights), Peugeot Portugal (ralis), ASM (Le Mans), AutoGP (ex-A1 GP), Yser Racing Team (CPTT), Autódromo do Algarve, Mercedes AMG da Vodafone (CPGT), Miguel Barbosa, José Pedro Fontes, Pedro Lamy, Carlos Sousa, Nasser Al-Attiyah, Eric Vigouroux, Gilles Panizzi, Manuel Gião, António Félix da Costa, Bernardo Sousa, Jaime Alguersuari e tantos outros nomes famosos de Portugal e do estrangeiro. O espectro de gerações que já recorreram às decorações de Miguel Lobo vai desde o famoso ‘Pêquêpê’ (nos idos anos 80) até ao jovem Miguel Oliveira, que recentemente foi vice-campeão europeu com uma bonita moto decorada com as cores nacionais.

Autodidata assumido, Miguel Lobo colecionou também alguns episódios caricatos com outras figuras conhecidas da sua arte. Um dos que se podem contar – porque como o próprio afirma, “nesta atividade o segredo é mesmo a alma do negócio” – aconteceu com a equipa oficial da Ducati nas Superbikes, que tinha encomendado uma decoração a Aldo Drudi, conhecido pelos trabalhos com Valentino Rossi. Como a proposta do italiano não convenceu a equipa, o seu patrocinador principal – a Xerox – pediu à Sportgrafics que desenvolvesse o conceito, que passou assim a ter o dedo de Miguel Lobo.

Hoje em dia, a Sportgrafics emprega cinco pessoas. O trabalho também envolve meter as ‘mãos na massa’, ou seja, produzir e colar os autocolantes em vinil. “O processo de criação de uma decoração está bem definido”, explica o designer português. “Primeiro há um briefing para conhecer o projeto: qual o campeonato, se é só o carro ou uma equipa, qual a percentagem de importância de cada patrocinador na imagem, etc. Depois há a parte da criação, onde são levados em conta aspetos como os contrastes, ou se os logótipos aparecem em ‘positivo’ ou ‘negativo’ (se são a cores ou a preto-e-branco, consoante se são de patrocinadores ou parceiros técnicos), além do design global e da harmonia entre as cores.” Aqui, a sensibilidade artística do criador é fundamental. “O produto final não pode parecer uma árvore de natal”, refere Miguel Lobo. A parte de produção e manutenção também influencia a criação do design: “Um carro que em teoria poderá bater mais vezes, deverá ter uma decoração mais fácil para a manutenção e substituição dos autocolantes”.

O português também já recebeu encomendas menos usuais como quando a chinesa Gelly lhe pediu que desenhasse um possível modelo do WTCC, ou quando a Chrysler fez um pedido idêntico para uma versão do Dakar.

Paixão na tela

O imaginário de alguns pintores profissionais e amadores também é preenchido pela competição motorizada. Nomes como os britânicos Nicholas Watts ou Stuart Booth tentam capturar nas suas telas algo que a simples e ‘fria’ fotografia não consegue. Em Portugal, um dos artistas que se apaixonou pelos automóveis é Ricardo d’Assis Cordeiro. No seu atelier em Lisboa pintou uma coleção de dez quadros a óleo sob o tema ‘Classic Cars’, onde retrata vários modelos emblemáticos da competição e da indústria automóvel. Nesta exposição -estreada no AIA durante o último Algarve Historic Festival – é possível ver, entre outros, um AC Cobra de 1963, o BMW 3.5 CSL ‘Batmobile’ (1971), o Lotus 79 ‘John Player Special’ de Mario Andretti (1978), ou um Lotus X  de 1955. “Para pintar clássicos é preciso ter um fascínio por estes automóveis”, refere d’Assis Cordeiro. “Escolhi modelos que representassem as diferentes épocas que estiveram no último Historic Festival e por modelos cujas linhas e enquadramentos resultassem em telas mais equilibradas e harmoniosas. Temos que confiar na nossa intuição”, conclui o artista e aficionado. Há inclusive um blog sobre as suas telas de clássicos: dassiscordeiro-classiccars.blogspot.com. Também o antigo navegador de ralis Redwan Cassamo já pintou diversos quadros com esta temática, da F1 ao TT, dos ralis à velocidade. A obra de Cassamo pode ser vista no Facebook, em Redwan’s Racing Artwork. 

Os espetaculares Art Car

Desde 1975 que a BMW convida diversos artistas para decorarem os seus Art Cars. Existem 17 e o último da linhagem é o “Força Bruta”, de Jeff Koons, famoso artista norte-americano que em tempos foi casado com Cicciolina. “Isto é aquele milésimo de segundo antes da criação”, explicou Koons sobre o M3 GT2 que correu em Le Mans.

Antes dele, os projetos de Alexander Calder, Frank Stella, David Hockney, Roy Lichenstein e Andy Warhol (que pintou um M1 de Grupo 4… com uma trincha!) passaram para a posteridade como obras de arte inimitáveis. E que dizer do dinamarquês Olafur Eliasson? Convidado pela BMW para ‘vestir’ o concept a hidrogénio H2R, criou uma escultura de gelo e aço da qual saíram as formas da carroçaria… Arte sem limites – até de temperatura.

A técnica da Fórmula 1

Giorgio Piola é o mais famoso desenhador técnico de publicações especializadas em Fórmula 1. Veterano com mais de 600 Grandes Prémios, o italiano chegou a passar pela equipa Shadow mas ganhou fama com os seus desenhos que mostram com pormenor notável as soluções técnicas adotadas na F1. Todos os componentes e novidades são explicados recorrendo aos desenhos de Piola, que inclusive ganhou a alcunha de “O espião da Fórmula 1”. Ao longo da sua extensa carreira, o italiano produziu mais de quatro mil desenhos e editou 20 livros sobre análise técnica dos monolugares de F1.

Ricardo S. Araújo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado