ARQUIVO AUTOSPORT: A minha primeira vez

Por a 19 Dezembro 2010 17:39

Parecia uma seca, uma ‘chumbada’ reservada ao ‘puto’ estagiário, quando o Rui Pelejão me disse: – Vais passar um dia no arquivo à procura das primeiras notícias que demos dos grandes campeões. Afinal, acabou por ser uma viagem divertida e estimulante. Por um dia, mergulhei nos arquivos da Autosport e folheei 33 anos de história, 33 anos de textos e imagens, 33 anos de alegria, emoção e, também, tristeza. Mas, sobretudo, percorri com os olhos 33 anos de jornalismo desportivo. Capa a capa, página a página, vi carreiras e pilotos a engrandecerem. De Senna a Alonso, de Sainz a Loeb, muitos foram os pilotos que ‘escalaram’ a capa desta publicação. O Autosport estava lá quando os grandes campeões nada mais eram que ‘projetos’. Através de  artigos de edições com 10, 20 ou 30 anos, a Autosport recorda como olhou para o princípio de carreira de alguns dos mais conhecidos pilotos da história.

ARQUIVO AUTOSPORT: A minha primeira vez

Ayrton Senna

“O fenómeno do karting brasileiro, merecedor pleno do título mundial.” Era assim que em setembro de 1979, aquando do Mundial de Karting no Autódromo do Estoril, o AutoSport se referia ao futuro campeão mundial Ayrton Senna. Nas linhas escritas por Vítor Abreu podia ler-se ainda que “cada vez que Senna da Silva ultrapassava um adversário toda a bancada explodia numa aclamação unanimemente estrondosa, que só encontra paralelo nos estádios de futebol.” O lendário piloto brasileiro, por muitos tido como o melhor de todos os tempos, sagrou-se vice-campeão, em 79 e 80, anos antes do seu ingresso na Fórmula 1.

ARQUIVO AUTOSPORT: A minha primeira vez

Carlos Sainz

Corria o ano de 1987 quando, o então jovem, Carlos Sainz, de 24 anos, correu pela primeira vez num rali do Campeonato do Mundo, e logo em Portugal. O ás madrileno falou ao Autosport em fevereiro, poucos meses antes do Rali de Portugal, onde iria correr aos comandos de um Ford Sierra Cosworth da equipa oficial britânica. “É uma experiência muito importante, um marco na minha carreira”, comentava o piloto sobre a sua participação no rali português.

ARQUIVO AUTOSPORT: A minha primeira vez

Michael Schumacher

“Schumacher venceu na Suécia”. Era este o título da notícia que apontava o jovem alemão de 18 anos como campeão Europeu Intercontinental A em 1987. A ascensão do “barão vermelho” foi rápida, sobretudo se tivermos em conta que apenas 4 anos depois estaria a disputar o seu primeiro Grande Prémio, em Spa-Francorchamps. Contudo, nesta corrida o alemão até gozou de uma saída de estrada dos dois primeiros classificados para ganhar e podia ler-se: “o primeiro título europeu foi-lhe oferecido”.

Colin McRae

Em 17 de setembro de 1991 a noticiava-se a dobradinha da Subaru no famoso Rali Manx, disputado na Ilha de Man e que contava para o Europeu de Ralis. Até aqui nada de novo, mas se dissermos que o vencedor foi um tal de Colin McRae a conversa muda de figura. Com 23 anos esta foi a primeira vitória de relevo, em ralis, do piloto escocês que aos comandos de um Subaru viria a ganhar o Mundial de Ralis quatro anos mais tarde.

ARQUIVO AUTOSPORT: A minha primeira vez

Fernando Alonso

Com dois títulos conquistados, em 2005 em 2006, Fernando Alonso é hoje um dos mais respeitados pilotos do plantel da Fórmula 1, todavia em 1999, com apenas 19 anos, poucos o conheciam. Foi nesse ano que o piloto espanhol conquistou o título da Euro Open MoviStar by Nissan, mas não se livrou de alguma controvérsia, já que a vitória foi largamente contestada por Manuel Gião. O piloto português perdeu o campeonato por um ponto depois de ser ultrapassado por Alonso, alegadamente, em zona de bandeiras amarelas. Na notícia a dúvida quanto ao título ainda se mantinha: “resta saber se a FIA lhe dará razão…”

ARQUIVO AUTOSPORT: A minha primeira vez

Sebastian Loeb

Em 2001 Sebastien Loeb era um ilustre desconhecido que dava cartas nos ralis em França ao volante de um Saxo S1600, no entanto, graças ao apoio da Citröen, começava a ganhar alguma notoriedade nos ralis do Campeonato do Mundo em que participava. Com 27 anos, o agora heptacampeão mundial, que pilotava pela primeira vez um Xsara WRC, terminou o Rally de Sanremo na segunda posição, pisando os calcanhares ao “veterano” Gilles Panizzi. Segundo a Autosport de oito de Outubro de 2001 Sebastien Loeb “dá aulas de como se deve conduzir…com atrasos superiores a dois minutos, não só anula essa vantagem, como tem ainda o desplante de acrescentar mais um minuto ao primeiro lugar!”

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado