Adeus Pewee

Por a 18 Março 2008 14:00

Ricardo Santos Carvalho, ou “Pewee”, como era carinhosamente conhecido, iniciou a sua carreira no início da década de 70 no jornal “Motor”, dando assim corpo à sua inata paixão pelos automóveis. Assinou algumas notáveis reportagens – nomeadamente aquela que fez numa carrinha de assistência da Pirelli acompanhando o Rali de Portugal – e esteve nos mais diversos palcos, noticiando as mais diversas modalidades do automobilismo. “Sou de clínica geral”, costumava dizer.

Dele escreveu o meu pai, seu colega naquela “fornada” do “Motor” – “Podia ter sido o melhor jornalista português de automóveis “. Podia, mas não quis. O Pewee nunca foi de gabarolices nem de se pôr em bicos de pés. Aliás, o “nome de guerra” deve-se a uma inscrição que fez num rali (com um Mini, o que mais haveria de ser), para depois os amigos não apertarem com ele.

Apesar do seu talento natural, que aliava um conhecimento quase enciclopédico das quatro rodinhas com motor a uma escrita desempoeirada e divertida, Pewee preferiu viver a vida como uma aventura. “Um belo dia, peguei na viola e fui com uns amigos para o Algarve. Fiquei lá 15 anos como entertainer”.

Depois dessa “paragem nas boxes”, Pewee regressou às lides a todo o gás no início da década de 90 colaborando na imprensa da especialidade: “AutoSport”, “Volante”, “Jornal dos Clássicos”. “Turbo” e mais recentemente “Motor” e “Topos e Clássicos”. Foi também por esta época que descobriu uma nova paixão – a televisão.

Ficaram célebres as suas reportagens no “Rotações” e no “Máquinas” na RTP, e mais recentemente no “Super especial” da SIC Notícias, onde o seu lendário bom humor emprestava às suas peças um espírito único e inimitável. Era esse bom humor, a rara humildade (cada vez mais rara) e o companheirismo que faziam de Pewee um homem querido por todos.

“Adoro o cheirinho a borracha queimada pela manhã”, costumava dizer antes de ir com o seu bloquinho perguntar aos pilotos dos “Clássicos do seu contentamento” como tinham corrido os treinos. 

Pode nunca ter conseguido fazer um “Minoso” a partir dos três Minis podres que coleccionava à sua porta, mas coleccionou amigos que dele podem dizer “Era bom homem e um bom amigo”.

Vamos sentir a tua falta Ti Pewee.

Rui Pelejão

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado