Troféu Regional de Karting do Oeste teve início no Bombarral

Por a 26 Março 2012 13:03

Na categoria Iniciação, disputada por pilotos dos 4 aos 7 anos de idade, foi Luís Alves o primeiro a cruzar a linha de meta após as 4 voltas da Corrida 1, com uma confortável vantagem sobre o estreante João Faria, que teve de defender a sua segunda posição até à linha de meta após um interessante duelo com Matilde Ferreira. Guilherme Alves e Tomás Martins foram os quarto e quinto classificados.

Tomás Martins, que se tinha debatido com problemas mecânicos na primeira manga, bateu toda a concorrência na segunda manga e relegou Luís Alves para a segunda posição e João Faria, sempre muito regular, para a terceira. Matilde Ferreia foi a quarta e Guilherme Alves o quinto classificado.

Os melhores momento ficaram mesmo reservados para a final, onde Luis Alves e Tomás Martins, que haviam partido da linha da frente para as 5 voltas regulamentares. Estes dois pilotos andaram sempre na frente, trocando várias vezes de posição e sem nunca cometerem erros. Contudo, acabaria por ser Luís Alves a ganhar a corrida com uma escassa vantagem de 116 milésimos sobre Tomás Martins. João Faria acabaria por completar o pódio nesta que seria a sua primeira corrida. Matilde Ferreira seria a quarta classificada e Guilherme Alves o quinto.

Frederico Peters dominou de fio a pavio todo o evento na categoria Cadete, reservada a pilotos dos 7 aos 10 anos de idade. Começaria por obter a pole positon à frente de André Quaresma e do estreante Tomás Tomaz. Na corrida 1, o piloto eborense terminaria em primeiro com uma magra vantagem de 2 décimos sobre o piloto do Barreiro, André Quaresma. Pasquale Neves, também vindo de Évora seria o terceiro classificado batendo Tomás Tomaz sobre a linha de meta. Manuel Branquinho e Gonçalo Branco seriam os quinto e sexto classificados e Guilherme Gusmão o sétimo. Na corrida 2, as posições manter-se-iam, apenas com a troca de posição de Manuel Branquinho e Gonçalo Branco, mas para a Final voltaria a repetir-se a classificação da primeira corrida.

Na categoria Juvenil, começaria por ser Diogo Pinto a obter a volta mais rápida nos treinos de qualificação, à frente de Gonçalo Salvador e de Gonçalo Fonseca. A primeira corrida começou por ser muito animada com os dois pilotos da Tonykart Portugal a disputarem taco-a-taco a liderança na corrida, acabando por ser Diogo Pinto a alcançar a vitória sobre Gonçalo Salvador, seguidos sempre de muito perto por Gonçalo Fonseca e Catarina Vieira. João Vairinhos, que se estreava em competição seria o quinto classificado.

Na corrida 2, Gonçalo Salvador continuou sem argumentos para bater Diogo Pinto, tal com sucedeu na final onde Catarina Vieira subiu ao terceiro lugar do pódio e João Vairinhos foi quarto classificado.

O campeão nacional da categoria Juvenil em 2011, Yohan Sousa, agora na sua época de estreia na categoria Júnior não teve um domingo fácil, uma vez que teve uma concorrência muito forte. Na corrida 1, Sebastião Ghira acabaria por surpreender Andriy Pits e ganhar uma vantagem confortável que o levaria à vitória. Rita Teixeira foi terceira à frente de João Franco, João Ferreira e José Branquinho. Yohan Sousa, que se debateu com problemas mecânicos terminou em sétimo.

Na corrida 2, apenas João Ferreira trocaria de posição com João Franco, mas seria a final a corrida mais interessante, com Yohan Sousa a ser o protagonista. Partindo da sétima posição, o piloto de Torres Novas apenas demorou seis voltas a alcançar a liderança, tirando partido da luta que os dois pilotos da Kosmik travavam entre sí. Ghira acabaria por ser segundo classificado e Pits teria de se defender dos ataques de Rita Teixeira, a quarta classificada, durante a parte final da corrida. José Branquinho foi o quinto classificado, seguido de João Franco e João Ferreira.

Também na categoria rainha, a X30, para pilotos a partir dos 15 anos, se assistiram a corridas muito interessantes. Machado dos Santos arrancaria da pole position para a corrida 1, depois de bater Miguel Matos por escassos 6 milésimos de segundo. Tiago Mota e Francisco Inácio arrancariam da segunda linha. João Madeira e Gustav Nilsson sairiam da linha seguinte.

Um dos favoritos à vitória, Rui Silva, que partiu da última posição devido a um problema mecânico logo no início da qualificação, acabaria por ser o vencedor, deixando para trás Machado dos Santos na segunda posição, logo seguidos de João Madeira e Tiago Mota. Na corrida 2, foi João Madeira quem venceu a corrida, tendo Machado dos Santos repetido o segundo lugar. Rui Silva teve de defender a sua terceira posição, até à última volta. Tiago Mota acabaria em quarto, muito próximo do terceiro, seguido de Francisco Inácio, Gustav Nilsson e de Miguel Matos.

Para a Final partiriam da primeira linha Rui Silva e João Madeira, mas seria a vez de Machado Santos brilhar, primeiro surpreendendo Rui Silva na primeira volta, quando rodava na segunda posição, para depois alcançar João Madeira e roubar-lhe a liderança na passagem pela décima volta. Entretanto, Rui Silva que havia caído para a quarta posição tocou em Tiago Mota quando tentava recuperar uma posição e perdeu duas posições. Tiago Mota aproveitando a boleia de Machado Santos alcançou a segunda posição e mais tarde a liderança por duas voltas mas uma saída de pista fê-lo cair para a penúltima posição. No final, seria Machado Santos o primeiro a cortar a linha de meta, com uma vantagem de 47 centésimos sobre João Madeira. Rui Silva acabaria por recuperar até ao lugar mais baixo do pódio seria o quarto classificado, depois de roubar essa posição a Francisco Inácio. O piloto de Torres Vedras foi o quinto classificado, logo seguido de Tiago Mota e Gustav Nilson.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado