Taça do Mundo de karting estreia-se em Braga

Por a 9 Setembro 2010 12:21

A partir de quinta-feira, 112 pilotos vão entrar na pista do Kartódromo Internacional de Braga em busca do título da Taça do Mundo nas categorias KF3 e KZ1. Serão 84 na classe mais ‘pequena’, a KF3, e 28 na categoria dos ‘grandes’ (pilotos a partir dos 15 anos), totalizando 27 nacionalidades diferentes. A representação portuguesa será composta por Lucas Araújo e André Serafim nos karts com caixa, e João Carvalho, Henrique Chaves, Diogo Silva, Bruno Oliveira e Adam Valo na KF3.

Será a 15ª vez que o Clube Automóvel do Minho organiza uma prova internacional da modalidade, o que comprova a boa imagem que o clube português construiu junto da federação internacional. Aliás, recentemente a revista francesa KartMag elegeu a pista do KIB como a sétima melhor do mundo, numa votação de jornalistas e fotógrafos especializados que acompanham o karting a nível mundial.

Entre as organizações internacionais por parte do C.A.M. destacam-se o Campeonato do Mundo de Fórmula A e Super A em 2000, o equivalente da Super A em 2002, e mais recentemente, o Mundial de Fórmula A em 2005.

Tudo isto numa modalidade cujos campeonatos da FPAK foram perdendo vigor – com portugueses a correr em Espanha, Itália ou França – mas que já trouxe três títulos internacionais para o país: David Luz na Taça do Mundo de KF2 em 2009, César Campaniço no Campeonato da Europa de Inter A em 1998 (à frente de Fernando Alonso), e Álvaro Parente na famosa final do Europeu Junior em Braga (1998), quando o portuense bateu Robert Kubica (2º), Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Impacto na região

Além da importância desportiva de uma Taça do Mundo, o evento tem um impacto positivo na economia da região e por isso é apoiado por entidades oficiais como o Instituto de Desporto e o Turismo Porto e Norte de Portugal. “Um dos nossos objetivos é dinamizar o turismo com clientes de grande poder de compra, com o impacto em termos de comércio e hotelaria”, referiu Barbosa Ferreira, presidente do C.A.M. Agostinho Peixoto, do Turismo Porto e Norte de Portugal, realçou “a responsabilidade social e a importância turística que tem esta prova”, aludindo também ao facto de o evento estar associado a uma instituição local de caráter social, o Centro Novais e Sousa. Os treinos livres começam às 09h00 de quinta-feira, estando o início das finais marcado para as 15h30 de domingo.

O QUE É A…

KZ1: categoria com motores de 125cc a dois tempos (cerca de 42 cv), refrigerados a água, e equipados com caixa de seis velocidades. O regulamento técnico é parecido com o da KZ2, exceto nas caixas de velocidades que podem ser manuais ou elétrico-mecânicas e no uso de pneus macios. A categoria está aberta a pilotos a partir dos 15 anos. O peso mínimo com o piloto é de 175kg. Esta categoria chamava-se inicialmente Fórmula C e foi depois descontinuada em favor da Super ICC. Em Janeiro de 2007 foi renomeada pela FIA como KZ1. Desde essa altura, o piloto-referência da classe é o belga Jonathan Thonon, mas a lista de campeões do mundo inclui Jarno Trulli (1994), Danilo Rossi (1992) e Gabriele Tarquini (1984).

KF3: destinada a pilotos entre os 12 e os 15 anos, esta categoria chamava-se Junior Intercontinental A (JICA ou ICA-J) até a CIK-FIA decidir substituir os motores de 100cc refrigerados a ar pelos 125cc ‘Touch-and-Go’ refrigerados a água. O peso mínimo com piloto é de 145 kg e os karts estão equipados com starter eléctrico e embraiagem. Os motores estão limitados às 14.000 rpm. O atual campeão europeu é o holandês Nyck de Vries (protegido da McLaren) e o detentor da Taça do Mundo é o italiano Giuliano Niceta. Sebastian Vettel (2001) e Sébastien Buemi (2002) também foram campeões europeus desta categoria.

Siga o LIVE TIMING

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado