Taça de Portugal ou a festa do karting

Por a 29 Outubro 2012 11:25

Com 85 pilotos distribuídos por 6 categorias, disputou-se a Taça de Portugal no passado fim de semana no Kartódromo do Oeste. A EKO/Autosport esteve presente com 8 dos seus pilotos, equipados com chassis FIRST e motores IAME, naquela que seria a mais importante prova da temporada, disputada precisamente em casa.

A categoria Iniciação, disputada por pilotos dos 5 aos 7 anos, contou com 11 inscritos que disputaram sempre corridas muito disputadas e cujos vencedores nas mangas de qualificação obtiveram somente vantagens de escassos milésimos. Na primeira manga, Tomás Martins, da EKO/AS, foi o brilhante vencedor, com uma vantagem de 0,60 milésimos de segundo sobre Luis Alves, e Miguel Teixeira seria o terceiro classificado. A segunda manga seria ganha por Duarte Ferreira batendo, desta vez, Tomás Martins, o segundo classificado, por 0,048 milésimas e Matilda Ferreia, também da EKO/AS seria a terceira classificada. Com andamentos muito semelhantes, a final acabaria por ser muito disputada, com Tomás Martins a ser o mais rápido no arranque, mas seria ultrapassado na segunda volta por Luis Alves. No final das 5 voltas foi mesmo Luis Alves o primeiro a cruzar a linha de meta, batendo Tomás Martins por um décimo de segundo e Duarte Ferreira, o terceiro classificado, por décimo e meio. Matilde Ferreira (EKO/AS) foi a sexta classificada de geral e João Faria (EKO/AS), vítima de um motor muito cansado, seria apenas o oitavo.

Na Cadete, a EKO/AS apresentou à partida dois pilotos, ambos dispostos a lutar pelo pódio. Tomás Tomaz, piloto do Vilar, começaria da melhor forma o fim de semana ao alcançar a pole-position, enquanto o seu colega de equipa, Gonçalo Branco seria apenas o sétimo classificado a sete décimas de segundo. Ainda no Sábado, na primeira manga de qualificação, os dois pilotos da EKO foram quinto e sextos classificados a um segundo do vencedor que seria Ruben Silva. A segunda manga seria igualmente ganha por Ruben Silva, enquanto que Tomás Tomaz e Gonçalo Branco não conseguiam melhor que a sexta e oitava posições, o que lhe garantia a partida para a final na quarta e sexta posições, respectivamente. Na partida para a final, Tomás Tomaz conseguiu passar na confusão da primeira curva mas Gonçalo Branco, que tinha feito uma boa partida, seria atingido por um adversário que o atrasou bastante. Já Tomás Tomaz andou destacado num grupo de cinco pilotos e pressionando sempre os seus adversários, acabaria por terminar em terceiro, fazendo uma corrida muito inteligente, sem correr muitos riscos. Já Gonçalo Branco, que foi sempre vítima de azares durante toda a época, conseguir rubricar a Volta Mais Rápida da final, sendo o único a rodar no segundo 54.

Na categoria Juvenil, a EKO/AS fez-se representar por Catarina Ferreira e João Vairinhos que não conseguiram ir além da 12ª e 13ª posições na Final. Os dois pilotos até foram bastante regulares naquela que foi uma das categorias mais forte e competitiva, tendo sido 10º e 7º na primeira corrida de qualificação e 10º e 9º na segunda, respectivamente, mas a final começaria mal para João Vairinhos quando sofreu um toque do concorrente que o seguia, ainda no corredor de partida, o que o fez atrasar-se muita na primeira volta. Posteriormente, na sétima volta, sofreria outro toque que o obrigaria a abandonar a prova. Já Catarina Ferreira, demonstrou uma grande evolução durante toda a prova, sempre muito regular e sem cometer erros.

Na categoria X30 Shifter, a EKO/AS fez alinhar o Bi-Campeão Nacional Armando Parente que vinha disposto a conquistar o título que lhe fugiu no ano passado. Controlou os treinos cronometrados, onde alcançou a pole-position e venceu a primeira manga para o seu adversário mais directo, Tiago Teixeira. Seria este piloto de Paredes a vencer a segunda manga, seguido de muito próximo por Armando Parente, que seria o segundo classificado, posição que lhe garantia a primeira posição no arranque para a final. Já na final, Armando Parente arrancou muito bem, na frente e beneficiou de um confortável avanço que conseguiu nas primeiras voltas para um grupo de 3 perseguidores que disputavam a segunda posição. Ao cruzar a bandeira de xadrez, Armando Parente conquistava a primeira Taça de Portugal para a sua equipa, batendo Tiago Teixeira e Lucas Araújo, os segundo e terceiro classificados.

Nas restantes categorias, Eduardo Jesus foi o vencedor na X30 Júnior e o torriense Henrique Chaves o vencedor da X30.

A Escola de Karting do Oeste/Autosport gostaria de agradecer a todos quanto apoiaram os seus pilotos durante a época: Kiro – Kartódromo do Oeste, Top One, Olá, Arcen, Freeline, Chassis First, Turismo do Oeste, Essilor e Red Bull.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado