Martim Marques no ‘topo do Mundo’: seis títulos em 2022

Por a 11 Dezembro 2022 15:03

Aos 11 anos, Martim Marques viveu uma época de sonho. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia conquistou seis títulos, sendo o mais emocionante o de campeão do Mundo da categoria Micro-Max em Portimão, onde arrancou mesmo lágrimas de alegria, inclusive a dirigentes da FPAK e aos comissários de pista. Memorável!

Uma página histórica para o Karting português assinada por Martim Marques. E que página! Para além de cinco títulos nacionais, o jovem piloto de 11 anos de idade sagrou-se campeão do Mundo da categoria Micro-Max. Mas já lá vamos…

A época plena de êxitos começou a ser contruída há algum tempo, sobretudo com mais intensidade em 2021, altura em que foi definido um plano para que em 2022 Martim Marques, juntamente com a sua equipa RAC – Racing Academy & Competition e o seu inseparável mecânico Carlos Vieira, pudessem alcançar o maior número de títulos.

Reunidas todas as condições, nomeadamente uma equipa forte, uma ligação perfeita entre piloto e mecânico, talento e muito espírito de sacrífico, sobretudo para treinar bastante e abdicar de tantas outras atividades com familiares e amigos, fez com Martim Marques pudesse conquistar tantos títulos, não só para si, mas também para a sua equipa, para o seu indispensável mecânico Carlos Vieira e para Portugal.

Recital de conquistas

O primeiro título que o jovem piloto de Vila Nova de Gaia alcançou em 2022, ainda com 10 anos de idade, foi em fevereiro, em Viana do Castelo, no Open de Portugal, onde se impôs na categoria X30 Mini. No Campeonato de Portugal de Karting, igualmente na categoria X30 Mini, que começou precisamente na pista minhota e depois passou pelos traçados de Leiria, Portimão, Baltar e Bombarral, o domínio de Martim Marques foi praticamente avassalador, pois durante as cinco provas, venceu sete Finais e sete mangas de qualificação, sagrando-se com à-vontade campeão nacional logo na quarta jornada, mas, com ‘fair-play’, só festejou o título na quinta e última ronda.

Decorria a época e o calendário desportivo de Martim Marques já estava, naturalmente, há muito tempo delineado, incluindo algumas competições internacionais. Contudo, dado que o Troféu Rotax também passou a ser Campeonato de Portugal Rotax, com diferentes clubes organizadores, a equipa do jovem piloto de 11 anos, a RAC – Racing Academy & Competition, após insistência de várias pessoas, acabou por rever o programa desportivo, sacrificou as competições internacionais e acabou por disputar a competição promovida pela Korridas & Kompanhia, que teve em 2022 uma chancela bem mais reforçada por parte da FPAK.

O Campeonato de Portugal Rotax arrancou em abril e Martim Marques apresentou-se na primeira prova sem qualquer treino com o material do construtor austríaco! Era meio caminho andado para se cumprir a ‘Lei de Murphy’, mas o ‘Mustang’, conforme é carinhosamente apelidado no ‘paddock’, conseguiu contrariá-la. Em Baltar, na primeira jornada, Martim Marques subiu logo ao segundo lugar do pódio, com os mesmos pontos do vencedor, o espanhol Manuel Míguez Gayoso (vice-campeão do Mundo), que viria a revelar-se o seu principal adversário até ao fim do campeonato.

Já em Leiria, o jovem gaiense bateu toda a concorrência e manteve uma performance elevada até à última ronda em Portimão, que fez com que conquistasse não um, mas dois títulos! Ou seja, sagrou-se Campeão de Portugal na categoria Mini-Micro (para pilotos dos 8 aos 12 anos) e Campeão de Portugal na categoria Micro-Max (para pilotos dos 8 aos 11 anos). Por outro lado, Martim Marques garantiu a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals (RMCGF), vulgo Finais Mundiais Rotax, cuja 22.ª edição foi disputada no nosso País, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, por 394 pilotos oriundos de mais de 60 países.

O caminho para o título mundial

Nas Finais Mundiais Rotax, competição disputada durante uma semana, Martim Marques acreditou que era possível ser campeão do Mundo (ler mais à frente) e conseguiu, tornando-se no primeiro piloto na História do Karting em Portugal a alcançar tal feito, fazendo soar ‘A Portuguesa’ e a emocionar muitas almas lusas.

Tudo isto era expectável ou um ‘momento mágico’ que surgiu por mero acaso? Ricardo Costa, fundador e chefe da equipa RAC – Racing Academy &Competition respondeu-nos: “Começamos a preparação para uma boa época de 2022… já em 2021, onde curiosamente o Martim foi vice-campeão nacional. Mas o foco era a preparação do Martim para 2022.

Se esperávamos vencer o Open de Portugal e o Campeonato de Portugal de Karting na categoria X30 Mini em 2022, a minha resposta é sim, porque trabalhamos conscientemente para isso. Muitos elementos da estrutura da RAC, o Martim e o seu mecânico Carlos Vieira, abdicaram ao longo de muitos meses de imensas atividades com a família e amigos, para poderem treinar e conseguir cumprir os seus objetivos no Karting. E cumpriram. Quanto à conquista dos títulos nas categorias Mini-Micro e Micro-Max no Campeonato de Portugal Rotax, assim como a conquista do título mundial em Portimão, confesso que não planeamos nada.

Apenas, a meio da época, quando percebemos que era possível sermos campeões de Portugal Rotax, voltamos a reprogramar a atividade com um grau de exigência mais elevado. E todo esse esforço foi compensado”, revelou-nos Ricardo Costa, para depois falar mais pormenorizadamente da conquista do título mundial. “No que diz respeito ao título Mundial, que nos obrigou a estar mais de uma semana em Portimão, quer eu, quer o mecânico do Martim, o Carlos Vieira, tentamos desde logo não colocar qualquer pressão no Martim. Dissemos apenas para ele fazer o seu melhor, pois estava a competir contra muitos jovens talentos (campeões nacionais nos seus países) e era a primeira vez que estava numa Final Mundial. Era um mundo completamente novo para ele e para nós. Contudo, a verdade é que o Martim começou logo por se revelar como um dos mais fortes e um natural candidato a sagrar-se campeão do Mundo.

Ele próprio sentiu isso e passamos então a estar todos completamente focados no título, isto a quatro dias da corrida decisiva. Estando nós sempre a rodar no top-3, um telefonema ao nosso telemetrista Eng. Pedro Santos, veio consolidar o trabalho técnico do Carlos Vieira, aprimorando o ‘set-up’ no kart. Contudo, no dia anterior à Final, o ‘Mustang’ e nós sofremos um ‘duro golpe’, pois na Pré-Final, o Martim viu-se envolvido num acidente e somou um 36.º lugar, quando estava sempre a somar a pontuação dos lugares da frente. Todavia, o 36.º lugar na Pré-Final, juntamente com os bons resultados que ele teve nas mangas de qualificação, deu o 11.º lugar na grelha de partida para a Final. O Martim quando soube que ia arrancar da 11.ª posição, acreditou e disse: “Não tenho nada a perder, vou lutar para ganhar e ser campeão do Mundo!”. Ao proferir estas palavras, o Martim elevou o grau de confiança também ao mecânico e em conjunto delinearam uma estratégia que acabou por ser cumprida na perfeição. E foi mesmo campeão do Mundo com todo o mérito e do seu mecânico Carlos Vieira.

Foi extraordinário, num evento ímpar, muito bem organizado, com algumas centenas de pilotos de mais de 60 países e terminamos o evento a ouvir o hino nacional… de arrepiar!”, contou-nos Ricardo Costa, que depois de conquistado o quinto título da época (e logo de cariz mundial), ainda viu, em dezembro, Martim Marques colecionar o sexto título em 2022, depois de vencer o troféu ‘Champions of the Year’, em Viana do Castelo. Uma época de sonho!

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