Mariano Pires vence na Junior, José João Oliveira mantém comando

Por a 25 Maio 2015 20:45

Integrando uma lista composta por 11 pilotos, Mariano Pires (chassis Zanardi) foi o vencedor da terceira prova do ano do Rotax Max Challenge, que teve lugar no passado fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo.

O piloto assinou as vitórias nas finais 1 e 2, sendo quarto na terceira, em que o triunfo ficou nas mãos de José João Oliveira (Tonykart). Este último mantém a liderança na competição (a que havia chegado após a ronda anterior, em Fátima), com 20 pontos de vantagem sobre Pires, que passou de sétimo para a segunda posição do campeonato.

Em ambas as três finais houve um ‘tête-à-tête’ entre Mariano Pires e Gonçalo Coutinho (FA) na luta pelo primeiro lugar. Na Final 1 Gonçalo Coutinho começou por liderar no início da corrida, mas acabaria por ‘ceder’ posição a Mariano Pires, à entrada para a quarta volta, com Pires a aproveitar o cone de ar para uma ultrapassagem na primeira curva, após a reta da meta.

Cinco voltas mais tarde, Coutinho respondeu com ‘a mesma moeda’, fazendo uma réplica da ultrapassagem que tinha sofrido, com Mariano Pires a recuperar posição à entrada para a última volta e a vencer. Na terceira e quarta posições ficaram Bruno Ponte (Haase) e Alexandre Areia (Praga), que seguiram juntos durante grande parte da corrida na discussão do quarto lugar. Miguel Vieira (Intrepid) cruzou a meta no terceiro posto, mas o piloto acabou por ser penalizado em cinco segundos, devido a um toque a José João Oliveira, a seguir à primeira curva, na início da terceira volta, caindo para o quinto lugar da geral.

Na final 2, Alexandre Areia começou por ser o piloto em destaque, ao ser protagonista de um belo arranque, largando de quarto e chegando a primeiro, numa ‘tirada’ em que ‘cavou’ desde logo alguma vantagem para os demais pilotos. Porém, Mariano Pires e Gonçalo Coutinho acabariam por superar o piloto e a partir da segunda volta instalaram-se na frente, rodando colados e visivelmente nos limites.

No terceiro posto, e a partir da quinta volta, a diferença de Alexandre Areia para os da frente começau a aumentar ligeiramente, com Miguel Vieira, quarto classificado, a aproximar-se gradualmente do terceiro classificado, alcançando-o e, na última curva da décima volta, um toque de Miguel Vieira a Alexandre Areia, numa tentativa de ultrapassagem, na discussão do último lugar do pódio, acabou por ‘enviar’ este último à relva, situação que o Colégio de Comissários Desportivos considerou como condução anti-desportiva, penalizando Miguel Vieira com a desclassificação na Final 2.

Na frente, Mariano Pires e Gonçalo Coutinho ditavam o ritmo, com os pilotos a passarem a bandeira de xadrez por esta ordem, e com uma diferença de apenas 0,036s entre si. José João Oliveira fez uma corrida muito consistente, que lhe permitiu concluir com o terceiro posto, Pedro Silva foi quarto, Bruno Ponte quinto e Alexandre Areia, depois de ter perdido várias posições devido ao toque, a ser sexto classificado.  

A final 3 foi um ‘pastiche’ das duas outras corridas. Gonçalo Coutinho, que liderou toda a corrida, e Mariano Pires voltaram a destacar-se na frente, seguindo sempre juntos, mas com Gonçalo Coutinho a ganhar uma ligeira vantagem para Pires já perto do final, a partir da oitava volta.

Coutinho passou a estar confortavelmente na frente após Pires perder algumas posições devido a um toque nos pneus junto ao segundo gancho, com o piloto a alegar que estes se encontravam mal posicionados, ao não terem sido devidamente recolocados, após toques de outros pilotos.

Aí José João Oliveira, autor de uma bela ultrapassagem à quinta volta, passando, de um só vez, Bruno Ponte e Alexandre Areia, e subindo assim de quinto para terceiro, ascendeu ao segundo posto em que viria a terminar, atrás do vencedor Gonçalo Coutinho. No entanto, Gonçalo Coutinho foi penalizado em 10s pelo Colégio de Comissários Desportivos por alegada falsa partida, caindo para o oitavo lugar. Desta feita a vitória ficou nas mãos de José João Oliveira.

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado