Diogo Silva na final do Europeu de Karting

Por a 14 Maio 2009 16:42

O piloto da Tonykart Portugal, foi uma das grandes sensações, pois logo na sua estreia numa competição desta dimensão, registe-se o facto de ter sido quarto classificado numa das mangas de qualificação, atrás da forte armada espanhola, liderada pelo jovem Carlos Sainz, filho do bicampeão mundial de Ralis.

Mas não se pense que a qualificação de Diogo Silva para a final do Campeonato da Europa de Karting foi fácil! Longe disso! O jovem piloto português – que alinhou com um kart equipado com motor Vortex e chassis Tonykart – teve de lutar muito para conseguir tal desiderato, tendo-se deparado com algumas adversidades face a uma concorrência de 54 pilotos!

Nos treinos cronometrados, Diogo Silva começou por estabelecer a 11ª melhor marca, um bom registo que assim lhe permitia arrancar dos lugares da frente nas quatro mangas de qualificação para as duas corridas finais. Na primeira manga, a sorte não esteve do seu lado, já que um toque de um adversário empenou o eixo traseiro do seu kart, obrigando-o a cair para as últimas posições, mas ainda conseguiu recuperar até ao 16º posto. Na segunda manga, assinou um excelente 6º lugar e, na terceira manga, logrou ser o 4º classificado, atrás da fortíssima concorrência espanhola, liderada por Carlos Sainz, seguido de Pedro Hiltbrand e Kevin Tenório. Na quarta e última manga, Diogo Silva viu a bandeira xadrez na 12ª posição.

Contas feitas, Diogo Silva classificou-se na 21ª posição após o somatório de todos os resultados nas mangas de qualificação, apurando-se assim tranquilamente para as duas corridas finais (reservadas apenas aos 34 primeiros classificados), cujo somatório dos resultados iria ou não “carimbar o passaporte” para a final do Campeonato Europeu, à qual se juntarão mais 56 pilotos, oriundos das outras duas provas de qualificação, que também decorreram este fim-de-semana, nos circuitos de Horensbergdam de Genk, na Bélgica, e no traçado de Sosnova, na República Checa.  

Na primeira corrida final, Diogo Silva, que arrancou da 21ª posição, sofreu um toque logo no largada que lhe danificou o escape e o forçou a desistir, não chegando sequer a completar uma volta. Temia-se então que a qualificação de Diogo Silva poderia estar comprometida mas, na segunda corrida final, apesar de largar do 34º e último posto, conseguiu paulatinamente recuperar posições, acabando por ver a bandeira xadrez no 13º lugar! Esta recuperação notável de 21 posições, viria a ser justamente premiada com a qualificação para a final do Campeonato da Europa, ao resultar num 24º lugar final, após o somatório das classificações das duas corridas. Eram apenas apurados 25 pilotos, sendo caso para dizer que Diogo Silva lutou, lutou muito mesmo… e viu todo o seu esforço compensado!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado