Corridas escaldantes em Viana do Castelo

Por a 20 Junho 2011 14:12

A terceira e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Sport Clube do Porto, foi bastante dura para os 97 pilotos (número record na história do Nacional de Karting) distribuídos por seis categorias. As elevadas temperaturas (cerca de 36 graus) que se registaram na cidade minhota obrigaram os pilotos a esforços redobrados, assim como as equipas técnicas que também tiveram que ‘suar as estopinhas’ para encontrar o melhor ‘setup’ para a escaldante pista de Viana do Castelo.

Na categoria X30, a classe rainha, com uma grelha de 28 pilotos, à semelhança do que acontecera na segunda prova, disputada em Leiria, os pilotos da Tonykart Portugal voltaram a estar muito fortes. Diogo Silva depois de ter sido terceiro nos treinos cronometrados, foi segundo na primeira manga de qualificação e depois venceu a segunda. Na final, Silva travou um duelo muito aguerrido com o colega de equipa Yannick Kemp (fez a pole e venceu a primeira manga de qualificação), trocando constantemente de posições, mas, após as 25 voltas ao traçado minhoto, seria o piloto da Charneca da Caparica a garantir o lugar mais alto do pódio e Kemp terminaria na terceira posição, sendo ultrapassado nas últimas voltas por José Pedro Faria, que até então liderava o campeonato. Após esta prova, Diogo Silva é o novo comandante da classe rainha do Campeonato de Portugal de Karting, enquanto Yannick Kemp passa a figurar na segunda posição e José Pedro Faria na terceira.

Armando Parente reforçou a liderança na categoria X30 Shifter que reuniu 7 pilotos. O piloto da Escola de Karting de Oeste venceu a segunda manga de qualificação e depois impôs-se na final, ficando Tiago Teixeira na segunda posição e André Serafim no último degrau do pódio.

João Ferreira surpreende

Na categoria Júnior, disputada por 16 pilotos, João Ferreira passou discreto nos treinos cronometrados (8º) e nas mangas de qualificação com um sexto e quarto lugares, mas na final surpreendeu toda a concorrência. Ferreira largou da quinta posição, mas rapidamente passou para a liderança, tendo, contudo, de resistir às investidas de Bruno Borlido e Bruno Oliveira que também passaram pelo comando. Borlido – que lidera o campeonato e nesta prova fez a pole e ganhou as duas mangas de qualificação – acabou por desistir a quatro voltas do final, enquanto Oliveira garantiu a segunda posição e Nuno David Sousa encerrou as presenças no pódio.

Diogo Pinto venceu a categoria Juvenil, mas travou uma luta intensa com Yohan Sousa (o líder do campeonato), pois as trocas de posição foram uma constante durante a final. Pinto foi segundo nos cronometrados e na primeira manga de qualificação, mas na segunda saiu vitorioso, ‘avisando’ o pelotão (18 participantes) para o que viria a suceder na corrida final. Sousa garantiu o segundo lugar, alcançando um resultado bem merecido, pois nos treinos fez a sétima melhor marca e nas mangas de qualificação foi quinto classificado, nunca baixando por isso os braços.

Tomás Apolónia, campeão da categoria Cadete na época passada, continua a mostrar uma grande evolução. O piloto algarvio foi terceiro classificado nos treinos cronometrados, venceu a primeira manga de qualificação e foi o terceiro classificado na final, embora com o chassis empenado, em virtude de um acidente em que esteve envolvido na segunda manga de qualificação, quando tentava ascender à liderança.

Espanhol vence categoria Cadete

Na categoria Cadete, pontuável para o Troféu do Futuro, que contou igualmente com uma grelha de 18 pilotos, impôs-se o espanhol José Gonzalez Alonso, tendo Rui Coutinho tentado contrariar o andamento do piloto do país vizinho, mas acabaria por terminar no lugar intermédio do pódio. A terceira posição ficou na posse de mais um piloto espanhol, Anxo Garcia.

Diogo Pinto, que lidera a competição, foi segundo na segunda manga de qualificação, mas na final foi sexto classificado, resultado, no entanto, suficiente para continuar no comando da categoria 

No que diz respeito ao Troféu Iniciação – Tributo a Figueiredo e Silva, com 10 participantes, Afonso Ferreira dominou a prova minhota por completo, vencendo as duas mangas de qualificação e a final com bastante autoridade. Bernardo Godinho, que tinha sido apenas 9º na primeira manga de qualificação e depois quarto na segunda esteve muito bem na final e foi premiado com o segundo lugar. André Quaresma completou o pódio e o líder Manuel Fonseca desta vez foi quarto classificado, mantendo, contudo, a liderança na competição.

Filipe Cairrão 

Foto: PI Racing 

Classificações

Categoria X30

Final: 1º Tonykart Portugal/Diogo Silva (Tonykart), 25 voltas, em 18m40,454s; 2º 3º José Pedro Faria (Intrepid), a 0,282s; 3º Tonykart Portugal/Yannick Kemp (Tonykart), a 0,556s. Classificaram-se mais 25 pilotos.

Categoria X30 Shifter

Final: 1º Escola de Karting do Oeste/Armando Parente (First), 17 voltas, em 12m15,834s; 2º Tiago Teixeira (CRG), a 0,683s; 3º André Serafim (Intrepid), a 4,568s. Classificaram-se mais 4 pilotos.

Categoria Júnior

Final: 1º João Ferreira (RK), 25 voltas, em 19m01,546s; 2º Team FCK Motorspor/Bruno Oliveira (Zanardi), 0,356s; 3º Nuno David Sousa, a 2,004s. Classificaram-se mais 13 pilotos.   

Categoria Juvenil

Final: 1º Diogo Pinto (Birel), 21 voltas, em 17m38,158s; 2º Marietel/Yohan Sousa (CRG), a 1,240s; 3º Tonykart Portugal/Tomás Apolónia (Tonykart), a 1,620s. Classificaram-se mais 13 pilotos.

Categoria Cadete

Final: 1º Seijo Competicion/José Gonzalez Alonso (Seijokart), 11 voltas, em 9m35,426s; 2º Rui Gonçalo Coutinho (Birel), a 6,442s; 3º Anxo Garcia (Birel), a 8,857s. Classificaram-se mais 14 pilotos. 

Categoria Iniciação

Final: 1º António Ferreira (Parolin), 5 voltas, em 6m51,335s; 2º Bernardo Godinho (Birel), a 5,451s; 3º André Quaresma (Birel), a 6,872s. Classificaram-se mais 7 pilotos. 

Nota: Esta prova também foi pontuável para as categorias X30, Júnior, Juvenil e Cadete do Troféu de Baltar.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado