Campeonato de Portugal de Karting: Novos vencedores em Leiria

Por a 28 Maio 2018 09:26

O Campeonato de Portugal de Karting Kia prosseguiu no Kartódromo Internacional de Leiria, com a realização da segunda prova, organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Um total de 95 pilotos, distribuídos por diferentes categorias, voltou a proporcionar corridas bem intensas.

Como habitualmente, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha, contemplando as classes Júnior (dos 15 aos 17 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos).

Na Final, Rodrigo Ferreira largou da pole-position e com um bom arranque assumiu a liderança e não mais a largou até final, vencendo a categoria X30 Shifter à geral, assim como a classe Júnior. Tiago Teixeira esteve sempre a pressionar mas acabou por terminar na segunda posição e vencer a classe Sénior, na frente de Miguel Ramos (2º Sénior) e Hugo Marreiros (3º Sénior).

Joel Magalhães cruzou a meta quinta posição e venceu a categoria X30 Super Shifter, assim como a classe Master, com a volta mais rápida em 47,707s, na frente de João Barros (2º Master) e de Paulo Martins. Manuel Ramos venceu a categoria Gentleman, na qual João Paulo Cunha foi segundo classificado.

Categoria X30 Sénior
Ricardo Borges largou da pole position para a Final e não deu qualquer hipótese à concorrência. Guilherme Gusmão conseguiu garantir o segundo lugar e Alexandre Areia completou o pódio na frente de João Vairinhos, Manuel Leão, Álvaro Montenegro, João Ferreirinha e Noah da Silva. Azarado, João Galveias terminou a Final no 10º lugar, fruto de uma penalização de cinco segundos por irregularidade no spoiler frontal, enquanto Luís Caetano foi obrigado a abandonar logo na primeira volta.

Categoria Júnior
Na Final da Júnior, Frederico Peters passou para o comando da corrida logo à segunda volta. A partir daí, o piloto de Évora concentrou-se em não permitir um ataque de Luís Alves ao longo das 18 voltas ao traçado de 1.006 metros. Os dois terminaram separados por escassos 0,375s mas Peters pôde festejar a vitória em Leiria, dedicando o emocionante triunfo à mãe, que faleceu em finais de 2016.
Luís Alves terminou no segundo lugar, conseguindo ainda a volta mais rápida com o tempo de 49,674s e Guilherme de Oliveira fez uma corrida em crescendo e também subiu ao pódio, um resultado que também esteve ao alcance de Henrique Cruz que, no entanto, fechou o fim de semana com um meritório quarto lugar. João Mendes completou o top 5, na frente de Tomás Caixeirinho, do luso-moçambicano Pedro Perino e de Mariana Machado.


Categoria Juvenil
Na categoria Juvenil, Ivan Domingues largou da pole position para a Final e, apesar de ser pressionado por Adrián Malheiro durante as voltas iniciais, conseguiu depois impor o seu andamento e acabou por vencer, tendo o luso-espanhol sido segundo classificado.
A luta pelo derradeiro lugar do pódio foi intensa e envolveu Tomás Martins, Lourenço Marques, Matilde Ferreira e Miguel Couteiro. Nas últimas voltas, as trocas de posição foram constantes mas Lourenço Marques conseguiu garantir o terceiro lugar final, na frente Matilde Ferreira, Miguel Couteiro, Tomás Martins e Pedro Rilhado.
Guilhermo Acitores terminou na oitava posição e Tomás Rodrigues, que se estreou no Campeonato de Portugal, foi o nono classificado em Leiria, na frente de Guilherme Alves, António Madeira e Francisco Costa.

Categoria Cadete
José Pinheiro arrancou da pole-position e liderou sensivelmente os primeiros dois terços da corrida, altura em que António Santos passou para o comando e não mais o largou até final, assinando também a volta mais rápida em 55,220s. Contudo, António Santos viria a ser penalizado com dois segundos por ter, de acordo com o Colégio de Comissários Desportivos feito uma ultrapassagem em situação de bandeira amarelas.
Assim, José Pinheiro venceu a prova e António Santos foi segundo classificado, enquanto Santiago Alves completou o pódio de forma muito meritória depois de ter arrancado do oitavo lugar. João Gouveia, Maria Germano e Manuel dos Santos também estiveram na luta pelo terceiro lugar, mas acabaram por fechar o top-6, respetivamente.
Rodrigo Vilaça garantiu a sétima posição, após disputa intensa com Pedro Cachada e Tiago Lima, os oitavo e nono posicionados, enquanto Pedro Moura encerrou o top-10.
Martim Marques terminou na 11ª posição, na frente de Diogo Caetano e do espanhol Daniel Velasco. Rodrigo Seabra foi 14º classificado, na frente de Rodrigo Ferreira e de Pedro Soares. Noah Monteiro viu-se envolvido num aparatoso incidente a três voltas do final, mas sem consequências de maior, enquanto o espanhol Daniel Garcia foi forçado a abandonar a meio da corrida.

Categoria Iniciação
Na Final da categoria Iniciação, José Maria Gouveia, graças às duas vitórias nas mangas, largou naturalmente da pole-position e dominou todos os acontecimentos, estabelecendo a volta mais rápida em 1m17,703s.
Romeu Mello garantiu a segunda posição na última volta, altura em que ultrapassou Guilherme Morgado na última volta, tendo o líder à partida para esta prova completado o pódio. Tomás Alves foi um tranquilo quarto classificado e João Pereira fechou o top-5.
Martim Campos terminou na sexta posição, resistindo às investidas de Tomás Fernandes, sétimo classificado. Beatriz Costa cruzou a meta no oitavo posto e venceu a classe feminina, na frente de Joana Lima, Lourenço Rocha e Adriana Araújo.

Kart Kid Race School
Na Corrida 1 do Troféu Kart Kid Race School, Tomás Gomes venceu quer na categoria Kids 2 quer à geral. Pedro Barbosa (Kids 2) e João Barros (Kids 1) lutaram pela segunda posição, tendo o primeiro acabado por levar a melhor, sendo segundo classificado da sua categoria, enquanto João Barros venceu na Kids 1. Gabriela Teixeira assegurou o quarto lugar e a segunda posição na Kids 1, na frente de António Silva, sendo quinto classificado à geral e terceiro na Kids 1. Tomás Lobo terminou no sexto lugar e também subiu ao pódio da categoria Kids 2. David Dias, devido a um problema mecânico, completou apenas três voltas.
Na Corrida 2, Pedro Barbosa arrancou bem e conseguiu segurar a liderança até final apesar das investidas de António Silva e sobretudo de João Barros. Pedro Barbosa venceu assim à geral e na Kids 2, enquanto António Silva triunfou na Kids 1, na frente do estreante João Barros. Tomás Lobo terminou na quarta posição e foi o segundo classificado na Kids 2, seguido de Tomás Gomes, terceiro posicionado na Kids 2.
David Dias voltou a ter problemas mecânicos e cruzou a meta na sexta posição, sendo terceiro classificado na Kids 1, enquanto Gabriela Teixeira foi obrigada a abandonar logo após um pião na largada.
No somatório dos resultados das duas corridas, Pedro Barbosa na Kids 2 e João Barros na Kids 1 foram os vencedores da prova leiriense.

Classificação

Categoria X30 Super Shifter Master: 1º Joel Magalhães (Birel Art); 2º João Barros (Birel ART); 3º Paulo Martins (Sodi). Motores Iame.
Categoria X30 Super Shifter Gentleman: 1º Manuel Ramos (CRG); 2º João Paulo Cunha (Sodi). Motores Iame.
Categoria X30 Shifter Sénior: 1º Tiago Teixeira (Birel Art); 2º Miguel Ramos (CRG); 3º Hugo Marreiros (DR). Motores Iame.
Categoria X30 Shifter Júnior: 1º Rodrigo Ferreira (Praga). Motores Iame.
Categoria X30 Sénior: 1º Ricardo Borges (Kart Republic), 18 voltas em 15m30,972s; 2º Guilherme Gusmão (Exprit), a 8,837s; 3º Cabo Júnior Team/Alexandre Areia (Kart Republic), a 16,445s; 3º. Motores Iame.
Categoria Júnior: 1º Cabo Júnior Team/Frederico Peters (Kart Republic), 18 voltas em 15m22,991s; 2º Luís Alves (Sodi), a 0,375s; 3º Guilherme de Oliveira (Tonykart), a 6,785s. Motores Iame.
Categoria Juvenil: 1º Ivan Domingues (Madcroc), 16 voltas em 14m12,879s; 2º Adrián Malheiro (Praga), a 3,339s; 3º Lourenço Marques (Parolin), a 13,917s. Motores Iame.
Categoria Cadete: 1º José Pinheiro (Praga), 12 voltas em 12m24,477s; 2º António Santos (Kart Republic), a 0,482s; 3º Santiago Alves (Madcroc), a 1,501s. Motores Iame.
Categoria Iniciação: 1º José Maria Gouveia, 5 voltas em 6m43,742s; 2º Escola de Karting do Oeste-EKO/Romeu Mello, a 3,864s; 3º Guilherme Morgado (Parolim), a 5,704s.
Motores Honda.
Categorias Kid 1 e Kid 2 – Corrida 1: Tomás Gomes (Kid 2), 6 voltas em 6m15,433s; 2º Pedro Barbosa (Kids 2), a 10,644s; 3º João Barros (Kids 1), a 10,995. Corrida 2: 1º P. Barbosa, 6 voltas em 7m35,532s; 2º António Silva (Kids 1), a 1,054s; 3º J. Barros, a 3,643s. Vencedor Kids 1: J. Barros. Vencedor Kids 2: P. Barbosa.
Próxima prova: 7 e 8 de julho no Kartódromo Internacional de Braga.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas CNK
últimas Autosport