CNK: O 2015 das categorias X30 Shifter e X30 Shifter Master

Por a 5 Agosto 2015 10:13

Yohan Sousa passou para o comando da categoria X30 Shifter após a última ronda, em Viana do Castelo. Quando o Campeonato Nacional de Karting está a apenas uma prova do final, o piloto é líder com 33 pontos de vantagem sobre Lucas Araújo, segundo classificado. Já na S30 Shifter Master, é Vítor Mendes que está no comando, com 80,5 pontos de vantagemm sobre Adelino Sequeira, segundo classifcado. Aproveitando a pausa de verão do Campeonato Nacional de Karting, o AutoSport recorda as quarto corridas até aqui realizadas.

1ª – Viana do Castelo (28 e 29 de março)

Yohan superior, Nuno Silva e António Rodrigues repartem vitórias

A categoria X30 Shifter teve em Yohan Sousa (que compete com um kart equipado com chassis Zanardi), o seu principal protagonista, piloto que venceu praticamente tudo o que havia para vencer, dado ter-lhe ‘fugido’ apenas a vitória na primeira corrida de qualificação, obtida por Lucas Araújo. Yohan Sousa foi assim o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu a segunda corrida de qualificação, assim como a final 1 e 2, tendo sido o autor da volta mais rápida em ambas, uma performance digna de nota.

Já na X30 Shifter Master, Vitor Mendes foi o mais rápido nos treinos cronometrados e a venceu a primeira corrida de qualificação, com Bruno Vale a vencer a segunda. Enquanto nas finais, Nuno Silva assinou o triunfo na primeira, com António Rodrigues a segunda. A final 1 teve um início conturbado, com muitos toques e piões, que fizeram com que Bruno Vale e Vítor Mendes (da Master) a não fossem além da primeira curva. Yohan Sousa foi líder desde o primeiro momento, até ao último, sempre pressionado por Lucas Araújo.

Mas foi na luta pela terceira posição que residiu o principal ponto de interesse da corrida, com Fábio Mota, Rui Carneiro, Eduardo Leitão e Yannick Kemp a rodarem sempre muito próximos, com várias ultrapassagens e trocas de posição. No final, Yohan Sousa confirmou a vitória com uma vantagem de 2,772s para Lucas Araújo, e Rui Carneiro a triunfar no duelo pelo último lugar do pódio. Na X30 Shifter Master, com dois dos protagonistas de sábado de fora, logo no arranque, a vitória foi para Nuno Silva, que regressou à competição, passado 21 anos, e conseguiu obter a vitória, mesma tendo “sentido estalar uma costela”, que revelou ter efetivamente fraturado durante a prova.

Na final 2, os homens da frente ‘repetiram-se’, com Yohan Sousa e Lucas Araújo a não deixarem os créditos por mãos alheias. Porém, a partir da sétima volta, Yohan Sousa começou a destacarse, consolidando um diferença que levaria até final, nesta que foi uma corrida com menos história na luta pelo primeiro lugar e com os quatro primeiros – Yohan Sousa, Lucas Araújo, Rui Carneiro e Yannick Kemp – a correrem com diferenças que não lhes permitiam a aproximação e tentativa de ultrapassagem, num ‘registo’ que se manteve em final. Aqui, na X30 Shifter, foi António Rodrigues a aparecer assinando o triunfo e começando bem a época.

2ª – Fátima (25 e 26 de abril)

Frederico Castro vence na ‘lotaria’ dos pneus e Lucas Araújo salta para a liderança

Nas categorias X30 Shifter e X30 Shifter Master, que correm juntas, o fim de semana em Fátima, segunda ronda do Campeonato Nacional de Karting, contou com 20 pilotos em pista, dos quais Lucas Araújo (chassis DR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, vencendo também as duas corridas de qualificação e a final 2, em que assinou a melhor volta. Já a vitória na final 1 foi para Frederico Castro (chassis Birel), que venceu a geral, X30 Shifter, e também a sub-categoria X30 Shifter Master, numa corrida em que Yohan Sousa fez a volta mais rápida. Desta feita, Lucas Araújo passou para a liderança da X30 Shifter e Vítor Mendes da X30 Shifter Master.

A final 1 foi uma das grandes atrações do fim de semana que foi ‘prendado’ com muita chuva e levantou muitas dúvidas sobre qual a melhor opção em termos de pneus, slicks ou de chuva. Mas foi nesta corrida que as escolhas se revelaram decisivas. Antes do seu início, como referiram vários pilotos, “ a pista estava seca”, mas começou a chover na volta de lançamento e os pilotos que iam com slicks ‘sofreram’ para realizar as 16 voltas ao traçado de Fátima, com vários pilotos a optarem por abandonar dado o esforço inglório em pista.

Aqui, Yohan Sousa foi um dos pilotos que arriscou em levar penus de chuva, piloto teve um ‘arranque canhão’ e lhe permitiu partir de quinto para primeiro e ao final da primeira volta ter uma vantagem que lhe permitia gerir até final. Porém, um infortúnio ‘roubou-lhe’ a vitória quando à 14ª volta “a roda direita da frente me saltou”, com o piloto a, sem nada poder fazer, despistar-se. Aí Frederico Castro ‘herdou’ o comando, garantindo a vitória no final. Este foi uma corrida atípica, com apenas três pilotos ( a par de Frederico Castro – Adelino Sequeira e António Lima) a completarem as 16 voltas, todos o eles da X30 Shifter Master e… com pneus de chuva.

Na final 2, as coisas não foram tão atribuladas. Yohan Sousa voltou a ser o melhor no arranque, assumindo o comando, após largar de quarto, com Lucas Araújo a sair de sexto e a chegar a segundo ainda na primeira volta. Os pilotos destacaram-se na frente, sempre juntos, até que já no último terço da corrida, a ‘insistência’ de Lucas Araújo deu frutos, e o pilotos conseguiu ultrapassar Yohan Sousa, numa disputa com alguns toques que fez Yohan Sousa ‘perder’ alguns segundos e Lucas Araújo liderar até final com alguma vantagem. Na X30 Shifter Master a vitória sorriu a Vítor Mendes, piloto que partiu de nono e terminou em sexto, realizando uma prova a bom nível.

3ª – Braga (6 e 7 de junho)

Lucas Araújo e Vítor Mendes dominam fim de semana no karting

Lucas Araújo e Vítor Mendes reforçaram as suas posições de líderes nas categorias X30 Shifter e X30 Shifter Master (que correm juntas), respetivamente, do Campeonato Nacional de Karting, após a ronda de Braga, em que obtiveram a pontuação máxima. Os pilotos foram os mais rápidos nos treinos cronometrados, venceram as duas corridas de qualificação e as duas finais, assinando as melhores voltas em ambas.

Na final 1, Yohan Sousa arrancou melhor e colocou-se no comando, mas Lucas Araújo recuperou posição ainda na primeira volta. Os dois pilotos ganharam desde o início avanço para os demais, mas rodando com alguma distância entre si. No final da primeira volta Rui Carneiro era terceiro, com Manuel Falcão e Tiago Teixeira logo atrás, mas, uma volta depois, o terceiro posto passou a ser de Teixeira, com Rui Carneiro a descer para quarto e Manuel Falcão para quinto.

Na frente da corrida Lucas Araújo liderou da primeira à última volta, gerindo a corrida. Tiago Teixeira aproximouse gradualmente de Yohan Sousa, que explicou que “não conseguia curvar, os pneus estavam a escorregar bastante”. Sousa foi perdendo terreno gradualmente e Teixeira passou o piloto na 12ª volta, subindo a segundo.

Na final 2, e numa réplica da primeira, Yohan Sousa voltou a ser autor de um belo arranque, chegando à primeira posição que manteve nas seis primeiras voltas, com Lucas Araújo atrás de si. Depois de seguirem sempre juntos, Lucas Araújo acabou por passar Yohan Sousa na sexta volta, com os lugares a manterem-se inalterados até final.

Aqui nota para as lutas pela terceira posição, pela qual passaram Rui Carneiro, Fábio Mota, Manuel Falcão, lugar que ficou entregue a este último. Já na categoria X30 Shifter Master, Vítor Mendes foi um regular nono classificado da geral, posição em que terminou e lhe permitiu vencer a final 1 da Master, com o piloto a fazer um sétimo lugar de nota na geral da final 2, num lote de 17 pilotos em prova, vencendo novamente a Master.

4ª – Viana do Castelo (18 e 19 de julho)

Yohan Sousa e Eduardo Leitão assinam vitórias nas finais

Na categoria X30 Shifter, Yohan Sousa e Eduardo Leitão foram os vencedores das duas finais. Nas corridas de qualificação Tiago Teixeira venceu a primeira corrida, enquanto Yohan Sousa venceu a segunda contenda. Na X30 Shifter Master, Rui Bastos venceu a primeira corrida de qualificação, enquanto Vitor Mendes venceu a segunda prova.

Na final 1, Yohan Sousa arrancou melhor e assumiu a liderança, sendo secundado por Tiago Teixeira e Lucas Araújo, Tiago Teixeira, Lucas Araújo, Rui Carneiro e Eduardo Leitão a formarem o top cinco. Na segunda volta, Lucas Araújo ultrapassou Tiago Teixeira, assumindo desta forma a segunda posição. Evidenciando outro ritmo, rapidamente Yohan Sousa, Lucas Araújo e Tiago Teixeira ganharam avanço para o resto do pelotão.

Rui Carneiro seguia mais atrás na quarta posição, acabando por ficar a rodar sozinho até ao fim da prova. Mais atrás, Vítor Mendes, Manuel Falcão, Miguel Ramos e Eduardo Leitão rodavam juntos. Eduardo Leitão rodava na oitava posição pois, sofreu um toque, que atrasou o piloto. Eduardo Leitão viria ainda a passar Vítor Mendes e Miguel Ramos, o que permitiu ao piloto terminar a prova, no sexto lugar.

No final, Yohan Sousa garantiu o triunfo, com uma diferença de um segundo para Lucas Araújo, que concluiu a prova no lugar intermédio do pódio. O terceiro lugar ficou para Tiago Teixeira, enquanto Rui Carneiro concluiu no quarto lugar, posição em que rodou toda a prova. Manuel Falcão fechou o top cinco. Na categoria X30 Shifter Master, Vítor Mendes terminou a prova no oitavo lugar da geral, o que permitiu vencer a final 1 da respetiva classe.

Na final 2, Yohan Sousa voltou a ser autor de um belo arranque, o que permitiu novamente ao piloto assumir a primeira posição, sendo secundado por Lucas Araújo, Tiago Teixeira e Rui Carneiro. Sousa e Araújo foram protagonistas de uma boa disputa, tendo rodado sempre nos limites. Já Tiago Teixeira vinha na terceira posição, mas vinha a ceder algum tempo para os mais rápidos. Na quarta posição encontrava-se Rui Carneiro, com Eduardo Leitão e Manuel Falcão a serem quarto e quinto classificados, respetivamente.

No entanto, à quarta volta, um toque entre Yohan Sousa e Lucas Araújo, na discussão do primeiro posto, colocou um ponto final na corrida de ambos os pilotos. Na mesma volta, um pouco mais à frente, Rui Carneiro na sequência de um toque acabou por capotar, terminando desta forma a sua corrida. Tiago Teixeira assumiu o comando, numa fase em que os pilotos rodavam em ritmo lento.

Algumas voltas depois, Teixeira foi ultrapassado por Eduardo Leitão. Até ao final da prova, Leitão não cedeu a liderança, garantindo assim o triunfo. Tiago Teixeira ficou em segundo, tendo Miguel Ramos completado o pódio. Na categoria X30 Shifter Master, Vítor Mendes concluiu a prova no sétimo lugar da geral, o que permitiu vencer novamente a categoria Master.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado