Violento despiste de Hamilton marca qualificação

Por a 21 Julho 2007 14:48

O violento despiste de Lewis Hamilton na derradeira sessão da qualificação para o GP da Europa marcou, decisivamente, esta sessão de treinos, na qual Kimi Raikkonen conseguiu levar o Ferrari à pole position.

Faltavam pouco mais de 5 minutos para o final da sessão de qualificação quando, à aproximação dos “esses” Schumacher (esta zona da pista terá este nome oficial a partir de amanhã) numa curva rápida para a esquerda efectuada a mais de 200 km/h, problemas na roda dianteira direita fizeram com que o líder do Mundial perdesse o controlo do carro e embatesse violentamente contra a barreira de pneus que protege os rails.

Cedo se percebeu que, apesar de não manifestar lesões graves, Hamilton estava em dificuldades relativamente às pernas, tendo tentado sair do monolugar mas só o conseguindo parcialmente. De imediato chegaram ao local os meios rápidos de assistência e o piloto foi levado em maca para o hospital do circuito. Para já sabe-se que Hamilton não apresenta quaisquer fracturas, embora esteja bastante dorido e desconhece-se se poderá participar na corrida de amanhã. Ficou também a conhecer-se que, na origem do acidente terá estado uma falha na pistola de aperto da roda aquando da derradeira paragem nas boxes para troca de pneus, o que terá provocado que a roda tenha saído da sua posição quando sujeita ao esforço.

Kimi “imperial”

Com a sessão de qualificação interrompida longos minutos, os nove pilotos presentes decidiram tudo no pouco tempo que restava, com Kimi Raikkonen a efectuar a volta mais rápida ao traçado de Nurburgring, demonstrando, uma vez mais, que está agora particularmente à vontade com o seu Ferrari. «O carro esteve perfeito ao longo dos treinos, mas não é bom estar tanto tempo parado dentro do carro já que perdemos a concentração e resolver tudo numa volta torna-se muito difícil», afirmou Raikkonen.

Com Hamilton impossibilitado de se defender e a perder lugares para todos os outros pilotos (foi 10º), coube a Alonso defender as “cores” da McLaren, vindo a conseguir um lugar na primeira fila da grelha de partida e só não foi mais longe porque um erro na sua volta lançada impedi-o de melhorar. Segundo Alonso, «estava com muita sobreviragem e perdi a traseira do carro numa altura crucial. Felizmente consegui recuperá-lo mas perdi muito tempo. Mas o que interessa é que o Lewis está bem e isso é o fundamental.»

Na terceira posição ficou Felipe Massa, obviamente desalentado por não ter conseguido bater o seu companheiro de equipa e começar a perceber que irá ser muito difícil fazê-lo. O piloto brasileiro apresentou-se em Nurburgring com uma tarja preta no capacete e outra no seu braço, como homenagem às vítimas do acidente de aviação ocorrido esta semana em S. Paulo.

Ao lado de Massa partirá amanhã Nick Heidfeld que, desta vez conseguiu suplantar Kubica, o quinto classificado na qualificação. Destaque para os bons resultados de Webber (6º) e Kovalainen (7º), este último bem mais rápido que o seu companheiro de equipa Fisichella que não conseguiu ultrapassar a segunda fase da qualificação quedando-se pelo 13º posto. Bom desempenho, também, dos Toyota, com Trulli e Ralf Schumacher nos 8º e 9º lugares, respectivamente.

Pela negativa e para além do tradicional mau desempenho dos Spyker (mesmo assim Sutil foi mais rápido 1,5 segundos que o seu novo colega de equipa, Winkelhock) teremos de destacar, David Coulthard (20º) e Jenson Button (17º) que não conseguiram sequer passar da primeira fase dos treinos.

1 K. Räikkönen Ferrari 1:31.450

2 F. Alonso McLaren 1:31.741

3 F. Massa Ferrari 1:31.778

4 N. Heidfeld BMW 1:31.840

5 R. Kubica BMW 1:32.123

6 M. Webber Red Bull 1:32.476

7 H. Kovalainen Renault 1:32.478

8 J. Trulli Toyota 1:32.501

9 R. Schumacher Toyota 1:32.570

10 L. Hamilton McLaren 1:33.833

11 N. Rosberg Williams 1:31.978

12 A. Wurz Williams 1:31.996

13 G. Fisichella Renault 1:32.010

14 R. Barrichello Honda 1:32.221

15 A. Davidson Super Aguri 1:32.451

16 T. Sato Super Aguri 1:32.838

17 J. Button Honda 1:32.983

18 S. Speed Scuderia Toro Rosso 1:33.038

19 V. Liuzzi Scuderia Toro Rosso 1:33.148

20 D. Coulthard Red Bull 1:33.151

21 A. Sutil Spyker F1 1:34.500

22 M. Winkelhock Spyker F1 1:36.940

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado