Rob White: “A Renault ainda tem que evoluir, apesar dos progressos”

Por a 24 Fevereiro 2014 15:37

Depois de todos os problemas em Jerez, na última semana no Bahrein a Renault efetuou algum do progresso, mas apesar de vários passos em frente, Rob White, vice-diretor técnico da Renault Sport F1, admite que os franceses estão várias semanas atrás do que pretendiam estar, e ainda com muito trabalho a ser feito até Melbourne.

Quais foram os passos chave dados entre Jerez e o Bahrein?

Rob White: Fizemos várias mudanças de especificação da unidade de Armazenamento de Energia (bateria), com hardware modificado a requerer alguma ginástica na engenharia, montagem e logística. Também introduzimos dois novos níveis de melhorias do sistema de controlo da unidade motriz; o primeiro a ser o que teria sido, efectivamente, um ponto de partida decente para os testes de Jerez. Eliminámos alguns erros, o que nos permitiu corrigir mapeamentos e calibração, que subsequentemente nos possibilitaram operar os monolugares de forma mais robusta e acumular quilometragem. O segundo nível de mudanças, foi de software, para permitir uma maior autoridade aos sistemas de controlo, conferindo melhor desempenho e pilotagem, e um maior grau de integração dos sistemas da unidade motriz. Todos os monolugares começaram na primeira versão e migraram para a segunda solução à medida que acumulámos quilometragem.

P: Como correu este teste no Bahrein?

RW: Tivemos alguns contratempos, mas fizemos definitivamente progressos e demos vários passos em frente. As alterações melhoraram o comportamento da unidade motriz do monolugar e também acumulámos quilometragem importante. Houve paragens do nosso lado e também dos chassis das equipas, mas resolvemos algumas falhas importantes e permitimos às equipas ganhar experiência crucial do monolugar como um todo. Vimos alguns incidentes menores que podem causar inatividade que é difícil ou impossível de recuperar. Em particular, perdemos mais tempo do que o antecipado no último dia. Enquanto não estivermos no nível de operação e desempenho que pretendemos, temos uma base mais sólida para trabalhar, e estamos a avançar na direção certa.

P: Diria que estão a cumprir o agendado?

RW: Fizemos um bom progresso em termos de desempenho e operação da unidade motriz, estamos agora numa situação que poderíamos ter aceite a meio de Jerez. Resolvemos alguns problemas e revelámos alguns outros. Não estamos no ‘timeline’ agendado, mas estamos a avançar na direção certa – a quilometragem que fizemos é muito importante. O desafio é melhorar a taxa de progresso, porque a diferença para onde queríamos estar nesta fase continua significativo. Estamos algumas semanas atrás do que queríamos, e compreendemos que irá demorar a desbloquear o desempenho total da unidade motriz. Estamos a trabalhar para chegar lá e estamos determinados a ter sucesso. Continuamos confiantes na unidade motriz e seus subsistemas, só não estamos no nível de operação e desempenho que queríamos. A imaturidade da unidade motriz combinada com o tempo perdido devido a acidentes, significa que o trabalho de chassis para preparar a época está também atrasado. A partir daqui, devemos perseguir e acelerar uma curva ascendente.

P: Qual é o plano no curto intervalo entre testes?

RW: Estamos outra vez no Bahrein no fim desta semana. O prazo de homologação está iminente, os motores para Melbourne estão na fase inicial de construção. Há uma grande quantidade de trabalho em progresso. A equipa de Viry está a trabalhar dia e noite para resolver os nossos problemas. A colaboração com as nossas equipas está mais próxima que nunca e podemos criar e validar soluções efetivas muito rapidamente, o que mostra a determinação e tenacidade de todos os membros da nossa equipa. Temos agora uma lista de problemas deste teste que iremos abordar. Há, claro, prioridades para resolver os mais importantes, mas iremos regressar fortes no próximo teste e continuaremos a aprender a unidade motriz e a preparar-nos para Melbourne.

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