Regras da Fórmula 1 – 2019: Pilotos não precisam de emagrecer

Por a 30 Janeiro 2019 14:54

Outra das novidades da Fórmula 1 2019 reside no peso dos pilotos. O que a FIA pretende é que as diferenças de peso entre os mais altos e os mais baixos (que pode chegar a 17 quilogramas) desapareçam e não hajam favorecimentos a este ou àquele piloto por ser mais baixo e leve que outro.

Não é nenhum segredo que os carros de Fórmula 1 são desenhados e produzidos para ficarem abaixo do peso mínimo. O lastro é uma das peças principais dos carros, pois permite melhorar a distribuição de pesos no chassis. Ora, essa situação beneficia os pilotos mais pequenos e leves, logo um piloto como Nico Hulkenberg, por exemplo, estava prejudicado pois a equipa não podia usar, praticamente, nenhum lastro.

Com esta novidade regulamentar, essa vantagem desaparece e para 2019 há um peso mínimo para todos os pilotos, contabilizado com banco e todo o equipamento utilizado (capacete, luvas, fato, etc), que é de 80 kg. Todos os que estiverem abaixo desse limite terão de transportar consigo, em local especificado pelas regras, um lastro até chegarem ao peso mínimo de 80 kg. Esse lastro terá de estar “totalmente localizado entre a parte dianteira e a parte traseira da abertura do chassis para a entrada do piloto, agarrado de forma segura à célula de sobrevivência e, depois, selado pela FIA.”

Quer isto dizer que sendo o peso mínimo de 740 kg, o carro terá, logo à partida, no mínimo, 80 kg, não servindo de nada contratar piloto pequenos e levezinhos. Naturalmente que as equipas podem continuar a utilizar o lastro nos locais que desejarem para melhorar o equilíbrio do carro e alcançar o peso mínimo exigido. Outra vantagem reside no facto dos pilotos não se terem de submeter a dietas com baixas calorias, reduzindo desta forma eventuais problemas de saúde. Para evitar que haja alguma tentação em termos de lastro para os pilotos mais levezinhos, o delegado técnico da FIA pode pedir, a qualquer momento, que o piloto seja novamente pesado. Porém, convirá lembrar que esta não é uma ideia inovadora e que em 1995 regras similares geraram muita controvérsia.

Dizia a regra há 24 anos que os pilotos tinham de ser pesados antes de começar a temporada e, sem muita surpresa, alguns pilotos apareceram nas pesagens visivelmente anafados face ao que tinham exibido na temporada anterior. Um dos “apanhados” com excesso de peso foi Michael Schumacher que surgiu nessas pesagens com oito quilos a mais que em 1994. Alegou o alemão que um novo sistema de treino levou-o a ganhar muita massa muscular, mas na primeira corrida da temporada de 95 já estava no seu peso normal…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado