Pirelli estreia pneus supermacios no Mónaco

Por a 21 Maio 2014 15:02

A Pirelli irá estrear esta época no GP do Mónaco os seus pneus supermacios, que serão usados com os macios que foram usadas em todas as rondas do Mundial de Fórmula 1 deste ano até agora. Os italianos esperam uma prova em que a mecânica prevalece face à aerodinâmica dos monolugares, dadas as características particulares do circuito de Monte Carlo com curvas acentuadas, e menores média horária e velocidade em curva do ano. Os pneus devem atingir a temperatura ideal de funcionamento o mais rapidamente possível, de modo a fornecerem a máxima aderência de imediato no circuito citadino de asfalto escorregadio, linhas pintadas, tampas de esgoto e com muitas outras imperfeições.

Paul Hembery, o diretor desportivo da Pirelli na F1, lembrou o aspeto lendário e exclusivo do GP do Mónaco, e explicou que “os pneus supermacios irão fazer a sua estreia neste circuito, como todos os nossos pneus de 2014 com novos compostos e novas tecnologias de fabrico, destinam-se a otimizar e melhorar a durabilidade”. O responsável britânico acredita que os pilotos podem parar apenas uma vez nas boxes devido ao desgaste pouco acentuado, embora alerte que “nem sempre é o caminho mais rápido, e como sempre a estratégia terá um papel crucial, particularmente no Mónaco pela dificuldade acrescida de realizar ultrapassagens, tornando a qualificação de uma importância extrema”.

Por fim, Hembery prevê flexibilidade de estratégias no Principado, lembrando a “elevada probabilidade do safety car entrar no estreito percurso, e a chave para o sucesso poderá passar pela eficaz leitura das potenciais oportunidades que possam surgir”. Jean Alesi, consultor da Pirelli com a experiência de 12 corridas no GP do Mónaco, acrescentou que “com a estreia dos novos pneus supermacios os monolugares serão capazes de retirar o máximo do seu desempenho. Existe um grande grau de evolução na pista do Mónaco, com o pavimento sujo na quinta-feira, e assim teremos que esperar até sábado para a pista ficar com mais borracha e ver os melhores tempos de referência”. O francês acredita ainda que “a estratégia vai ser interessante, eu suponho que no final da corrida um conjunto de pneus supermacios pode fazer uma grande diferença”.

O circuito para os pneus

Com um formato de fim de semana diferente, o GP do Mónaco realiza os primeiros treinos livres quinta-feira retornando apenas no sábado, sendo que pelo meio as ruas se abrem ao trânsito normal na tarde de sexta-feira. O tráfego não só elimina parte da borracha colocada anteriormente pelos monolugares, como também coloca mais sujidade e detritos no asfalto.

O efeito de patinagem das rodas é um risco constante na aceleração à saída das curvas lentas e apertadas presentes no traçado citadino de Monte Carlo, efeito ainda maior este ano com o elevado binário das unidades motrizes V6 turbo. A pilotagem tem por isso que ser menos agressiva e especialmente cuidada no aspeto dos pneus, sobretudo traseiros. A necessidade dos pilotos é a de adotar um estilo de pilotagem suave e consistente, aliando-o ao equilíbrio mecânico que no Principado é mais importante do que o aerodinâmico, e aos pneus corretos a funcionarem numa temperatura ideal.

Ao Mónaco, onde o tempo pode ser variável, a Pirelli leva os pneus supermacios, de baixa escala de funcionamento e com a janela e funcionamento ideal em temperaturas baixas. Já o composto macio abrange uma gama de funcionamento alta e de temperaturas mais elevadas. A qualificação monegasca é importante visto que raramente vence algum piloto que não parta da primeira linha da grelha. As principais oportunidades para ultrapassar residem após as partes mais estreitas do circuito de Monte Carlo, onde é possível apanhar os monolugares mais baixos. Em 2013, o vencedor no Mónaco foi Nico Rosberg, que parou por duas vezes começando da pole position com pneus supermacios, antes de mudar para macios e voltar ao composto original numa prova com duas intervenções do safety car.

Compostos de pneus escolhidos para 2014 na F1 até agora:

GP da Austrália: Macios e Médios

GP da Malásia: Médio e Duro

GP do Bahrein: Macio e Médio

GP da China: Macio e Médio

GP de Espanha: Médio e Duro

GP do Mónaco: Supermacio e Macio

GP do Canadá: Supermacio e Macio

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