Paul Hembery: “Assistimos a níveis elevados de degradação dos pneus o que não se deverá voltar verificar esta época”

Por a 12 Maio 2013 19:09

Fernando Alonso venceu o GP de F1 do seu país natal utilizando uma estratégia de quatro paragens nas boxes, posicionando-se à frente do piloto da Lotus Kimi Raikkonen, que parou três vezes. Alonso obteve a 32.ª vitória da carreira e a sua segunda no GP de Espanha, ao passo que o seu colega de equipa Felipe Massa subiu pela primeira vez ao pódio este ano, apesar de ter começado da nona posição da grelha de partida devido a ter sofrido uma penalização. 

Alonso também estabeleceu um novo recorde ao se tornar o único piloto que venceu um GP de Espanha tendo partido do quinto lugar da grelha de partida, demonstrando como a estratégia de pneus pode ser usada para ganhar posições em pista. Raikkonen – que utilizou uma estratégia completamente diferente da de Alonso, com menos uma paragem – mesmo assim perseguiu-o de perto, acabando a corrida apenas 10 segundos atrás do vencedor. Raikkonen foi o único piloto a completar os três stints iniciais com os pneus médios brancos, antes de uma última tirada em que usou os pneus duros P Zero Laranja.

Em resultado disto, a luta pelo título de pilotos está agora consideravelmente mais cerrada com apenas 17 pontos a separar o primeiro do terceiro. Todos os pilotos começaram com pneus médios brancos, à exceção dos dois Marussia e do Caterham de Charles Pic, que optaram por usar de início os pneus duros laranja. Uma paragem cedo do seu Ferrari permitiu a Alonso ultrapassar o Red Bull de Sebastian Vettel e, a partir daí, o piloto espanhol conseguiu planear de forma perfeita a sua estratégia de forma a não perder posições em pista.

“A estratégia esteve uma vez mais em primeiro plano no GP de Espanha, que é normalmente muito exigente para os pneus devido às caraterísticas únicas deste circuito. É por isso que assistimos a níveis elevados de degradação dos pneus, o que não se deverá voltar verificar neste grau no resto das provas desta temporada. O nosso objetivo é ter entre duas e três paragens em cada corrida, por isso é claro que quatro são demasiado: na verdade, só aconteceu uma vez antes, na Turquia, no nosso primeiro ano após o regresso à F1. Esperamos fazer algumas mudanças, a tempo para Silverstone, para assegurar que mantemos o nosso objetivo e que resolvemos quaisquer problemas de uma forma rápida. Parabéns a Fernando Alonso e à Ferrari que atacaram do princípio ao fim para que a estratégia de quatro paragens funcionasse para eles de forma a obter aqui um resultado muito popular. Eles planearam a sua estratégia desde o início do fim de semana, fazendo uma sábia utilização dos pneus durante a qualificação e depois tirara partido disso com algumas fantásticas manobras de ultrapassagem.”, referiu o Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado