Lewis Hamilton: Um super-Campeão programado

Por a 31 Outubro 2018 14:41

Quando Ron Dennis recebeu um pedido de autógrafo dum miúdo de dez anos, no final de 1995 e ouviu da boca do jovem kartista que tinha à sua frente, «sou campeão britânico e um dia vou pilotar para a sua equipa », deve ter sorrido para dentro, escrevendo ao lado do autógrafo, «liga-me daqui a nove anos e depois falamos». Mas o patrão da McLaren informou-se rapidamente sobre o arrojado interlocutor que encontrara numa gala de final de ano e três anos mais tarde foi Dennis que ligou ao pai de Lewis Hamilton, o omnipresente Anthony, para lhe propor um contrato de longa duração, integrando

o jovem piloto de Stevenage no programa de jovens pilotos da McLaren.

Aos 13 anos, muito antes de qualquer outro piloto, Lewis Hamilton passou a beneficiar do apoio duma das principais equipas de Fórmula 1 e a sua vida ficou muito mais facilitada, mas também passou a ter de responder a muito mais exigências. Sem ter de se preocupar com custos, Hamilton passou a pilotar para as melhores equipas de karting, vencendo diversos campeonatos a nível internacional, antes de passar para os automóveis mal completou 16 anos.

Essa juventude custou-lhe caro, pois cometeu demasiados erros tanto no campeonato de inverno da F. Renault inglesa em 2001 (que terminou em quinto lugar) como no campeonato britânico dessa categoria, no ano seguinte, onde foi o terceiro classificado. O seu primeiro título nos automóveis aconteceu

em 2003, aos 18 anos, ainda na F. Renault Britânica, mas as lições tinham sido aprendidas e nos cinco anos seguintes Hamilton venceu três campeonatos, culminando a sua ascensão com a conquista do primeiro título de Campeão do Mundo de Fórmula 1 em 2008.

O seu ano de estreia na Fórmula 3 não foi isento de problemas, com apenas uma vitória e o quinto lugar no Europeu da categoria, mas os Hamilton queriam prosseguir a ascensão e passar para a GP2 já em 2005, entrando em confronto com Ron Dennis, no que resultou no fim temporário da ligação entre as duas partes. Mas como ninguém quis assumir os custos da carreira de Hamilton, este teve de aceitar o que a McLaren lhe impunha, na que foi a melhor decisão da sua carreira.

Em 2005 o jovem inglês dominou a Fórmula 3 europeia, sagrando-se campeão com enorme facilidade, progredindo então para a GP2 em 2006, onde teve sucesso imediato, vencendo este competitivo campeonato logo à primeira tentativa, depois de algumas demonstrações impressionantes de talento.

O resto é do domínio público, pois desde que chegou à Fórmula 1, no início de 2007, que o inglês tem estado nas bocas do Mundo. Até hoje, Outubro de 2018, quando acabou de somar cinco títulos de Campeão do Mundo de Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado