GP Mónaco F1: Raikkonen garante ‘pole-position’ numa primeira linha toda Ferrari
Kimi Rakkonnen garantiu a ‘pole-position’ para o Grande Prémio do Mónaco, com uma volta em 1m12,178s, batendo por 0,43s o seu companheiro de equipa na Ferrari, Sebastian Vettel, relegando Valtteri Bottas para o terceiro lugar da grelha de partida, no único Mercedes a atingir a Q3.
Os pilotos da Red Bull bem tentaram disputar um lugar na primeira fila, mas o melhor que conseguiram foi colocar Max Verstappen no quarto posto, enquanto Daniel Ricciardo se teve de contentar com o quinto lugar, dividindo a terceira fila da grelha de partida com Carlos Sainz Jr, o único piloto da Toro Rosso a atingir a Q3. Atrás do espanhol ficaram Romain Grosjean, Sergio Perez e o regressado Jenson Button, já que Stoffel Vandoorne, acidentado no final da Q2 não pôde participar nesta derradeira sessão de qualificação.
Mas para além do domínio da Ferrari, sobressai o facto de Lewis Hamilton ter de largar da 14ª posição para o grande prémio do ano onde o lugar na grelha de partida é mais determinante, pois ultrapassar nas ruas do Principado é tarefa quase impossível. O britânico pode queixar-se do seu Mercedes, mas agora tem de pensar é numa estratégia inteligente que lhe permita sobretudo limitar as perdas na corrida, ‘salvando’ uns pontos.
Também ficam na retina alguns acidentes, nomeadamente o de Vandoorne, que obriga a McLaren a trabalhar para recuperar o monolugar do belga, embora a equipa seja toda sorrisos depois da excelente performance do regressado Jenson Button, a mostrar que Fernando Alonso está muito bem representado no grande prémio com mais ‘glamour’ do ano.
Resultado da qualificação
1º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m,12,178s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m12,221s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m12,223s
4º Max Verstappen (Red Bull-Renault) 1m12,496s
5º Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) 1m12,998s
6º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso-Renault) 1m13,162s
7º Sergio Pérez (Force India-Mercedes) 1m13,329s
8º Romain Grosjean (Haas-Ferrari) 1m13,349s
9º Jenson Button (McLaren-Honda) 1m13,613s
10º Stoffel Vandoorne (McLaren-Honda)
11º Daniil Kvyat (Toro Rosso-Renault)
12º Nico Hulkenberg (Renault)
13º Kevin Magnussen (Haas-Ferrari)
14º Lewis Hamilton (Mercedes)
15º Felipe Massa (Williams-Mercedes)
16º Esteban Ocon (Force India-Mercedes)
17º Jolyon Palmer (Renault)
18º Lance Stroll (Williams-Mercedes)
19º Pascal Wehrlein (Sauber-Ferrari)
20º Marcus Ericsson (Sauber-Ferrari)
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Isto é MÓNACO! Brilhante Kimi, muito bem secundado por Vettel. Kimi está em alta, depois de ser novamente papá. Num circuito de chassis, a Red Bull a chegar-se à frente. E a McLaren a pôr os dois carros na Q3, só que não lhes vai servir de muito. Button leva com 15 posições e Vandoorne, veremos se não estragou nada que lhe aumente a penalização que já trazia. Como digo acima, isto é Mónaco e deixar tudo para o fim não é muito conveniente, como se viu com Hamilton, que, sem o “brinde” do Vandoorne, poderia estar na pole, ou,… Ler mais »
Não concordo quando dizes que o Hamilton poderia estar a disputar a pole ou até a primeira linha. Ele claramente estava a sofrer com o rendimento dos pneus. Aliás em comparação, o Bottas parecia estar a lidar um pouquinho melhor com isso.
Ele tinha os dois primeiros parciais a verde, portanto estava a ganhar tempo ao Kimi, foi por isso que eu disse que ele poderia discutir a pole, porque até essa volta, efectivamente, não estava.
Os parciais a verde que vias, ao que parece era em relação ao tempo do Perez, que na altura era o 10 classificado na Q2.
Pois se calhar eram! Estou tão pouco habituada a ver o Hamilton naquela situação, que intuí que o verde era para o KImi. Sendo assim, retiro o que disse sobre as hipóteses do Hamilton.
Lembro-me que na altura que estava a assistir na Sport tv +, acho que um dos Comentadores também ficou surpreso, por pensar que os valores a verde, afinal se referiam ao tempo para estar nos 10 primeiros.
Grande qualificação sempre muito disputada, com o Kimi a voltar às poles, comemorando com o seu “poker face”. O Bottas lá conseguiu chegar-se aos Ferrari, mas claramente os Mercedes parecem sofrer com os pneus neste circuito. E que o diga o Hamilton, que após uma troca de pneus na Q2, no final da sua volta lançada apanhou bandeiras amarelas. Os Red Bull andam perto, e não me admira que amanhã cheguem-se perto da frente. Os Mclaren parece que neste circuito se dão bem, que o diga o Button, que chegou à Q3, num carro que ainda não tinha testado. Vamos… Ler mais »
Grande Kimi, já nem se lembrava da ultima vez que partiu da frente! Se os Ferrari mantiverem as posições apos a volta inicial poderá estar mais uma vitoria garantida. Hamilton com algum azar ou seria a pressão do possível recorde na pista mais associada a Ayrton?
Olha que não sei. Pois basta haver “safety cars” para baralhar as posições.
É verdade, ai já a Ferrari costuma acertar… Ao lado!
Uma das melhores sessões de qualificação da temporada, o Kimi parece ter renascido das cinzas. Os Ferrari são o melhor carro do plantel e isso notou-se perfeitamente hoje, se deu a ideia de que os RB podiam ser os grandes rivais da Ferrari na luta pela pole, acabou por ser o Bottas a fazer esse papel com uma volta canhão já no final. O grande problema da Mercedes é mesmo fazer com que os pneus funcionem na perfeição, aparentemente é mais complicado para os seus pilotos encontrar a tal janela operacional ideal, o Hamilton que o diga, nesse sentido o… Ler mais »
Grande Kimi! E ainda há quem diga que ele devia reformar-se… espero que ele renove com a Ferrari para 2018, porque esta dupla é a mais interessante do plantel.
Bravo, Kimi. Sem erros, ao contrário do Vettel que errou na 5 na sua 2º volta para o crono, ele que se queixou de um T Rosso antes do início da 1ª ( não se viu), mas ainda deu os parabéns, apesar de fazer beicinho. Bottas, habituado aos Williams com a traseira a dançar, ao contrário do Liuis que não está habituado a carros problemáticos ( Falta-lhe o Nico?). Verstappen estrepitoso, Ricciardo queixoso em relação ao momento em q o lançaram para a pista; Grosjean, um dia tinha q lhe sair bem embora fizesse uma das gracinhas do costume (… Ler mais »
Grande Kimi, vamos ver como se porta a Ferrari amanhã nas estratégias, se há jogo ou não! Muito bem o Vandoorne também até ao acidente, estava em 7º! O Troll conseguiu ficar atrás do Palmer!
Kimi Raikkonen? Esse já não tinha metido os papeis para a reforma? Que estranho…
Se calhar fez como o Button e voltou só para fazer esta corrida, nas outras corridas quem corre é o Vettel nos 2 carros como costume.
Claro que amanhã haverá um qualquer contratempo que fará com que o Vettel passe o Kimi.
Provavelmente sim. A Gina têm que ser canonizada à força e a Gina é só o carro Nº 5, mais nenhum. Resta saber onde será o problema, aposto em alguma coisa na suspensão.
A não ser que o Bottas confunda os Ferraris e, para variar, acerte no Vettel. Just a joke.
Como se previa o Ferrari é o carro mais adaptado a este tortuoso circuito. Mas quase que aposto que amanhã vai acontecer “um problema qualquer do costume” ao pobre do Raikonnenn, e a vitória vai para o Vettell, isto se a quase certa entrada do pace car por uma ou mais vezes não embaralhar as contas todas. O rei do azar foi o Hamilton, que em principio vai ter grandes dificuldades em se chegar à frente depois do que lhe aconteceu nos treinos. Ultrapassagens nem vê-las, o único interesse da prova residirá nas pancadas e despistes que o pelotão for… Ler mais »