Vida muito difícil para Nikita Mazepin na F1

Por a 10 Maio 2021 14:30

Nikita Mazepin não está a ter vida fácil na Fórmula 1. A época de estreia do russo tem sido difícil, marcada por erros e falta de ritmo, especialmente na comparação com o colega de equipa na Haas, Mick Schumacher. Nos três primeiros fins-de-semana de F1 2021 no Bahrein, Imola e Portimão, Mazepin qualificou-se sempre atrás do alemão, com uma diferença média de seis décimos de segundo.

A corrida de estreia de Mazepin no Bahrein terminou depois de um pião logo a abrir a corrida, enquanto nas seguintes o russo terminou um minuto atrás do seu companheiro de equipa. Para além disso, Mazepin tem vindo a atrair a ira de vários colegas por alegadamente os ter bloqueado durante as qualificações, com Sergio Perez e Nicholas Latifi a chamarem-lhe “idiota”. A

No GP de Espanha, foi penalizado por ter impedido Lando Norris no Q1. Depois foi batido por 0.69s pelo seu companheiro de equipa na qualificação e na corrida ficou a 49.862s de Schumacher, usando os mesmo compostos de pneus nas mesmas alturas.

Guenther Steiner diz que o seu pupilo está a “esforçar-se demais”: “Ele precisa de encontrar o seu limite. Mas isso é para ele encontrar, não nós”.

Só há um problema. É que todos os dados indicam que esse limite é insuficiente para a Fórmula 1, e de tanto querer, o jovem russo começa a entrar numa espiral negativa donde não vai ser fácil sair. Se tem chegado à F1 só com o dinheiro do pai, estaria a ser pressionado de todos os quadrantes, mas provavelmente não tanto que é atualmente, decorrente do incrível erro que cometeu com o caso do vídeo que publicou nas suas redes sociais.

Basicamente, a ‘internet’ não lhe vai dar paz. Só há uma forma de contornar isso. Fazer o que fez Lance Stroll, que foi melhorando aos poucos e acabou com a conversa do “filho de pai rico”. Fica por dizer que não estamos a comparar Lance Stroll quando chegou à F1 com Nikita Mazepin. Isso seria comparar a Estrada da Beira com a beira da estrada…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Falta acrescentar que o Mazepin só chegou à F1, por causa do Covid. Sim, é isso mesmo, por estranho que pareça.
Devido ao covid, toda a competição automóvel foi prejudicada, por isso a FIA decidiu facilitar a obtenção da super licença, reduzindo de 40 para 30 os pontos necessários. Foi assim que Mazepin conseguiu os “mínimos olímpicos” para se sentar num F1. (Acho que a FIA já se arrependeu da generosidade).

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Uma decisão e tanto. Dar 25% de bónus devido à COVID. pensei que os 40 pontos fossem detalhada e criteriosamente pensados, até por questões de segurança. Mas parece-me que também estes pontos são alvos de negócio…

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Não quero levar isso para o lado negócio, se é que entendi aonde quer chegar, mas…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Este miúdo não está preparado para estar na F1. eu percebo a ganância dos pais em levar os filhos ao estrelato o mais rápido possível. Contudo, às vezes isso tem um custo muito alto. Parece-me que é o que está a acontecer ao Mazepin. Na verdade a culpa não é dele… é mesmo do pai que para entrar no negócio da F1 colocou o próprio filho como condição do negócio. E agora quem pilota o carro pá? Btw, o Latify também “está parecido”. Leva traulitadas semana a semana do Russel.

icebergemchamas
icebergemchamas
2 anos atrás

Enquanto o papá estiver lá não vai ter o lugar em risco, ao contrário de alguns outros que já mostraram merecer estar na F1.
Confesso que para mim (e não só) o Nikita tem sido uma decepção. Acompanhei a F2 no ano passado e pareceu-me um piloto rápido, apesar de algo instável e com algumas atitudes irresponsáveis, mas estava convencido que iria pelo menos fazer jogo igual com o Mick no inicio do campeonato, infelizmente para além de cometer muitos erros tem ficado a milhas do colega.

Patucho10
Patucho10
2 anos atrás

E ainda por cima o próximo GP é no Monaco, se o Mais1spin dá sinais de não estar preparado para a F1, então vai ser de chorar a rir no GP do Monaco, levar um F1 ao limite naquele circuito sem cometer erros é algo de muito difícil , então acho que vamos ter mais do mesmo, bloquear carros mais rápidos, e claro tem de dar um beijinho a um muro, ahahahahahah

#99
#99
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

Vamos rezar para que não estrague a festa.

icebergemchamas
icebergemchamas
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

Bem pelo menos podemos ter alguma animação no Monaco, porque tirando isso aquilo é uma autentica procissão com as únicas alterações de posição a ocorrerem nas boxes

MiguelCosta
MiguelCosta
2 anos atrás

Não tem lugar na F1. O pior é que como ele já disse vai lá estar por muitos e bons anos lá, porque afigura-se no horizonte a compra da Haas pelo “papá”. Mais ou menos a mesma história do Stroll e do Latifi. Se o Canadiano da AM já tem algum tino e calma e lá vai fazendo umas coisas mais ou menos, o da Williams é um “condutor de táxi” usando a gíria do saudoso Colin Chapman. O “Take a Spin” é muito mau, pior que ele só o Yuji Ide e o Délétraz.

Jorge
Jorge
Reply to  MiguelCosta
2 anos atrás

O Stroll é bom piloto, não pode ser colocado na mesma lista.
Ninguém faz uma pole, ainda mais à chuva, sem ser bom piloto.
Cuidado, não estou a dizer que ele é o Hamilton, mas é bom piloto. Já fez mais que o grande Hulk.

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  Jorge
2 anos atrás

Caro forista, eu discordo que ele seja bom piloto, é na minha opinião um piloto mediano, que de à um par de anos para cá, se rodeou de pessoas que o façam melhorar a performance, mental coach, etc. Talento nato acho que não tem. O Hulkenberg também fez uma pole e com um carro bem inferior ao FI do Stroll, não fez foi nenhum pódio, mas teve algumas corridas bem interessantes, faltou-lhe sorte e carro, e sempre achei que ele tinha algum problema para nenhuma equipa de ponta o ir buscar. Se o Stroll tem lugar na F1? Neste plantel… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  MiguelCosta
2 anos atrás

De acordo ! Piloto protegido pela imprensa dominante, e sabe-se a influencia que isso representa na formação da opinião dos adeptos. Provavelmente só alguém – neste caso, forista – que nunca foi a um autódromo pode dizer que ele é um bom piloto em termos absolutos. Se ele terminar em 5º a 5´´ ou 50 é invisível ou indiferente para esses que não saiem do sofá. O pai comprou a equipa Prema para o menino, no tempo da Williams comprou um simulador de F3 que o Massa e o Bottas não puderam usar, contratou-lhe o Luca Baldisseri ( o melhor… Ler mais »

Jorge
Jorge
2 anos atrás

A única diferença entre o Mazepin e o Latifi é mesmo o video, o que sendo deplorável, não devia impactar a maneira como o piloto é avaliado.
Ao menos o Mazepin conseguiu chegar ao fim de uma corrida à chuva, coisa que o Latifi ainda não conseguiu e tenho sérias dúvidas que o venha a fazer.

fbrazao
fbrazao
2 anos atrás

O jovem Nikita Mais1spin (eheheh) vai estar na Haas enquanto o papá Dmitry pagar, o que equivale a dizer que será esta época toda pelo menos. Como alguém aqui já escreveu, a seguir vem o Mónaco e vai ser de chorar a rir. Enquanto der para a paródia tudo bem mas num circuito como o Mónaco “as chicanes com rodas” são muito particularmente perigosas e vamos ter esperança que não acabemos todos muito tristes mesmo

can-am
can-am
2 anos atrás

Um verdadeiro saco de pancada, mas que tem feito bem por isso, e em cada prova se “esmera” mais !
O rapaz até tinha um boa folha na F 2 ! Nunca digam que as corridas são monótonas com ele lá dentro !

Patucho10
Patucho10
Reply to  can-am
2 anos atrás

Lá isso é verdade, piões, bloqueios animação não falta,..

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

O rapaz nem se consegue aperceber que não é deste campeonato…
Ficar a quase 1min do colega em todas as corridas… é muito… mas mesmo muito…
Não acompanho outras formulas que não a F1, por isso não tinha uma ideia formada sobre o valor de ambos, mas olhando para essa diferença, será que Mick é bem melhor do que aquilo que a generalidade dizia?

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

O Mick poderá dar um bom piloto de F1 pois é muito esforçado e também muito correto (basta ver o seu comportamento versus o do Mazepin nas dobragens), tem sido muito consistente e tem feito boas corridas atendendo ao material de que dispõe, mas não acredito que se aproxime sequer do nível do pai, quando muito poderá chegar ao nível do tio (Ralf) que até era extremamente rápido quando estava num dia bom!
Em termos de juízo e correção ganha de certeza ao pai e ao tio, mas como não é isso que faz andar um F1…

Augustin
2 anos atrás

Dinheiro paga muita incompetência. Incompetentes com dinheiro não gostam de dar o braço a torcer. Mas enquanto ele não bater em ninguém e continuar tomando chineladas de seu companheiro de equipe, segue nosso deleite.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado