“Para um piloto, a F1 não é um desporto de equipa”

Por a 25 Abril 2017 11:32

Não é novidade para muita gente, um piloto de Fórmula 1, para chegar ao topo dificilmente deixa de ser egoísta e Toto Wolff acredita que não está no ADN de um piloto acreditar que a Fórmula 1 é um desporto de equipa. E dá exemplos da luta entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, o ano passado. Numa entrevista ao Auto Motor und Sport, quando o tema chegou ao último Grande Prémio de 2016, em Abu Dhabi, prova onde Hamilton tentou atrasar o máximo possível Rosberg, quando “ele tinha dito antes que não o faria… fomos ingénuos. Eles estão ‘calibrados’ de uma maneira desde o karting para correrem sozinhos. Mais tarde vem um chefe de equipa dizer que têm de correr em equipa porque estão a representar uma marca global com 100 mil funcionários no mundo todo. Para um piloto, a F1 não é um desporto de equipa”, disse o chefe da Mercedes.

Valtteri Bottas chegou este ano à equipa, e em apenas três Grandes Prémios  já começou a receber ordens de equipa, como se viu no Bahrein, em que teve de deixar passar Hamilton duas vezes. Esta atitude de Bottas foi o motivo porque foi contratado, explicou Wolff: “Decidimos por um piloto que puxasse pelo Lewis, mas que não trouxesse qualquer animosidade para a equipa”. Ter um piloto como Hamilton na equipa não é fácil, mas Wolff está muito satisfeito com o seu piloto que desde que chegou à equipa em 2013 venceu 33 Grandes Prémios e foi duas vezes campeão do mundo.

“Hoje estamos lidando com uma inflação de super estrelas através da Internet e dos media digitais. Ele é uma ‘marca’ e precisa posicionar-se através do Twitter, Facebook e Instagram. Acho que o Lewis Hamilton é realmente o melhor piloto desta nova geração. O impressionante sobre a sua personalidade é que ele está em constante evolução, absorve coisas que são boas para ele como uma esponja”, revelou Wolff.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
7 anos atrás

O que é fantástico é ver um piloto que deixa passar o colega de equipa só porque sim, isto logo no início do campeonato. Não me refiro apenas a este caso. Para a F1 isto não é muito bom.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  mcrae
7 anos atrás

Concordo, nenhum piloto deveria ser obrigado a sair da frente, mas todos sabem onde começou este tipo de filosofia. Aliás, neste mesmo GP Raikkonen foi obrigado a sair da frente de Vettel e não vejo o mesmo tipo de indignação nos comentários ou notícias sobre isso. Até parece que o caso Bottas-Hamilton é único nas pistas de F1…

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Estas palavras sobre pilotos tarefeiros servem para tirar duvidas a muita gente, mas é lamentável que isso exista. Como acabar com isso para bem da F1? Talvez mais equipas com apenas um carro, o que não me parece que aconteça.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Então porque as equipas têm 2 carros e não só 1?
Os companheiros nem devem ajudar demasiado nem atrapalhar demasiado, claro que se estão os 2 a disputar o titulo ou não têm nada a perder devem ter livre arbítrio para fazerem o que quiserem, mas também servem para ajudar como o Kimi quando deixou passar o Vettel que ia mais rápido.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

A situação entre Kimi e Vettel, Hamilton e Bottas foi exactamente a mesma. Hamilton estava mais rápido, Bottas deixou passar. Lá porque não ouvimos a ordem de equipa da ferrari a dizer para vettel deixar passar, não significa que não a tenha havido.

Se viu a corrida, vai concordar, Bottas não teve ritmo nem de perto para acompanhar ou bater Hamilton e no final da corrida quase perdeu o lugar para Raikkonen.

Acho engraçado esses dois pesos e duas medidas, o Bottas foi obrigado, o Kimi “deixou passar porque o Vettel estava mais rápido”, ok ok…

asfalto
asfalto
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Porque existem dois, talvez porque minguem imaginou que no futuro os interesses fossem acabar por estragar as corridas com tácticas que só criam duvidas e passagens de má memoria e descredibilizam a modalidade.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Como se viu no Bahrein, em que o LH pediu 2 vezes ao “muro” que tirasse o Bottas da sua frente, chamando-o de ” pace car”, mas como se viu também (antes) na Austrália. Sejamos claros: No Bahrein o Toto justificou que essas 2 ordens, no 2º e 3º stint, visavam salvaguardar a única hipótese de ainda vencer a corrida. Porém, na Austrália, e não obstante o LH ter ritmo inferior ao Bottas e não ter hipótese de alcançar o Vettel, ao finlandês foi dada ordem para não atacar a posição do Liuis não obstante estivesse com ritmo mais forte… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Exactamente. Acrescento que tenho medo que a carreira do Valtteri Bottas tenha chegado ao fim com esta passagem pela Mercedes, por causa do estatuto de segundo piloto que lhe atribuíram. Quando o anunciaram na Mercedes, não pensei que fosse ser assim que as coisas iam correr. Agora, quando 2017 acabar, as equipas vão olhar para o Valtteri como um novo Barrichello ou Irvine – mas, provavelmente, sem as vitórias. Talvez a Williams o aceite de volta, ou arranje lugar na Sauber ou na McLaren. O mais irónico é que isto pode acontecer apesar de o Bottas ter mostrado ser tão… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  MVM
7 anos atrás

“O mais irónico é que isto pode acontecer apesar de o Bottas ter mostrado ser tão ou mais rápido que o Hamilton”. Isto aconteceu em alguma realidade paralela que nós os comuns dos mortais desconheçamos?! Em 3 qualificações o Hamilton, ganhou duas e perdeu a última da forma que se conhece (o DRS não abriu na segunda zona). Em 3 corridas o Hamilton acabou sempre na frente do Bottas. Na China com 48 segundos de avanço. No Bahrain, o Bottas com preferência no primeiro pit-stop, mais os 5 segundos de penalização, ainda conseguiu acabar 13 segundos atrás. Convenhamos que o… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Ah, eu vi logo que a culpa era do DRS… se não fosse, era do mau olhado, ou qualquer coisa.

MurrayWalker
Reply to  MVM
7 anos atrás

Não percebi. A sua resposta tem algum tipo de argumento subliminar em relação aos factos apresentados?

MVM
MVM
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Quais factos? O que li foi uma apologia do Hamilton. Então essa da preferência no pit stop…

MurrayWalker
Reply to  MVM
7 anos atrás

A sério?! então não é verdade que o DRS não abriu na ultima volta lançada? não é verdade que o Bottas teve a preferência no primeiro pit-stop em prejuízo do Hamilton? aliás, como sempre tem acontecido na Mercedes ao longo dos últimos anos, o piloto que vai na frente tem preferência no pit-stop.

Aqui não foi a apologia do Hamilton, foi a apologia do “ser tão ou mais rápido”

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Aqui também temos de ver como o caso ocorreu, porque falam somente “ele foi mandado sair da frente”, já as circunstâncias metem-nas no saco porque é sempre bom manter uma falsa polémica, né? Bottas não tinha ritmo para Hamilton, daí o terem dito para deixar passar. No final da corrida foi o que se viu, enquanto que Hamilton estava a ganhar terreno a Vettel, Bottas pastelava bem atrás, quase perdendo o lugar para Raikkonen. Se Bottas tivesse ritmo, aí sim, queria ver que diria a Mercedes, não acredito que lhe dissessem para sair da frente, mas o resto do campeonato… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Partindo do princípio que a Mercedes e a Ferrari definem claramente um hierarquia entre os pilotos ( Kimi está a 34, qtos. mais serão necessários?).
Se os “aguadeiros” fizerem a pole ou partirem da 1ª linha, como vai ser? Como no ciclismo, em que não conta o mérito? Pode distanciar-se do líder da equipa ? Ou, Deixa este passar e faz de tampão como O LH em Abu Dabhi com 5ou6 carros em procissão? Este equilíbrio (?) entre estas 2 equipas poderá criar situações interessante

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

A “bicicleta” do Vettel é eléctrica e a do Kimi é só pedais.

*RPMS*™
7 anos atrás

A Mercedes está a fazer a Bottas em relação a Hamilton a mesmíssima coisa que a Ferrari está a fazer a Raikkonen em relação a Vettel. O problema é que alguns adeptos do Vettel que são facciosos (assim como os tais do futebol) só conseguem ver o beneficio do inglês mas não conseguem ver o beneficio do alemão… Cumprimentos

angstrom
angstrom
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Recomendo-lhe a rever o Grande Prémio da China, no momento em que o Vettel estava atrás do Raikkonen e a perder terreno para o Hamilton, e só passou para a frente do filandês devido uma boa manobra, sem ordens de equipa. Em situação contrária, o que aconteceu no Grande Prémio do Bahrain, quando Hamilton estava mais rápido que Bottas mas atrás deste, a Mercedes interviu. Em relação às analogias do futebol, enquadram-se bastante bem nos seus comentários, uma vez que, assim como os adeptos do Sporting tem um eterno ódio ao Benfica, o senhor transborda de tanto ódio ao Vettel,… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  angstrom
7 anos atrás

Realmente foi uma muito “boa manobra” por parte da Ferrari. Curioso que se fosse o Hamilton já teriam sido ordens de equipa… E já agora, tem que ler melhor o meu comentário porque eu falo em alguns, repito, alguns adeptos do Vettel (que estão identificados e são bem conhecidos por aqui a quem eu me refiro). Para terminar, dizer-lhe que registei a sua preocupação acerca dos comentários de “ódio”, como você lhe chamou, e que vou ficar atento as suas intervenções quando os comentários de “ódio” forem acerca de outros pilotos também, sejam alemães, espanhóis, etc… Cumprimentos

angstrom
angstrom
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

A “manobra” da Ferrari é tão boa, que parece mesmo que foi uma ultrapassagem do Vettel, ambos encenaram bem, principalmente o Raikkonen, que nao desacelerou em demasia e ainda se fez de surpreendido ao ver o Vettel aparecer no interior da curva, quando já se estava a virar para esta mesma. Realmente, os pilotos da Mercedes tem que atuar melhor para não parecer ordens de equipa, o Bottas desacelera imenso. Alguns adeptos…ok, não sei quem são, mas sempre que o Vettel vem à conversa, o senhor não perdoa. Pode ficar atento aos meus futuros comentários, sinta-se à vontade. Cumprimentos

gp4
gp4
7 anos atrás

Tretas!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado