Troca as sextas-feiras por mais Grandes Prémios de Fórmula 1?

Por a 26 Outubro 2017 09:39

A Liberty Media está a tentar encontrar formas de permitir que as equipas possam ter condições para participar em mais Grandes Prémios sem exigir em demasia das suas estruturas.

Num passado recente os responsáveis pela F1 tinha a tendência em adicionar datas ao calendário sem consultar as equipas e estas obviamente entravam logo em modo reclamação pois cada nova corrida implica novos desafios logísticos bem como novos gastos. O número de Grandes Prémios tem aumentado ao longo dos anos e se em 1950 a época teve apenas 7 corridas, em 1958 passou a ter 11, embora a média de GP nos anos 60 fosse de 10 por época.

Nos anos 70 o número de corridas por ano subiu à com a popularidade do desporto, tendo chegado a um máximo de 17 provas, embora 15 fosse a média dessa altura. Nos anos 80 o número de provas estabilizou e foram várias as épocas com 16 corridas, algo que se manteve nos anos 90. A partir de 2004 as épocas foram crescendo até chegarmos a 2016 onde o recorde foi batido com 21 corridas num ano.

Pode pensar-se que mais é melhor, mas isso está longe da realidade. A F1 é feita por seres humanos, por muito que as vezes custe acreditar, e se para os pilotos a tarefa é relativamente simples, para os restantes elementos das equipas, a vida antes durante e depois de um GP não tem o glamour que a TV passa. Há uma peça sobre a vida dos mecânicos de F1 e o ritmo de trabalho a que se sujeitam não é aconselhável a ninguém. Se multiplicarmos isso pelo número de provas por ano, temos pessoas que passam a maior parte do tempo fora de casa, enclausurados em pistas e com pouco tempo para sequer comer.

E depois há os custos. O Grande Circo é grande por algum motivo e a logística necessária para levar o material de um lado para o outro é considerável em tamanho e em preço. E depois há os extras que são os transportes de peças novas que tem de vir das sedes das equipas para as pistas. Aumentar o número de provas pode prejudicar as equipas mais pequenas e diminuir a qualidade das corridas.

Por tudo isso as equipas torcem o nariz a épocas com mais de 20 GP. Mas a F1 é um produto global e para isso tem de chegar aos quatro cantos do mundo e a Liberty Media quer tentar isso, de forma sustentada.

Ross Brawn afirmou que o plano passa por aumentar o número de corridas para 25/ano, mas compensando as equipas com a eliminação das sexta-feiras de treinos livres. Passaríamos a ter apenas dois dias de prova para que as 25 corridas sejam possíveis logisticamente. O problema desta decisão é que se está a retirar tempo em pista. Os treinos livres já permitem ver carros a rodar, algo que os promotores das provas querem (exigem) para poder atrair mais pessoas e assim receber mais dinheiro.

Se a sexta-feira ‘cair’ Brawn acredita que as equipas estarão mais recetivas em aumentar o calendário, mas ao fazer isso os promotores ficarão a perder, sendo que alguns pretendem um formato de quatro dias de provas, a começar na quinta-feira com categorias de suporte. Esta decisão iria contra a tendência e a vontade de quem paga para ter a F1.

É este um dos dilemas que a Liberty enfrenta. Se por um lado a sexta é facilmente dispensável por parte das equipas, por outro as TV e os promotores irão perder tempo de antena muito valioso. Uma coisa parece certa, Brawn não está interessado em mudar o formato da corrida e pretende manter o domingo como está, afastando assim o fantasma de duas corridas mais curtas que chegou a ser falado no ano passado.

Os adeptos terão por certo uma palavra a dizer. Será que se a sexta desaparecer os fãs vão sentir saudades? Vale a pena aumentar o número de corridas por ano? Vale a pena perder tempo em pista para encontrar a melhor afinação ou permitir que jovens tenham o primeiro contacto com os monolugares para poder ir a outras paragens? Será que a sexta pode ser usada como era no passado, com uma sessão de pré-qualificação e assim reacender o interesse pelo primeiro dia de prova? O primeiro instinto será dizer não, mas se nessas novas seis provas que surjam graças à medida, aparece um circuito de que gostamos e que há muito está fora do calendário? Aí o caso muda de figura. Mais uma vez os adeptos devem ter uma palavra a dizer. A caixa de comentários pode ser um bom inicio para trocar impressões… afinal estamos aqui todos pelo mesmo.

[soliloquy id=”336804″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Não acompanho a F1 às sextas nem quero mais GPs.

simoncelli
simoncelli
6 anos atrás

As sextas feiras interessam pouco ou nada para os espectadores, seja na Tv seja no local. Era mais interessante ter um sábado com mais sessões de treinos incluindo qualifying, e corrida no domingo. Mais fins-de semana de GP acho que sim que faz sentido.

ernie
ernie
6 anos atrás

À sexta feira temos que trabalhar (a maioria), e as sessões de FP não têm qualquer interesse para o publico, a não ser para os inventores de conjecturas que se entretêm a imaginar coisas que as equipas fazem tanto quanto possível de forma a ninguém imaginar. O sábado com duas sessões de FP com uma hora cada de manhã separadas por hora e meia e qualificação à tarde eventualmente antecedida por um Warm-up de 30 minutos uma hora antes apenas para confirmar afinações. Quanto a mim o domingo seria apenas um dia de corridas, e a Qualificação teria que ser… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
6 anos atrás

Voltem a permitir os testes das equipas numa pista designada por estas. Gasta-se muito mais no túnel de vento.

Pity
Pity
6 anos atrás

Com a escassez de testes, as sextas-feiras são aproveitadas para as equipas testarem na pista as suas evoluções, pelo que, se não interessam aos espectadores, interessam às equipas.
Trocar as sextas-feiras por mais corridas é um disparate. Quem segue fielmente o campeonato, neste momento, já tem 40% dos seus fins de semana ocupados, o que é muito. E não comparem (como já li) com o futebol, pois aí, podemos ir a passear no carro e a ouvir o relato.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Façam lutas até à morte na sexta feira, por exemplo os pilotos têm de conseguir fazer 10 voltas contra dragões, gigantes, tigres dente de sabre e ninjas. Quem conseguir faz a corrida. Quem não conseguir… Olha, temos pena.

E assim mais pilotos têm hipótese de entrar na F1, porque todas as semanas havia várias vagas.

jo22101626
jo22101626
6 anos atrás

Falo por mim, mas acho que muitas mais pessoas partilham da mesma opinião, as sextas-feiras para os fãs televisivos são pouco ou nada importantes, para os espetadores locais são boas porque permitem verm os carros a rolar mais uma vez e para as equipas são importantíssimas. Por estas razões acho que as sextas podiam ser retiradas desde que fossem permitidos às equipas fazerem os testes que quissessem, assim teriamos o campeonato mais interessante pois poderia haver muita evolução. Quanto ao aumento dos fim de semana de corrida sou completamente contra isso, pois acho que 17 corridas seria o ideal, para… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado