Toto Wolff faz ‘mea culpa’…

Por a 9 Dezembro 2016 09:37

Já aqui tínhamos escrito, logo a seguir a Nico Rosberg se ter tornado merecidamente no novo Campeão do Mundo de F1, que os seus festejos foram ensombrados por uma questão lateral, que não devia ter tido o destaque que teve. Sempre admitimos ser verdade que Hamilton andou menos do que podia e tentou dessa forma ir buscar o que precisava para ser Campeão e também sempre achámos que ninguém lhe podia levar isso a mal. Não tinha feito nada sequer parecido ao que Ayrton Senna fez em 1990, no Japão ou Michael Schumacher em 1994 (Adelaide) e 1997 (Jerez).

Toto Wolff tinha-se insurgido contra o seu piloto, esquecendo-se que 51 vitórias nas últimas 59 corridas, desde o início de 2014, lhe davam uma enorme margem de manobra que podia permitir não colocar a equipa acima da vontade de um seu piloto ser Campeão do Mundo de F1. Não há e vai continuar sem haver um piloto de F1 que aceite de bom grado uma ordem para não fazer tudo o que pode para vencer um título, e num mundo tão competitivo como é a F1, e Wolff devia ter-se lembrado que a ‘culpa’ de Lewis Hamilton ter perdido grande percentagem das suas hipóteses de ser campeão este ano foi muito da equipa que lidera, especialmente com o motor rebentado na Malásia.

Agora, Toto Wolff, admite que a equipa se enganou ao tentar impor ordens de equipa face ao que Lewis Hamilton fez em Abu Dhabi, e que o piloto ignorou, dizendo que tinha a corrida controlada: “No calor do momento, por vezes tomamos decisões erradas. Esquecemos-nos que estava muito mais em jogo do que simplesmente mais alguns pontos para a equipa. Como a corrida se estava a desenrolar, deveríamos ter comunicado de forma diferente, e deixá-los correr como achassem mais apropriado”, disse agora Toto Wolff.

Sendo certo que é bem mais fácil para o adepto ou para o jornalista dizer o que acha que devia ter sido feito, mas depois, houve muito pouca gente que entendesse a tempestade num copo de água que a Mercedes fez com aquela conversa de Paddy Lowe para Lewis Hamilton, sabendo o que estava em jogo. Fizeram ‘mea culpa’, mais vale tarde que nunca…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mharyus
mharyus
7 anos atrás

Parece que a digestão deste sapo por parte da Mercedes está quase concluída. Agora há uma coisa que não percebo, é que no “calor do momento” toda uma equipa de pessoas se enganou e apenas o piloto teve razão. E a razão era a de ganhar a prova, não era?

noteam
noteam
7 anos atrás

Considero que o Toto Wolff tem feito um grande trabalho na Mercedes e fiquei bastante desiludido com a postura assumida em Abu Dhabi, felizmente tem a capacidade de olhar para trás e assumir que estava errado, isto sim é saber gerir uma equipa. Gostava de acreditar que este “mea culpa” é honesto e não uma forçada aproximação ao Lewis Hamilton que é agora indiscutivelmente o único ponta de lança da equipa, sendo o Toto Wolff a fazê-lo, acredito mesmo que seja sincero.

2fast4u
2fast4u
Reply to  noteam
7 anos atrás

Infelizmente discordo com a sua opinião. Não acredito que seja sincera esta mudança de opinião. Este austríaco parece que não parte um prato mas é uma pessoa do mais cínico que pode haver. Basta ver como tem lidado com a questão do possível sucessor de Rosberg. E ao longo do ano, se fossemos estando bem atentos, fazia parte dos que torciam para o Rosberg ganhar (juntamente com aquele bigodes com ar de nerd)…

ernie
ernie
7 anos atrás

E pronto! A montanha pariu um rato. Acabou por imperar o bom senso, mas Wolff demorou demasiado a dar o braço a torcer (deve estar a doer), e acho que isto nunca teria acontecido, se Rosberg não se tem pisgado. Curioso também o facto do “escriba” mencionar pela segunda vez os incidentes de Senna em 90 e de Schumacher em 94 e 97, mas insistir em esquecer o incidente de Prost em 89, sem o qual Senna nunca teria feito o que fez em 90. Será que o senhor José Luis Abreu é assim tão amigo de Prost, como naquele… Ler mais »

STP
STP
7 anos atrás

Pois…

VarioR
VarioR
7 anos atrás

O tiro saiu-te pela culatra

O Alemão assim que se apanhou com o titulo foi-se embora e os média criticaram a atitude da Mercedes.

Agora vens dar uma de dama arrependida

Favoreceste o Alemão e ele virou-vos costas

É um abre olhos

Génesis
Génesis
7 anos atrás

Incríveis estas declarações, então a única pessoa que teve cabeça fria foi o piloto, o tal que está a guiar nos limites e ainda está a fazer contas de cabeça?????
Simplesmente ridículas estas afirmações e a novela que se criou.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

Não tens outro remédio senão engolir o sapo que criaste. Ou por outras palavras, relaxa que encaixa…

vi09121611
vi09121611
Reply to  ze-do-pipo
7 anos atrás

O abraço (beijo) de Judas.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Calem-se com a teoria do favorecimento a Rosberg. Não têm mais nada a dizer? Como um sábio forista aqui comentou uma vez; pode muito bem ser o caso do Rosberg ter gerido melhor o desgaste do carro.
Se foi estranho? Foi. Se tantos faziam este filme se o piloto não fosse alemão? Não faziam. Têm conhecimento de todas as variáveis? Não. Então calem-se ou passem por ignorantes. (Não têm que agradecer.)

js1970
js1970
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

São factos! E contra factos não há argumentos. E se você não quer ver isso já é outro problema por isso se há pessoa que tem que se calar ou ser ignorante essa pessoa é você! E já agora não tem que agradecer!

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  js1970
7 anos atrás

Pois,mas como o hister tem razão…

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Sim, sim, o Hamilton desaprendeu. Nos outros anos, soube gerir o desgaste do carro, mas este ano, não. Boa!

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  Pity
7 anos atrás

nunca soube!

VarioR
VarioR
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

“Hamilton acelera se não o Rosberg ainda perde o titulo para ti”

Foi mais ou menos isto que a Mercedes disse ao Hamilton.

Não houve favorecimento ao Alemão quando o titulo de construtores estava resolvido e só eles podiam lutar pelo titulo de pilotos?

Só não vê quem não quer

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

hum…esta sua opinião vai valer-lhe muitos insultos do aqui sediado fan club do Lewis Hamilton!!

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

um dia os factos virão ao de cima e todos compreenderão! A perseguição ao Hamilton (LH) já dura desde 2006! Porque LH não ganhou em 2006? porque a Mercedes preferiu manter Raikkonen , que afinal é alemão. Porque LH não ganhou em 2007? porque a conjurada Mercedes distraiu o LH com o Alonso, porque tinha prometido o título ao alemão Raikkonen. Porque LH não ganhou em 2008? Ah, ganhou! apenas porque os maléficos planos da Mercedes foram estragados pela brincadeira do Briatore! Porque LH não ganhou em 2009? porque a Mercedes planeava conquistar o mundo através do cientista do mal… Ler mais »

alexis
alexis
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Mais cego que o cego é aquele que não quer ver.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Mais uma vez, dupla personalidade. Há uns dias este mesmo Wolff dizia que a questão não estava fechada, que tinham de falar com os pilotos e rever os valores para a próxima época e blá blá blá. Agora já vêm dizer que no calor do momento tomam decisões erradas e que se calhar não foi a melhor decisão. A continuar assim, daqui a uns dias vamos voltar a ter declarações a dizer que ainda tinham de falar com Hamilton porque a equipa está primeiro e ele desobedeceu, para depois passados dois ou três dias dizerem que afinal se calhar estiveram… Ler mais »

trabalhatumalandro
trabalhatumalandro
7 anos atrás

Ayrton Senna fez em 1990, parece que toda a gente esqueceu.
Michael Schumacher em 1994 não foi perdoado, também sempre foram duas vezes.

nakamura
nakamura
Reply to  trabalhatumalandro
7 anos atrás

O “incidente de corrida” de 89 é que toda a gente se esqueceu, o abalroamento de 90 pouco se fala porque tem uma ” história” semelhante em 89. Em 94 não houve punição e o schumi foi campeão, em 97 resolveram e bem desclassificar o reincidente no assunto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado