Teto orçamental vai equilibrar F1, mas não é para já…

Por a 24 Fevereiro 2021 18:17

Tal como o AutoSport já noticiou, também o Diretor Técnico da Alfa Romeo Racing, Jan Monchaux, é de opinião que o teto orçamental da Fórmula 1 não vai produzir os seus efeitos já em 2021. O homem de Hinwill acredita que “serão necessários dois ou três anos” até que o impacto do novo limite de custos seja plenamente sentido na Fórmula 1.

Recorde-se que a disciplina introduz este ano um limite orçamental de 147.4 milhões de dólares este ano, que será reduzido para 135 milhões de dólares em 2023, sendo o objetivo nivelar os gastos, que consequentemente farão nivelar também mais o plantel. Ninguém espera que existam alterações muito significativas na tabela, passar de último para primeiro e vice-versa, não vai acontecer, mas vai permitir que, com o tempo, a margem que há entre as equipas mais ricas e o resto do plantel se equilibre bastante mais.

É que mesmo que as melhores equipas tenham os melhores carros, pilotos, líderes, engenheiros, mecânicos – vão continuar a ter – as diferenças em pista nunca serão tão evidentes, como na altura em que algumas equipas gastavam 400 milhões e outras 150. Isto tem, inevitavelmente, que equilibrar a F1: “Não creio que qualquer efeito do limite orçamental na competitividade das equipas seja evidente em 2021. O limite orçamental só está a ser introduzido para esta época, quando os carros de 2021 já tinham sido construídos. Haverá desenvolvimento durante a época, é claro, mas com os regulamentos a permanecerem moderadamente estáveis entre 2020 e 2021, não são para já esperadas grandes alterações na ordem das equipas, mas vamos começar a ver mais alguns impactos a partir de 2022, quando todas as equipas terão o mesmo tecto orçamental para desenvolver o carro. Penso que isto resultará na redução das lacunas no desempenho, embora o efeito total dos novos regulamentos demore alguns anos a tornar-se totalmente aparente. As grandes equipas não só têm o dinheiro e as pessoas para lhes dar uma vantagem, mas também uma vantagem tecnológica de que beneficiam, e o efeito disso levará alguns anos a desvanecer-se. Além disso, não devemos esquecer que o limite orçamental não cobre o motor, que é o coração do carro, que continuará a ser um grande diferenciador e, portanto, uma vantagem para os melhores.

Seja como for, estou confiante de que dentro de dois ou três anos as diferenças serão reduzidas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Thank you Captain Obvious.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado