Silly Season da F1: qual a próxima peça do xadrez a mexer?

Por a 26 Março 2024 09:44

A Silly Season da Fórmula 1 deste ano é para já um jogo de xadrez, em que é preciso paciência, mas depressa se poderá tornar num enorme dominó, pois se uma ‘peça’ importante se mexer, e as outras seguir-se-ão quase de imediato. Depois da grande mudança, anunciada ainda antes de ter início a temporada, protagonizada por Lewis Hamilton, não houve muito mais acrescentar, apesar de existirem as conversas normais entre pilotos e equipas. 

Ironicamente, a mais importante é mesmo Max Verstappen, cuja saída da Red Bull é muito, muito improvável e o facto de se estar a falar tanto nessa possibilidade é mesmo só como arma de arremesso, pois do lado dos ‘Verstappen’ não existe essa vontade, uma vez que sabem que estão na melhor equipa e assim deverá continuar pelo menos até ao final de 2025 – depois vêm novas regras – e por isso não faria qualquer sentido uma mudança, pois o que Max Verstappen mais quer é ganhar corridas e a única equipa que lhe dá para já essa garantia é mesmo a Red Bull. 

Só mesmo se as coisas se extremassem muito no seio da Red Bull é que isso poderia suceder, mas a atestar pela calma dos últimos dias, a Red Bull vai permanecer por muito tempo, uma paz podre…mas não se pode descurar a possibilidade a 100%. 

Nesse contexto, as equipas que precisam de pilotos e os pilotos que precisam de equipas têm os seus prazos para tratar dos assuntos e a Mercedes é a primeira delas.

Carlos Sainz será a segunda opção para Toto Wolff na Mercedes, a seguir a Max Verstappen, mas a Red Bull pode não manter Sergio Pérez para lá do final deste ano, pelo que Sainz tem neste momento quatro equipas pela frente e pode dar-se ao luxo de esperar mais algum tempo: Mercedes, Red Bull, Aston Martin e Audi. Por ordem de preferência. Claramente Sainz já falou com a Red Bull e com a Mercedes, a Aston Martin e a Audi tê-lo-ão sondado. 

Na Red Bull já se percebeu que Daniel Ricciardo dificilmente será hipótese, como gostaria Christian Horner, pois se nem Yuki Tsunoda consegue bater com o mesmo carro, muito pior seria ir para o lado de Max Verstappen.

Tudo o resto virá por arrasto quando começarem a ser colocadas a primeiras peças deste xadrez

Claramente o nome dos colegas de equipa de George Russell na Mercedes e de Max Verstappen serão os temas mais importantes. E não é de colocar de parte Sergio Pérez, pois faltam muitas corridas e o mexicano não está como esteve muito tempo no ano passado. Está melhor, mas longe do que já foi. 

Os nomes de Alexander Albon e Liam Lawson vão andar na baila nos próximos tempos, o neozelandês é possível na RB, e Albon, se for, é mesmo para a Red Bull. 

Na Mercedes os candidatos são, por ordem de preferência, Max Verstappen, depois Carlos Sainz e Fernando Alonso, porque Andrea Kimi Antonelli pode ir para a Williams em 2025, para ver o que dá no futuro. 

O contrato de Esteban Ocon com a Alpine expira no final deste ano, pelo que é outro nome que pode ser considerado e depois do que fez recentemente, com a Ferrari, Oliver Bearman é outro nome que pode conseguir um lugar, talvez na Haas.

Há ainda a questão dos dois pilotos da Sauber. Se Zhou Guanyu não tem lugar garantido, Valtteri Bottas parece estar na mesma situação, apesar de afirmar constantemente que o seu objetivo é discutir com a Audi a sua manutenção. São dois lugares muito apetecidos na grelha da F1, porque o envolvimento da Audi levanta muito interesse entre os pilotos. 

Foto: Mark Thompson/Getty Image/Red Bull Content Pool

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 mês atrás

Então e a “notícia” surgida ontem de que a Red Bull quer o Alonso? Só não dizem se é para substituir o Perez ou o Verstappen 🙂

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 mês atrás

Sainz na Red Bull, a Mercedes está a sonhar com o Verstappen e vai esperar pelo fim da época.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado