Sergio Pérez ‘roubou’ um pódio à Force India?

Por a 14 Junho 2017 10:20

Sergio Pérez nega ter ignorado ordens de equipa, que podem ter custado à Force India um pódio em Montereal. A explicação é simples e tem a ver com o facto dos dois Force India rodarem em quarto e quinto lugar, um pouco atrás de Daniel Ricciardo, e em dado momento da corrida, Esteban Ocon, que era quinto classificado, tinha pneus mais frescos e boas possibilidades de chegar ao pódio, uma vez que tinha, precisamente por causa dos pneus mais novos, ritmo para andar mais que Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. A equipa percebeu isso e pediu ao mexicano para ‘facilitar’ Esteban Ocon, mas este respondeu com um “deixem-nos correr”. Agora alega que a mensagem da equipa “não era uma ordem de equipa, mas uma discussão na rádio. “Eu dei os meus argumentos e eles aceitaram”, disse. Niki Lauda acha que Perez foi egoísta, e com isso possibilitaram a Vettel um resultado melhor, ainda que o alemão tenha feito (muito) pela vida.

Bob Fernley, da Force India, defendeu, como pode, a tática da equipa no Canadá: “A luta entre os dois foi uma das histórias da corrida e mostrou como são bons pilotos. Nós tínhamos melhor carro que o Red Bull de Ricciardo, mas ultrapassar nunca foi fácil aqui. Depois da paragem eles ficaram muito próximos e pensamos em fazê-los trocar de posição mas deixamos que a corrida se desenvolvesse. Foram duros um com o outro, mas foi uma luta justa”, explicou Bob Fernley sem tocar no essencial. Declarações ‘politicamente corretas’

Quem não gostou nada do que viu foi Esteban Ocon, especialmente bem perto do final quando Perez se defendeu-se duma tentativa já na última volta em que o mexicano se protegeu de forma mais agressiva, que levou Ocon ao desespero. “Ele não pode fazer isto. Ele não pode fazer isto. Ele mudou-se no último momento. O que é isto? Ele não pode fazer isto. Isto não é uma corrida limpa. Isto não é justo. Não é justo de todo”, disse o francês após a corrida.

Sergio Perez defendeu-se de algumas críticas que diziam que não tinha pilotado pela equipa ao não deixar Esteban Ocon ultrapassá-lo durante o Grande Prémio do Canadá, ao contrário do que lhe tinha sido pedido. “Claro que pilotei pela equipa. O melhor que posso fazer é dar o máximo de pontos possíveis à equipa, como já fiz no passado”, escusou-se o mexicano da Force India.

Penso que fiz o máximo que podia e o Esteban teve muitas voltas para me passar, mas não estava próximo o suficiente. Não conseguia apanhar o Ricciardo, por isso penso que ele também não conseguiria”, frisou Perez. “Quando a equipa me pediu para dar a posição ao Ocon estávamos próximos de começar a dar uma volta a pilotos mais atrasados e pensei que o Daniel pudesse perder tempo no tráfego e assim chegar a ele”, justificou-se o piloto mexicano.

Perez também se defendeu das críticas de Ocon na última curva: “Penso que apenas defendi a minha posição, como faria com qualquer outro piloto. Se ele estivesse rápido o suficiente passava-me na mesma”. Otmar Szafnauer, chefe operacional da Force India, defendeu também o piloto do carro # 11 e disse que Perez não fez nada que prejudicasse a equipa. “Falamos sobre a troca de lugares, mas o Sergio pediu mais algum tempo e nós demo-lo. Mas depois os Ferrari chegaram e não deu para muito mais”, referiu.

A questão é muito simples. Ponto 1: Um piloto de F1 é dos seres mais egoístas que existe. Pedirem-lhe para ser passado é das coisas que menos gosta de ouvir. Em segundo lugar, iria abrir caminho para que o seu jovem colega fosse ao pódio e ele não?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jo22101626
jo22101626
6 anos atrás

Eu até acho que se o ocon tivesse passado o Vettel iria facilmente ao pódio pois passar pelo perez e pelo ricciardo ia ser fácil

Pity
Pity
6 anos atrás

O que foi pedido a Perez, foi o que se passou na Red Bull, Mónaco 2015. Kvyat estava na frente de Ricciardo, perseguindo Hamilton. Porque o australiano estava mais rápido, com mais possibilidade de passar Hamilton, Kvyat deixou passar Ricciardo. Como este não conseguiu passar, devolveu a posição ao colega. Simples e correcto.

Cágado1
Reply to  Pity
6 anos atrás

Básico. Acho que o Pérez teve falta de maturidade. Provavelmente se o Ocon conseguisse atacar o Ricciardo com sucesso o Pérez aproveitava e ia no balanço, pois conseguia estar muito próximo do Ocon para aproveitar a falta de momento. Se não conseguisse, ficava tudo na mesma.
Passei a gostar muito do Pérez com a sua atitude adulta na Force India, depois do despedimento da McLaren. Nas últimas 2 corridas – especialmente nesta – decepcionou-me, parece que afinal ainda tem de crescer.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

Voltamos à opinião do Jo Ramirez: Perez é muito arrogante. Pelo menos, assim parece.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Pity
6 anos atrás

Ele disse mesmo “muito”?
Também acho que seja, à sua maneira, arrogante; agora o Joe English Ramírez (protegido dos irmãos Rodríguez), é um criado do Ron Dennis, era a ultima pessoa com crédito para dizer isso. E na verdade os 2 até se dão bem, ao contrário do que se inventa. ( procurar p.e.se vuelven a encontrar S.P. y J.R.). é como a treta do Piquet e do Salazar

Pity
Pity
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Se ele disse “muito”, se disse “bastante”, ou outro sinónimo, só relendo as declarações. Quanto a darem-se bem, o verdadeiro amigo, é aquele que tem coragem de apontar os defeitos do outro.
Vê-se que você não grama o Ron Dennis :), mas isso não torna o JR criado dele, ou todos os que trabalharam sob as ordens do Dennis eram criados dele?

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

https://twitter.com/Dan_Rigsby/status/873993820245032963 Terá a ruinosa estratégia da FI para com o Pérez ( enésima vez q o deixaram a arrastar-se no fim da corrida ) roubado mais um pódio à equipa com esse piloto? Ponham aqui as declarações do Otmar Sznafauer. Se o Pérez que é dos melhores a ultrapassar ( o unico q o fez no Mónaco) com os pneus frescos não ultrapassou o RB, quem garante que o Ocon o fazia? E se estava na janela do DRS do RB pcom possibilidade de ir ao pódio, porque tinha que deixar passar o colega de equipa? Aí é que perdia… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Ocon tinha pneus muito mais frescos do que Perez e Ricciardo. Essa foi a questão.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Pity
6 anos atrás

De acordo. Por isso é que não percebo porque não o passou, era preciso permissão de alguém? Eles os 2 já rodaram em 2017 na casa das centenas de kms sem mais nenhum piloto de permeio, com o Pérez sempre (confortavelmente) à frente, por isso o Ocon tinha uma boa ocasião para se mostrar, só tinha era que lutar na pista pelo lugar mostrando-se a quem não o conhece, espero que na próxima nem pense 2 vezes.

Pity
Pity
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

O facto do Ocon não ter tentado, por iniciativa própria, significa que tem estado atento às “qualidades” do colega, em termos de ultrapassagem. Se ele tivesse arriscado, o mais provável era terem ficado os dois em branco. Por isso, Ocon mostrou um verdadeiro espírito de equipa.

ernie
ernie
6 anos atrás

É provável que tenha custado o pódio à Force India, mas é mesmo muito provável que lhe tenha custado o 4º lugar, porque se não fosse a atrapalhação entre os dois, Vettel proválmente não teria nenhuma razão para mandar um postalinho de agradecimento a Perez, e quem sabe se não lhe deverá mesmo dar um bom presente de Natal. Sou o principal adepto da luta por posição entre pilotos de uma mesma equipa, mas devem perceber quando isso pode prejudicar a equipa. A equipa quando pediu a Perez para ceder posição, tinha os olhos no pódio, e acabou por nem… Ler mais »

nuz18t
nuz18t
6 anos atrás

O kwiat e o Ricciardo trocaram e correu bem, o mesmo nao se pode dizer do Sainz com o Verstapen! Acho que o Perez fez bem em nao trocar, deixem-os correr! A diferenca de pneus era notavel no papel, mas nao fazia muita diferenca na pista! Cps

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Sim e roubou a carteira ao Ocon.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

O Verstappen roubou uma vitória ao Vettel, mas disso não falam…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado